Técnicas de Networking

É muito provável que você já tenha ouvido falar sobre networking. Do inglês, o termo significa rede de relacionamentos, ou rede de contatos; basicamente, networking resume-se a uma rede poderosa de pessoas que trocam conhecimentos entre si com um objetivo comum. O cultivo dessa boa rede de contatos se faz cada vez mais importante para a carreira, pois abre portas para oportunidades cada vez melhores.

Veja abaixo 5 técnicas que o time da Emad separou para que você faça um networking simples e eficaz:

Vença a timidez

Encare o networking como uma conversa natural, ou como uma função do seu trabalho. Quanto mais você fizer, mais fácil vai ficar. Vale separar algumas perguntas chaves que vão te ajudar a manter uma conversa interessante.

Doe e receba

A essência do networking está na relação de troca: alie os seus interesses com quem os tem como ponto forte, e ofereça seus pontos fortes a quem tem interesse.

Pergunte

Não tenha vergonha de perguntar algo que não sabe ou pedir ajuda para resolver uma situação inusitada; provavelmente sua dúvida já foi a dúvida de alguém, e esse alguém tem a resposta. Além disso, essa é uma ótima oportunidade de fortalecer contatos, e tenha certeza de mostrar-se disponível para quem te ajudou.

Vá além das redes sociais

Redes sociais são ótimas para iniciar o contato com o diretor daquela empresa que você admira, mas interaja pessoalmente para garantir que ele saiba quem você é. Crie oportunidades de contato pessoal comparecendo em eventos, palestras, fóruns e outras situações que te proporcione interação com novas pessoas.

Qualidade é melhor que quantidade

Ter muitos contatos não significa que você está fazendo um bom networking. Garanta conexões fortes, principalmente se tem dificuldade em realizar o marketing pessoal. Contatos sem relacionamento são apenas contatos, mantenha-os sempre ativos para que exista de fato um vínculo.

Fonte: https://www.napratica.org.br/networking/

Lara Oliveira

Assistente de Gestão de Pessoas

Motivação Organizacional

Não é só o Processo Seletivo que tem seu papel de importância dentro da empresa. A Gestão de Pessoas tem de se atentar muito não só à captação do capital humano, mas também de sua permanência e satisfação em ambiente organizacional. Qualquer empresa depende muito do comprometimento individual de cada um que trabalha nela; um funcionário insatisfeito é, na grande maioria das vezes, improdutivo.

Uma Gestão eficiente não concentra seus esforços na padronização do trabalho, na generalidade ou em punir quem não segue estritamente as regras impostas. Indo muito além disso, uma empresa com essa parte bem desenvolvida atenta-se muito à diferença entre cada membro constituinte. Uma pessoa se sente bem trabalhando em um lugar no qual está confortável, onde sabe que vai ser respeitada e que sabe que é autônoma, mesmo tendo em vista as regras do ambiente organizacional.  Tendo suas necessidades básicas garantidas, tal qual Maslow previu em sua famosa pirâmide, os colaboradores podem se concentrar e realizar suas tarefas da melhor maneira possível.

Existem algumas maneiras de garantir que a motivação seja uma realidade dentro das organizações e que a relação com os funcionários seja estruturada. Como elencaram Milkovich e Boudreau:

    1. Comunicações: a organização deve comunicar e explicitar a sua filosofia aos funcionários e solicitar deles sugestões e opiniões sobre assuntos do trabalho. As comunicações devem ser de mão dupla.
    2. Cooperações: a organização deve compartilhar o processo decisório e o controle das atividades com os funcionários para obter sua cooperação e comprometimento.
    3. Proteção: o local de trabalho deve afetar o bem-estar dos funcionários sob o ponto de vista físico e proporcionar proteção contra possíveis retaliações ou perseguições do ponto de vista psicológico. As pessoas devem sentir que seu local de trabalho é agradável e seguro.
    4. Assistência: a organização deve responder às necessidades especiais de cada funcionário dando-lhes suporte e apoio para tanto. As pessoas devem sentir apoio e suporte da organização em suas necessidades e expectativas.
    5. Disciplina e conflito: a organização deve ter regras claras para lidar com a disciplina e a resolução de possíveis conflitos.

