Como lidar com a concorrência?

A concorrência é uma das maiores dificuldades de um negócio, e o sucesso almejado por uma empresa depende do seu destaque perante as demais. Portanto, o diferencial é extremamente necessário para que as empresas continuem ativas no mercado. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas importantes para os empreendedores lidar com seus adversários e manter seu negócio em destaque. 

Conheça o mercado

É preciso entender o mercado, conhecer o nicho no qual se está inserido. Acompanhe as oscilações de mercado, encontre os melhores fornecedores, entenda o que o público quer e esteja sempre atento às mudanças e oportunidades. É preciso dominar a área de atuação para não perder espaço para os adversários. 

Conheça os concorrentes

É importante saber quais são os concorrentes e acompanhá-los. Conheça o perfil da concorrência e analise seus pontos positivos e negativos. Implemente as estratégias que deram certo e não repita os erros dos adversários. Busque também entender quem são os líderes do mercado e por que possuem melhores resultados.  

Conheça o cliente

É crucial saber como suprir as necessidades do cliente para poder diferenciar o produto oferecido com os demais no mercado. Porém, mesmo que você venda os mesmos produtos que o seu concorrente, não necessariamente vocês vendem para as mesmas pessoas. Por isso é preciso entender tudo sobre a sua persona e nela focar a comunicação e as estratégias de venda. Uma pesquisa de mercado pode obter informações sobre o perfil do consumidor e seus desejos e necessidades. 

Fidelize os clientes

Fidelizar clientes é mais fácil e barato do que atrair novos consumidores, por isso é importante oferecer vantagens e descontos aos compradores. Garanta que o cliente receba um bom atendimento durante o processo de compra e no pós-venda, engaje seu cliente e ofereça novidades. 

Evite guerra de preços

A guerra de preços não beneficia ninguém. Em uma competição entre empresas onde todas querem ofertar um produto ou serviço pelo menor preço possível, a margem de lucro é reduzida, aumentando o risco de falências. Por isso, evite esse tipo de competição e foque em outros diferenciais além do preço. Conquistando a confiança de seu cliente ele vai optar pelo seu negócio. 

Valorize seus pontos fortes

Os clientes prezam pelos diferenciais oferecidos pelas empresas, portanto é importante destacá-los. Dê ênfase na qualidade do produto ou serviço oferecido, na experiência no mercado, na velocidade de entrega, na inovação proposta, no atendimento prestado e nos demais pontos que diferem seu negócio da concorrência. Busque também inovar e oferecer produtos ou serviços exclusivos. 

Gostou das dicas? Busque o diferencial do seu negócio, Emad Jr. está pronta pra te ajudar. Entre em contato!

Camila Maass

Diretora de Administrativo-Financeiro

Referência:

https://ecommercenapratica.com/como-lidar-com-concorrencia/