Cultura e festa na Primeira Capital

A tradicional Semana Farroupilha de Piratini acontecerá entre os dias 9 e 20 de setembro e contará com shows musicais, apresentações culturais e rodeios. Dentre os nomes que passarão pelos palcos da Primeira Capital estão Mano Lima, Joca Martins e Cristiano Quevedo

Imagem/divulgação. Prefeitura de Piratini.

Por Julia Barcelos / Em Pauta

A Semana Farroupilha de Piratini está perto, as festividades acontecerão do dia 9 à 20 de setembro, no Centro de Eventos Erni Pereira Alves. Além dos shows de artistas consagrados da música tradicionalista gaúcha, a programação do evento contará com apresentações de invernadas, rodeios, rondas culturais, estandes gastronômicos, feiras de artesanato, e o tradicional desfile na avenida principal.

“E aí, morena? O quê que achou das minhas encilhas? Eu estou me preparando pra Semana Farroupilha”. É nesse mesmo embalo da canção do cantor Elton Saldanha que a Primeira Capital se prepara para receber visitantes das mais diversas localidades em sua grande festa. As noites da Semana Farroupilha de Piratini serão regadas a muita música, com os tão esperados shows de cantores e grupos do tradicionalismo gaúcho. Essas apresentações ocorrerão ao longo das 12 noites de evento, entre às 20h e 23h, e serão distribuídas entre os palcos “Capital” e “Rio Grande”, localizados no Centro de Eventos Erni Pereira Alves. Dentre as atrações estão Joca Martins, Grupo Quatro Cantos, Capitão Faustino e Cristiano Quevedo. 

A abertura oficial da Semana Farroupilha de Piratini será no dia 9 de setembro, com a recepção da Chama Crioula. Às 20h, começa a solenidade de abertura do evento, seguida da apresentação teatral “Um Velho Rancho”, interpretada pelo Grupo de Artes EncenAção e musicada pelo show instrumental de Alejandro Brittes Quarteto, no Palco Rio Grande. Na primeira noite, os palcos piratinienses ainda receberão os shows do Grupo De A Cavalo e do cantor Mano Lima.

Além dos dois palcos do evento, as instalações do festival no Centro de Eventos abrigarão as clássicas feiras de artesanato, lojinhas e praça de alimentação com bancas de variados tipos de lanches, aperitivos e bebidas. Outras atividades acontecerão ao longo dos dias de comemorações, como rondas culturais tradicionalistas, promovidas pelos Centros e Piquetes de Tradições Gaúchas (CTG’s e PTG’s) do município, eventos comemorativos, torneios de bocha, encenações de peças de teatro e outras atrações culturais.

Nas tardes dos dias 11, 12 e 13, o Centro de Eventos receberá, a partir das 13h30min, o 2º Encontro de Invernadas, no qual grupos e invernadas artísticas da região apresentarão performances de danças no Palco Rio Grande. A programação também contará com o Rodeio Farroupilha, que acontecerá nos dias 18, 19 e 20. A semana de celebrações se findará no tão esperado dia 20 de setembro, com shows especiais e o tradicional desfile de piquetes na avenida principal da cidade.

E aí, tchê? Tu tá te preparando pra Semana Farroupilha de Piratini? Para conferir a programação completa, acesse as redes sociais da Prefeitura de Piratini ou o perfil da Semana Farroupilha do município no Instagram.

Comentários

comments

Você pode gostar...