A importância do esporte educacional na formação de crianças e adolescentes

Por Vicente Pardo

Em um país onde se discute intensamente os rumos a serem tomados na educação, o esporte surge como um dos principais aliados na formação de crianças e adolescentes. Neste contexto, que alia práticas esportivas e educação, nasceu o Centro de Referência Esportiva. O projeto foi desenvolvido pela Fundação Sócio Cultural Esportiva do Rio Grande (FUNSERG) e conta com o patrocínio da Petrobras, através do programa Esporte e Cidadania.

Copa do Mundo Foto: Reprodução (http://bit.ly/1wAE8IO)

Copa do Mundo do Centro de Referência Esportiva. Foto: Reprodução (http://bit.ly/1wAE8IO)

“O esporte educacional é uma das manifestações do esporte. Nós temos muito contato com o esporte de rendimento, no educacional, além de ensinarmos as práticas, trabalhamos com outros pontos essenciais para qualquer criança”, explica o coordenador geral do Centro de Referência Esportiva, Carlos Eduardo Patrício.

O projeto visa o atendimento direto, e de forma gratuita, de 600 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 17 anos, que sejam estudantes da rede pública de ensino do município de Rio Grande. Dentre as atividades, o centro oferece seis oficinas esportivas semanais, abrangendo práticas de futebol, vôlei, basquete, natação, boxe e taekwondo. Todas estas atividades são aplicadas sob os princípios do esporte educacional.

Além de ensinar as práticas em si, as atividades visam aproximar o estudante de temas comuns através do esporte. “Temos dinâmicas de grupos, atividades propostas em torno de um tema. Trabalhamos em cima da Copa do Mundo, por exemplo, onde os alunos pesquisaram sobre os países, histórias, costumes”, explica Patrício.

A preocupação com o rendimento escolar também faz parte da realidade do Centro de Referência Esportiva. Carlos Eduardo explica que o local também oferece apoio para alunos com dificuldades de rendimento escolar. Além disso, o centro conta com uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais da educação física, pedagoga, psicóloga e enfermeiro.

Tal apoio faz com que o centro seja, também, um local de atividades para crianças portadoras de necessidades especiais. O coordenador destaca o trabalho feito ao lado de instituições como a APAE e a Escola de Educação Especial José Alvares de Azevedo. “É muito importante incluir as crianças neste tipo de atividade, em grupo, e nós oferecemos a estrutura necessária par isso”, explica.

O Centro de Referência Esportiva também atua na capacitação de professores de educação física na área do esporte educacional, com o projeto “Rede Multiplicadora”.  “Capacitamos professores de educação física de nove municípios. Eles passam a ter contato com este tipo de prática para levá-la para o dia-a-dia de suas escolas”.

O centro possui dois núcleos no município. Um junto ao Centro Esportivo Denis William Lawson (Av. Itália, 1815), onde são realizadas as práticas de futebol, natação, boxe e taewondo. O outro núcleo fica localizado no Clube de Regatas Rio Grande (Av. Honório Bicalho, s/n), onde são realizadas as práticas de vôlei e basquete. Maiores informações podem ser encontradas pelo telefone (53) 3235-1157 e pelo site.