O que é 5W2H?

É muito comum o surgimento de desafios e dúvidas a respeito de uma atividade ou processo que se pretende estabelecer em uma empresa. Para isso, existe uma ferramenta que auxilia (e muito) na eliminação desses impasses: o 5W2H.

Essa ferramenta é, basicamente, um checklist de determinadas atividades, prazos e responsabilidades que precisam ser desenvolvidas com o máximo de clareza e eficiência possível por parte dos envolvidos.

A sigla 5W2H é formada pelas iniciais (em inglês) das diretrizes que, quando bem estabelecidas, eliminam quaisquer dúvidas que possam aparecer ao longo de um processo ou de uma atividade. Abaixo você pode ver o que cada uma representa:

Assim sendo, a metodologia 5W2H é formada pelas respostas para essas sete perguntas. Na prática não são necessários grandes investimentos. Para começar a utilizar a ferramenta você pode utilizar um quadro branco ou uma planilha eletrônica. Afinal, você só precisa de um meio para colocar as sete colunas com as respostas das perguntas essenciais e comunicar sua equipe sobre o que precisa ser feito.

A ferramenta 5W2H é simples e objetiva, ajudando na execução e controle das tarefas da empresa. Isso pode significar uma grande economia de tempo e recursos, deixando de lado dúvidas e discussões em relação à execução dos planos e ganhando em seu lugar muito mais produtividade. Por isso, não deixe de utilizá-la em sua empresa.

Camila Maass

Assistente do Administrativo-Financeiro

 

Fontes:

http://www.sobreadministracao.com/o-que-e-o-5w2h-e-como-ele-e-utilizado/

https://endeavor.org.br/pessoas/5w2h/

https://www.treasy.com.br/blog/5w2h/