99 táxis: facilidade para o cliente e para o taxista

Por Heitor Araujo e Vanessa Kleber

Pegar táxi nem sempre é uma tarefa fácil em Pelotas. Em uma tarde de chuva ou em uma sexta-feira à noite, os telefones dos taxistas não param. O que fica parado são os pontos. Muitas vezes, o táxi acumula serviços e os motoristas sequer retorna à base para sair em nova missão. Os clientes, além de terem dificuldades em conseguir acesso via telefone com os taxistas, muitas vezes recebem a carona em tempo tardio, com esperas que chegam a quase meia-hora, nas situações mais extremas.

192822_ext_arquivo

No entanto, os smartphones – grandes facilitadores da vida moderna – trazem soluções para os usuários. No caso dos táxis, como na maioria dos serviços prestados, os aplicativos tomam o lugar das ligações. O 99 táxis, que tem mais de um milhão de downloads na Play Store e uma avaliação positiva de 4,7 estrelas, além de facilidades aos usuários, traz satisfação também aos prestadores do serviço.

Ao baixar o aplicativo e realizar o cadastro, através do GPS o cliente pode ver o mapa do local onde se encontra e quais táxis estão por perto. Em uma conversa com o taxista Kaisses Siqueira, ele explica que o passageiro seleciona uma corrida e informa as facilidades que necessita – transporte de cachorro, bicicleta, acesso a cadeirantes, ar condicionado, por exemplo – e o aplicativo passa para o táxi livre mais próximo ao cliente. O taxista, então, logado no 99 táxis, escolhe se aceita ou não a corrida.

Segundo Kaisses, o aplicativo é uma facilidade muito grande para os prestadores de serviço. “É ótimo. Muito bom, mesmo. Com ele, consigo muitas corridas, então estou sempre usando ele. O problema é que existe uma previsão de que ele passe a ser cobrado dois reais por corrida ao taxista”. O pensamento dos clientes é o mesmo. Arthur Luerce, estudante, costuma sair às noites, sempre de táxi. A facilidade, segundo ele, é em não precisar fazer ligações. Tudo se resolve em um clique. “Para quem não tem plano de celular que liga para telefone fixo, é muito bom”, comenta.

Além de facilitar o contato do cliente com o taxista, o usuário pode ter segurança sobre a conduta do profissional. Ao fim de cada corrida, o viajante pode fazer uma avaliação sobre as condições do carro e do trabalho prestado. Quando solicita a corrida, as avaliações são visíveis. O cliente também tem acesso à distância que o táxi se encontra, quanto tempo dará a corrida e a possibilidade de enviar sms ou fazer uma ligação para o taxista, pedindo informações ou solicitando o aguardo para o embarque. Outra dica importante aos futuros usuários do 99 táxis: fiquem ligado nas promoções de corrida.