É interessante observar que os funcionários são motivados a produzir quando seu trabalho é reconhecido. Uma boa maneira de reconhecer os esforços individuais ou coletivos na empresa é eleger o “funcionário do mês”, por exemplo, o que garante a ele algum tipo de prêmio, ou dar um feedback positivo a frente de seus colegas. Destaca-se que feedbacks negativos jamais podem ser dados publicamente ou na frente de qualquer outro colega.

Beatriz Gruppelli

Diretora de Gestão de Pessoas

Palestra 20 anos da Emad Jr

Em 1999, a Empresa Júnior do Curso de Administração da UFPel foi fundada, dando início ao fomento do empreendedorismo dentro da universidade com mais afinco. Desde então, a Emad Jr teve diversos membros, diretorias, consultorias e versões de si mesma tornando-se, recentemente, a empresa júnior da FAT, contemplando não só o curso de Administração, mas também os cursos de Turismo, Gestão Pública e Processos Gerenciais, completando em abril de 2019, 20 anos de existência.
 
E para comemorar essa data tão especial, preparamos para esse dia um evento pensado não só para enfatizar a história da empresa e sua importância, mas também para compartilhar com a comunidade em geral o valor de empresas juniores para a região.
 
Para isso, o evento se inicia com uma roda de conversa onde a Emad Jr. convida todas as empresas juniores interessadas, da UFPel ou não, para trocas de experiência, conversa, dinâmicas e evolução.
 
Além disso, convidamos a população em geral para participar da palestra Perfil Profissional e Empreendedor, a qual será ministrada pelo Gustavo Costa, CEO da Libra Educação e Negócios, formado em Direito e com MBA em Coaching e Gestão Estratégica de Pessoas pela UCPel.
 
Não deixe de participar! As vagas são limitadas!
__
 
* PROGRAMAÇÃO *
 
17h – Roda de Conversa com Empresas Juniores
18h30 – Coffee Break e Network
19h – Palestra Perfil Profissional e Empreendedor
 
__
 
OBS.:
– A Roda de Conversa dá direito a certificado de 3h
– A Palestra dá direito a certificado de 3h
– Contaremos com Coffee e Brindes para todos os convidados
 
__
 
Inscreva-se aqui!
__
 
#emadjr #20anos #juntossomosmais #empreendedorismo #inovacao #adm #turismo #processosgerenciais #gestaopublica #administracao #ufpel #fat #comemoracao #palestra #perfilempreendedor #evolucao #marketing #financeiro #gestaodepessoas #anglo #campusanglo #universidade #prosperidade

Processo Seletivo 2019-1

 

Já pensou em fazer parte de uma empresa júnior?

A Emad Jr. declara abertas as inscrições para o PROCESSO SELETIVO 2019-1

Buscamos pessoas dedicadas e dispostas a fazer a diferença em nossos projetos e consultorias! A Emad está numa nova fase e se você também quer evoluir e crescer em grupo, venha fazer parte!

Se você gosta da área de Finanças, Gestão de Pessoas e Marketing, a Emad Jr é para você!

Para participar do Processo Seletivo é necessário estar regularmente matriculado nos cursos de Administração, Gestão Pública, Processos Gerenciais ou Turismo da UFPel.

As inscrições vão até o dia 23/03.

Surgiu alguma dúvida? Sinta-se a vontade para entrar em contato através do e-mail rh@emadjr.com.br.

Inscreva-se através do link:

https://goo.gl/forms/U5LHHHszWraMRUar2

Recrutamento e Seleção

O processo de Recrutamento e Seleção de uma empresa consiste no meio que Gestão de Pessoas dispõe para atrair e selecionar os melhores candidatos para ocupar uma vaga numa empresa. É importante que o R&S seja constantemente atualizado conforme o tempo, para que seu caráter estratégico seja mantido e que a excelência possa ser alcançada.

