A vida fora do país

por Rafael Viana e Roberta Pereira

Sair de casa, conquistar a independência financeira e ter a sua própria vida é o desejo de grande parte dos jovens. Para muitos, esse objetivo torna-se um desafio quando o sonho é morar fora do país. Estudar, buscar novas experiências culturais e profissionais são os principais motivos de quem se aventura além das fronteiras brasileiras.

Mas nem tudo são flores na vida de quem sai de casa alçando vôos maiores. A língua, adaptação climática e cultural, gastronomia, rotinas de trabalho e estudo são alguns obstáculos enfrentados por quem escolhe viver essa experiência.

A cada ano mais brasileiros saem de suas cidades nas mais diversas regiões, buscando oportunidades internacionais.  Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Desde a infância, o músico Adriano Trindade sonhava em morar fora do Brasil. Em terras estrangeiras desde 2004, Adriano já morou em quatro países e acumula experiências de como viver longe das suas origens. “A recepção, no geral, é ótima. Se você for educado, sincero e trabalhar, melhor ainda; se não achar que o país que está tem que ser como o Brasil, tudo dá certo. O problema do brasileiro é querer fazer do país que está um Brasil: gritar, falar alto, sacanear, essas coisas…”, afirma.

A cada ano mais brasileiros saem de suas cidades nas mais diversas regiões, buscando oportunidades internacionais. O glamour europeu, a badalação americana e o desenvolvimento asiático fizeram com que cerca de 500 mil brasileiros realizassem o desejo de morar fora.

Aperfeiçoamento profissional é um dos principais motivos que fazem jovens brasileiros adotarem novos ares. Genaro Ribeiro saiu do Brasil aos 16 anos buscando uma nova experiência em sua formação: “Os choques culturais estão presentes no dia a dia de qualquer intercambista. Muitos aspectos mudam durante o intercâmbio, quando se vive em um lugar onde ninguém te conhece, se tem a chance de conhecer a ti mesmo, sem influência das expectativas da tua família ou amigos; é tu contigo mesmo. E isso acaba por potencializar o autoconhecimento”, disse o estudante que morou na Alemanha.

Sair do país pode ser uma experiência ótima. No entanto, a viagem deve ser planejada com antecedência e um conhecimento prévio do país de destino pode evitar alguns problemas. Se você tem os objetivos claros e está aberto a uma nova cultura, pegue já seu passaporte e desfrute dessa experiência. Aperte o cinto e boa viagem!