Canguçu inaugura unidade do pelotão do Corpo de Bombeiros

A unidade inaugurada na última sexta-feira, dia 16, irá trazer mais segurança e rapidez para a cidade, que precisava do deslocamento do pelotão de outras cidades para realizar os atendimentos.

Amanda Leitzke e Chaiane Römer / Em Pauta

Governador do estado, Eduardo Leite, discursa durante inauguração do quartel do pelotão do Corpo de Bombeiros. Fotos: Chaiane Römer / Em Pauta

A cidade de Canguçu realizou um antigo sonho após mais de 10 anos de espera: agora possui uma sede do Corpo de Bombeiros. Na última sexta-feira, dia 16, aconteceu o ato oficial de inauguração da nova unidade.

Conhecida como a Princesa dos Tapes, a cidade gaúcha era a única com mais de 50 mil habitantes que ainda não possuía essa estrutura. O pelotão foi viabilizado por meio de uma parceria entre o estado e a prefeitura de Canguçu. A cerimônia oficial contou com a presença do Governador do Estado, Eduardo Leite, que durante seu discurso destacou que a cidade ganha em segurança e na qualidade dos atendimentos. Ele afirmou: “Com a nova unidade, a cidade terá atenção direta, o que não ocorria antes, já que o pelotão mais próximo ficava em Pelotas, e a comunidade de Canguçu dependia desse deslocamento para ter seus chamados atendidos”.

Atualmente, o quartel de Canguçu conta com um veículo leve e um caminhão Auto Bomba Tanque. Na ocasião, o governador também anunciou que a cidade receberá um dos 40 caminhões Auto Bomba Tanque a serem entregues no Estado em 2024, totalizando um investimento de R$60 milhões no Rio Grande do Sul. O prefeito de Canguçu destacou a satisfação de poder atender a uma demanda histórica durante sua gestão. Ele declarou: “Hoje estamos muito felizes, pois o caminho que estamos trilhando aqui tem muitos desafios, mas certamente trará muitas conquistas para os canguçuenses”.

O pelotão está localizado na rua Ubiratã Telesca Filgueiras, no bairro Triângulo, e conta com 21 bombeiros militares para realizar os atendimentos. O estágio operacional do pelotão começou em 3 de novembro de 2023. Em sua declaração, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Eduardo Estêvam, reafirmou que a instalação era um antigo sonho dos canguçuenses e também uma necessidade, já que o corpo de bombeiros havia atendido 100 ocorrências até então.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Eduardo Estêvam conta sobre a importância da sede.

A unidade que aguardava apenas a presença oficial do Governador do Estado para ser inaugurada, agora beneficiará todos os canguçuenses, que têm uma sede do Corpo de Bombeiros em seu município. Além disso, o quartel beneficiará também as cidades próximas, como Piratini e Morro Redondo.

Comentários

comments

Você pode gostar...