Barraca da Saúde participou da primeira Festa Junina de integração das escolas municipais de Turuçu

Por Ester Caetano e Weslley Quevedo

No último sábado (29), o projeto Barraca da Saúde da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), esteve na cidade de Turuçu, para celebrar a primeira Festa Junina de integração das Escolas Municipais da zona Urbana e da zona Rural. O evento contou com a alegria e envolvimento de todos que estavam presentes e também com o apoio da Prefeitura Municipal, da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Turismo e Extensão.

Estudantes que participam do projeto Barraca da Saúde. Imagem: Weslley Quevedo

A Barraca da Saúde é um projeto de extensão da UFPel, coordenado pela professora de Enfermagem, Michele Mandagará, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel (PREC). O objetivo é de promover atividades de prevenção, educação e saúde, capacitação de profissionais, propiciando a integração entre o conhecimento adquirido na faculdade com os saberes e experiências da comunidade. Atualmente o projeto conta com a participação de 20 cursos, nas áreas de humanas, saúde, exatas, biológicas e comunicação.

A festa junina teve diversas atrações, dentre elas: danças típicas, barracas de pescaria, correio do amor, jogo das argolas, bola no pneu e até barraca com exposição de livros. O momento de fascínio se deu na primeira apresentação de uma das Escolas Municipais, os alunos eram do pre-4, dançaram conforme a música e “pularam como pipoca”, deixando todos com o brilho no olhar.

O Assessor da Prefeitura Municipal De Turuçu, Jardel, em um breve relato comentou sobre o evento, “um evento integrador, com a parceria da Secretaria de Saúde e também com a Barraca da Saúde da UFPel. A gente se sente muito feliz, pois já percebemos de entrada que este é um evento que está dando positivo, está ficando bom”, disse.

Alegria extensiva. Imagem: Weslley Quevedo

O assessor finaliza parabenizando a comunidade e também o trabalho dos alunos da UFPel que estavam presentes. O pequeno Município foi palco da união, diversão e entretenimento. A secretária de Educação, Daniela Beatriz, com satisfação declara: “é importante essa parceria entre a educação municipal com a Universidade, hoje será um momento em que a população poderá se informar mais sobre prevenção da saúde e, em si, cuidar da saúde, exemplo com os testes rápidos. Com oito cursos presentes do Projeto, a interação entre a universidade e população se deu com testes rápidos, aferição de pressão entre outros e para as crianças houve brincadeiras, desenhos e muito divertimento.