Um planejamento prévio é essencial para que a máxima eficiência seja alcançada; a competição no mercado tem se tornado mais acirrada a cada ano que passa e ter uma equipe preparada e com os mesmos objetivos é essencial para elevar a empresa a um patamar mais alto, continuamente.

Por que o processo de Recrutamento e Seleção é tão importante para a organização?

Um bom processo de R&S pode garantir a economia de tempo e dinheiro, dois dos principais combustíveis de uma organização. Como exemplo, uma equipe mal formada custa à empresa alta rotatividade, baixa produtividade e ainda pode ser muito desmotivadora; tais motivos por si só são ruins, mas costumam ser decorrentes um do outro sendo, portanto, intrínsecos.

É essencial que as pessoas escolhidas e a equipe de recrutadores estejam em consonância com a cultura organizacional do local.

Diretoria de Gestão de Pessoas

Canvas, o que é?

O Canvas é uma ferramenta o qual se baseia num esquema visual onde possibilita as pessoas co-criarem modelos de negócios analisando 9 elementos que toda empresa ou organização possui, são eles: proposta de valor, parcerias chaves, atividades chaves, recursos chaves, relacionamento com clientes, segmentos de clientes, canais de distribuição, estrutura de custos e fluxo de receitas.

Essa metodologia possibilita descrever e pensar sobre o modelo de negócios da organização do empreendedor, de seus concorrentes ou qualquer outra empresa. Além de possibilitar descrever e pensar sobre o modelo de negócios.

A ferramenta Canvas é em formato de quadro, permitindo analisar o modelo de negócios que está sendo criado, remodelado, adaptado com o pensamento visual, que consiste em usar desenhos para representar situações ou ideias.

Dessa forma, essa plataforma nos possibilita ver o modelo como um desenho e não como uma folha de texto, assim ao olhar para o quadro do Canvas é possível compreender rapidamente e comparar as relações entre os nove elementos e descobrir se existe sentido e complementação entre eles. E ,por ser uma ferramenta somente visual, a Co-criação é facilitada, permitindo que pessoas não envolvidas (diretamente no negócio) possam auxiliar na construção e análise do modelo.

Gestão de Pessoas na Prática: Desenvolvimento Emocional

A Emad Jr. promoverá no dia 13 de novembro o evento “Gestão de Pessoas na Prática: Desenvolvimento Emocional”.

A palestra será ministrada por Kelen Rosa, Personal Coach, formada pela sociedade Brasileira de Coaching em 2013 e Bacharel em Direito, UCPel – 2011, Graduada em Relações Humanas pelo Instituto Dale Carnegie. Graduada em Eneagrama – O estudo dos Padrões de Personalidade pelo Instituto Eneagrama.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 13/11 pelo link ou na sala 447 – Campus Anglo com o valor de R$ 10,00. As inscrições a partir do dia 10/11 terão custo de R$ 15,00.

O evento será realizado no auditório da reitoria, quarto andar, Câmpus Anglo – UFPel.

As vagas são limitadas. A participação na palestra dá direito a certificação de 03h.

Surgiu alguma dúvida? Entre em contato através do email marketing@emadjr.com.br

Plano de Marketing

Plano de marketing são ações realizadas para chegar em um objetivo específico, como aumentar a visibilidade de uma marca, de uma mercadoria, e até mesmo da empresa e seus serviços oferecidos.

O marketing não é mais visto apenas para vender algo, com a era digital ter um bom plano de marketing na empresa significa planejamento e crescimento para esta, tornando-a mais competitiva no mercado e sempre atual.

É muito importante que a empresa tenha um profissional do campo de marketing para lhe auxiliar no planejamento de como ele deve seguir e ser feito, existem muitas empresas no mercado que prestam consultoria ajudando a fazer este planejamento. Focando no público e nos ideais da empresa para escolher qual é o melhor caminho a ser traçado.

