A era dos podcasts chega ao IFRS Rio Grande

O objetivo do “TADStreaming” é esclarecer dúvidas de estudantes e da comunidade sobre o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Projeto do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) de Rio Grande inicia seu novo podcast. Foto: Reprodução

Por Brenda Pacheco / Em Pauta

O curso Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) Campus Rio Grande lançou, no dia 1º de agosto, o Podcast TADStreaming. A iniciativa tem o objetivo de discutir e esclarecer as principais questões dos estudantes e da comunidade a respeito do curso.

O professor e coordenador do projeto, Márcio Torres, revela que a ideia do podcast surgiu a partir de um interesse em divulgar o curso e esclarecer o que é o TADS. “A gente pensou ‘Como que a gente pode divulgar isso, como a gente pode sair dos muros do instituto?’, e aproveitando a onda do podcast, pensamos ‘Por que não?’”, ele comenta.

Gabryel Melo é estudante do 4º semestre do curso de TADS e é o bolsista do projeto que atua como host do podcast, apresentando o programa e conduzindo as conversas durante os episódios. Ele revela que o projeto está sendo importante para o seu desenvolvimento enquanto estudante. “Estou tendo contato com pessoas muito mais experientes que eu, pessoas que já trabalham na área”. Gabryel acrescenta que o podcast é importante para os alunos sanarem suas dúvidas sobre o curso “Muita coisa que a gente trata no podcast são assuntos e perguntas que vêm deles, enviadas pelo Discord”.

O projeto ainda está em fase inicial, com dois episódios publicados, mas Gabryel e Márcio têm grandes expectativas para ele. Márcio planeja renovar o projeto para o próximo ano e torná-lo um projeto com bolsa remunerada para os bolsistas. De acordo com ele, a meta para o futuro é “manter o podcast em atividade, trazendo novos convidados, membros externos como empresários da cidade e de fora da cidade, ex-alunos, alunos que estão no curso e até mesmo gente que não é aluno ainda, mas que pode participar e compartilhar as perguntas que tem enquanto aspirante a estudante do instituto”.

Para Gabryel, a expectativa é expandir cada vez mais o projeto, divulgá-lo de diferentes formas para que ele tenha um maior alcance. “Quero que ele [o podcast] chegue a cada vez mais pessoas, não só do curso. Quero expandir, furar a bolha, trazer convidados de fora. Acho bem interessante expandir os temas também. A minha expectativa maior é essa, expandir o projeto”. Ele acrescenta que a participação no projeto é uma ótima oportunidade e que está sendo um desafio do qual ele está gostando bastante.

O podcast TADStreaming está disponível no Spotify.

Confira o áudio da entrevista completa: