Matrículas especiais: como realizá-las?

por Andressa Machado

Nos dias 10 e 11 de agosto, respectivamente nesta segunda e terça-feira, ocorrem as matrículas especiais na UFPel. Mas, como fazê-las? O Secretário do curso de Jornalismo, Daniel Silva, nos deu as respostas.

Imagem: Andressa Machado

Para realizar a matrícula, primeiramente, é preciso solicitar no colegiado do seu curso uma autorização de matrícula especial, carimbada e assinada pelo coordenador do mesmo. Isto garante que o aluno realmente possui os pré-requisitos ou a liberação deles para cursar uma determinada matéria em outro curso.

Após ter a autorização carimbada e assinada, a matrícula especial deve ser realizada de forma presencial no colegiado do curso em que se pretende fazer a disciplina. Para isto, basta apresentar a autorização no período estipulado (10 e 11 de agosto).

Lembretes:

– É preciso que o aluno verifique os horários das matérias para que não ocorra colisão com as disciplinas já matriculadas em seu curso.

– É responsabilidade do aluno também verificar a disponibilidade de vagas na matéria desejada.

– Não é realizada matrícula especial sem a autorização do colegiado estar assinada e carimbada.

– A matrícula especial em outros cursos é limitada por duas disciplinas por semestre.

– É necessário ter no mínimo oito créditos matriculados no curso de origem.

– Caso o aluno se matricule em uma disciplina que tenha pré requisitos e ele não tenha sido cumprido, o aluno será excluído pela coordenação no destinado a esse processo.

– A matrícula especial pode ser feita por todos os alunos de graduação da UFPel.