Movimento Empresa Júnior

História

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) teve início com a fundação da primeira empresa júnior na cidade de Paris, França, em 1967. Os então alunos da L’École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales (ESSEC), estavam cientes da necessidade de apurar suas experiências. Portanto, eles criaram a Junior Enterprise, uma associação que proporcionou a vivência empresarial a estudantes acadêmicos e prestou serviços de consultoria para empresas de mercado (Andrade, 2015).

No Brasil, surgiu em 1988, O MEJ começou no Brasil por intermédio de João Carlos Chaves, o então Diretor da Câmara de Comércio Franco-Brasileira. Em 1987 ele orientou os estudantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo na criação da primeira EJ brasileira. Então, os estudantes de Administração da FGV fundaram a Empresa Júnior (EJFGV) e depois criaram várias empresas juniores em todo o Brasil (Andrade, 2015).

No Rio Grande do Sul em 2000, começa a criação de uma organização que representa as empresas juniores, cabendo a esta a função de coordenar e regulamentar as atividades das muitas empresas. Foi fundada a Federação das Empresas Juniores do Estado do Rio Grande do Sul (FEJERS), que representou uma vitória ao MEJ. A federação veio para atuar junto a órgãos públicos e privados, e a sociedade em geral, além das autoridades governamentais, servindo também  para publicar o crescimento e o trabalho realizado pelas empresas juniores em suas diversas áreas de atuação.

Definições e Objetivos

A empresa júnior é uma associação civil sem fins lucrativos e com fins educacionais formada exclusivamente por alunos do ensino superior ou técnico. O seu principal objetivo é que os alunos acadêmicos aprendam uma aplicação prática dos conceitos vistos em sala de aula e possam ter uma experiência no mercado à qual estão ligados, além de incentivar o crescimento pessoal e profissional do aluno membro. Garantindo oportunidades de oferecer serviços de qualidade com um baixo custo. Uma das funções dos administradores é uma consultoria empresarial. Em relação a isso, deve sempre existir no campo da Administração a preocupação de diminuir a distância entre o que é aprendido em sala de aula e a prática no ambiente organizacional (Franco e Feitosa, 2006).

A empresa júnior tem o planejamento estratégico como missão, visão e valores. A missão é formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil. Já a visão é mais forte e conectada, em todo Brasil, formando líderes capazes de alçar projetos de alto impacto. Os valores são: orgulho de ser MEJ, uma postura empreendedora, compromisso com o resultado, sinergia e transparência.

Leonardo Leitzke

Estagiário Diretoria de Marketing

Referências:

• ANDRADE, Giovana. Conhecendo o MEJ: Livro I. 2015. CONHEÇA o MEJ. Brasil Júnior, 2018. Disponível em: https://brasiljunior.org.br/conheca-o-mej
  • Franco, A., P. Feitosa, M. G. G. Da sala de aula ao mundo empresarial: compreendendo a aprendizagem dos consultores juniores em suas relações como Sistema-Cliente. In: XXX ENCONTRO DA ANPAD, 2006, Salvador. Anais.. Salvador: ANPAD, 2006. PJ Consultoria. https://pjufmg.com.br/movimento-empresa-junior/