Após ser traçado o plano pelo profissional de marketing, um cronograma de acompanhamento é necessário para obter sucesso e avaliar o que precisa ser corrigido para melhorar o plano, o cronograma também determina o momento em que cada ação deve ser realizada, como e por quem.

Fonte: https://goo.gl/iVgWb3

– Diretoria do Marketing

Avaliação 360°

As avaliações de desempenho, são uma parte importante dos sistemas de gestão de desempenho, são o resultado de um processo trimestral, semestral ou anual, em que um gerente avalia o desempenho de um funcionário de acordo com as exigências do cargo e usa as informações para mostrar à pessoa em que aspectos as melhorias são necessárias e por quê.

É um método que permite os gestores identificar os “elos fracos” de uma equipe. No dia a dia, no desempenho de suas atividades, muitos gestores cometem o erro de centralizar tudo, não dividindo as tarefas e responsabilidades com sua equipe. O resultado desse comportamento não costuma gerar bons resultados para os indivíduos e para a empresa.

Como funciona?

Na Avaliação de desempenho 360°, os participantes recebem feedbacks estruturados de seus superiores e subordinados. Além disso, o profissional elabora sua própria autoavaliação.

Como o nome indica, o Feedback de 360 graus destina-se a fornecer aos funcionários a visão mais precisa possível, com pareceres de todos os ângulos: supervisores, pares, subordinados, clientes e outros.

Fontes de avaliação do colaborador

Para chegarem a esse tal ‘feedback estruturado’, os membros da equipe preenchem um questionário específico, que descreve os comportamentos de liderança considerados essenciais pela organização.

É importante observar algumas questões apresentadas abaixo:

  • Responsabilizar os respondentes: Os supervisores devem discutir a contribuição de cada integrante da equipe de avaliação, informando a cada membro se ele usou as escalas classificatórias adequadamente, se suas respostas foram confiáveis e como outros participantes avaliaram o funcionário.
  • Evitar “jogar” com o sistema: Alguns indivíduos podem tentar ajudar ou magoar um funcionário dando-lhe uma avaliação alta ou baixa demais. Os membros da equipe podem tentar fazer um complô concordando em dar avaliações altas. Os supervisores devem fazer uma verificação para identificar respostas inválidas.

Graças aos feedbacks recebidos, o profissional pode guiar melhor o seu próprio desenvolvimento, perceber em quais pontos ele pode e deve melhorar e, assim, corresponder plenamente às expectativas da empresa.

Fontes:

BOHLANDER, George W., Scott Snell. Administração de Recursos Humanos: Tradução da 16ª edição norte-americana, 3rd edição. Cengage Learning Editores, 04/2015.

FRAGOSOS, Carolina. Avaliação 360 graus. Disponível em: <https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/avaliao-360-graus/>.

– Diretoria de Gestão de Pessoas

Palestra “Empreendedorismo 3 Tempos”

 

A Emad Jr. promoverá no dia 25 de setembro o evento “Empreendedorismo 3 tempos”, uma série de palestras com três empreendedores de diferentes áreas com o intuito de compartilhar suas experiências e desafios ao decorrer da carreira.

Os convidados são David Lubke – Administrador na Imperatriz Doces Finos,
Luisa Gielow – Gerente de Projetos na NODO, agência de produtos digitais e
Suelen Matievicz – Proprietária da Com Amor e Sem Lactose, empresa de gastronomia dedicada a restrição alimentar.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de setembro pelo link com os seguintes valores:
1º lote – prazo esgotado
2º lote – prazo esgotado
3º lote – prazo esgotado

O pagamento poderá ser realizado presencialmente na sala 447 – Campus Anglo, através de depósito bancário ou PagSeguro (cartão de crédito, débito e boleto). Iremos confirmar sua inscrição, via e-mail.

As vagas são limitadas. A participação na palestra dá direito a certificação de 03h.

*Para confirmar a inscrição, deve ser efetuado o pagamento da taxa de inscrição até a data limite informada acima.

Surgiu alguma dúvida? Entre em contato através do email marketing@emadjr.com.br