Amparho promove palestra e dia de cortes de cabelo inclusivos com Tio Léo do Chapéu

Associação de Amigos, Mães e Pais de Autistas e Relacionados com Enfoque Holístico (Amparho) destaca a importância da inclusão através de eventos inspiradores e práticos

Por Joana Moreira / Agência Em Pauta

Tio Leo do Chapéu e Eliane Bitencourt, Presidente da Amparho, durante a palestra “Para TEAjudar – Cortar o cabelo também pode ser divertido”. Foto: Arquivo Pessoal

A 24ª edição da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência foi realizada em Pelotas entre os dias 21 e 28 de agosto com enfoque no tema “Superando obstáculos e promovendo a inclusão”. Entre uma série de eventos marcantes, a Associação de Amigos, Mães e Pais de Autistas e Relacionados com Enfoque Holístico (Amparho) empenhou-se em elevar a consciência pela inclusão de pessoas autistas. No propósito de fomentar a sensibilização e a valorização da diversidade, a Amparho realizou na última sexta-feira (25) uma palestra destinada a familiares e profissionais da área de corte de cabelo intitulada “Para TEAjudar – Cortar o cabelo também pode ser divertido”, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SMED).

O palestrante Leonardo, o Tio Leo do Chapéu, é um cabeleireiro e barbeiro autista de Caxias do Sul, que possui especialização destacada em corte de cabelo infantil, direcionada especialmente para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Pessoas com Deficiência (PCD). Leo compartilhou suas vivências e jornada no universo dos cortes de cabelo, abordando os desafios e triunfos que cruzaram seu caminho, e também revelando como a inclusão pode ser promovida no local de trabalho e como pequenas adaptações podem gerar um impacto significativo na vida das pessoas com deficiência.

Eliane Bitencourt, Presidente da Amparho, comentou como foi a organização do evento “Conhecemos o trabalho do Tio Leo do chapéu através das redes sociais, e ficamos com muita vontade de proporcionar para os nossos pais esse atendimento. Entramos em contato com ele e o convidamos para participar da Semana Municipal das Pessoas com Deficiência, onde cada instituição componente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades, propõem atividades.” declarou.

 

Dia do corte de cabelo

Além disso, no sábado (26), a Amparho ofereceu um dia especial de cortes de cabelo na sua sede. Este evento proporcionou um ambiente de inclusão e descontração, no qual Leonardo realizou serviços de corte de cabelo para sete crianças. A ocasião foi uma manifestação concreta de como a prática inclusiva pode se manifestar em diferentes esferas da sociedade, inspirando e criando vínculos entre a comunidade e a diversidade.

“No final dos cortes e até mesmo ao longo deles, se observava o quanto eles gostaram do que estavam vendo. Meu filho tem 18 anos e no final ele me falou, eu não fiquei lindinho, eu fiquei lindão. Não foi fácil, mas aconteceu. Porque o Tio Leo com amor não desistiu deles. Não pegou nenhum a força, brincou de chuva, quando usou o borrifador para molhar os cabelos deles, e mantinha a tesoura longe dos olhos deles, quando olhavam desconfiados, viam o pente na mão do Tio Leo. Pois a mão com a tesoura ele escondia nas suas costas. As crianças estavam ali para arrumar os cabelos brincando e explorando cada espaço da nossa sede, as crianças foram permitindo que o Leo fizesse seu trabalho. E usando o termo que o Tio Leo usa “foi MARAVILINDO” destacou a presidente da Amparho.

Para Leo, esse é um momento especial que deve ser bem estruturado para garantir a segurança e conforto dos pequenos “Para crianças, e até mesmo adultos com TEA e outras deficiências, cuidar da higiene pessoal é um grande desafio seja para escovar os dentes, tomar banho e claro cortar e arrumar os cabelos por conta do que tecnicamente chamamos de transtorno sensorial […] Logo, todo e qualquer estímulo que é apresentado para crianças com TEA e outras deficiências deve ser muito bem estruturado e na medida certa pois estímulos a mais podem desencadear uma crise sensorial.” explicou.

Segundo ele, esse suporte começa desde o agendamento até o preparo do espaço para receber a criança “[…] Dessa forma, conseguimos que a criança se organize antes do “evento”, além disso, a qualificação do profissional é de suma importância, afinal, não estamos falando de apenas crianças mas sim de crianças com particularidades que fazem toda diferença na hora do atendimento.”

O Tio Leo já passou por diversas cidades da região sul, realizando cortes de cabelo e destaca que, como autista, sabe que o vínculo e a superação de desafios é algo complicado, por isso, a qualificação de profissionais nessa área é algo tão importante, mas ainda muito defasado. “Para os pais foi algo muito esperado pois infelizmente, para os pequenos, apenas eu faço esse tipo de trabalho no estado do Rio Grande do Sul.” comentou Leo.

Um dia especial de cortes de cabelo, na sede da Amparho. Fotos: Beatriz Gomes

Comentários

comments

Você pode gostar...