Banco Central Norte-Americano e Tribunal de Contas da União no cenário do dólar

por Yasmin Vierheller Benedetti

O Banco Central Norte-Americano (Fed) e o Tribunal de Contas da União (TCU) fazem parte do cenário atual nas movimentações do dólar. De acordo com o site InfoMoney, o dólar fechou na cotação de R$ 3,79 nesta quarta-feira; uma queda de 2,17% no dia de ontem. Contudo, a baixa ocorrerá por um curto período de tempo.

Imagem Ilustrativa

O Fed liberou nesta semana a ata de reunião de setembro, onde consta que a elevação dos juros americanos ocorrerá somente no ano que vem. Esta ação apenas posterga a alta do dólar para o final do ano, algo esperado pelos agentes de mercado. Outro fator relevante na conjuntura atual é a investigação do TCU que rejeitou, nesta terça-feira, as contas do governo apresentadas pela presidente Dilma Rousseff. Cabe agora ao Congresso a decisão.

De acordo com Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, em matéria publicada no O Globo nesta quarta-feira, o Congresso apenas se manifestará sobre as contas no ano de 2016. O que deixa o cenário político do Brasil instável.

Segundo o estudante de Economia da UFPel, Michel Meyer, no momento o dólar é influenciado no Brasil por dois fatores principais: a insegurança política do país e a expectativa de aumento da taxa de juros norte americana. Desta forma, com base no fato de o mercado já ter incorporado a subida dos juros no valor do dólar para o período atual, ocorre a desvalorização a curto prazo. Mas, para o final do ano é esperado um aumento significativo para um valor próximo de quatro reais. Valor que já era cotado a pouco, com a expectativa de subida da taxa de juros para o período atual.

“Tivemos uma semana com o dólar batendo R$ 4,24; mas em pouco tempo, retrocedemos para um valor menor do que R$ 4,00. Acredito que o único fator que faria com que o dólar passasse dos R$ 4,00 seria o fim das políticas de ajuste fiscal com um movimento em direção a uma retomada das políticas de crédito que eram realizadas anteriormente. Só então teríamos valores do dólar facilmente acima de R$ 5,00”; ressalta o estudante.

Fed, TCU, agora é esperar para ver como o Mercado reagirá perante as novas informações. A única certeza é de que a instabilidade política do Brasil tem influenciado a situação econômica do país, pois o Mercado analisa todos os fatores de risco, como se já não bastassem os escândalos da Petrobras.

“O Índice Bovespa no momento* está valendo em dólares, 12.622 pontos, o que é bastante barato para o investidor estrangeiro, e se comparado com os últimos anos, tivemos um valor próximo a esse no ápice da crise de 2008, por exemplo. Outro ponto importante é a remuneração de nossos títulos do tesouro. Para a PIMCO, uma das maiores empresas de gestão de investimentos no mundo, a previsão é de queda na inflação brasileira”. Um fator positivo, afirma Meyer.

As oscilações do dólar já são esperadas. Agora é aguardar a decisão do Congresso Nacional e o reajuste do Fed para saber de fato o que acontecerá no mercado nacional. Além dos impactos que terão na conjuntura internacional.

*Entrevista realizada no dia 08 de outubro de 2015