13 dicas para o seu planejamento financeiro pessoal

Saber planejar e organizar nunca foi tão necessário, um planejamento financeiro é ideal para antecipar situações que possam comprometer suas finanças e desenvolver estratégias para atingir metas. Este planejamento é um ato composto por apenas 3 etapas: definir metas, traçar estratégias e gerar feedbacks para melhorar o processo.

É necessário que você sempre analise o que deu certo e o que deu errado e fazer justes de acordo com os seus objetivos financeiros. Para que esse planejamento seja bem feito é preciso ter informações precisas (de acordo com os seus hábitos de consumo) que serviram de base para projeções futuras.

E porque fazer isso? Quando não há controle das finanças, há possível propensão ao endividamento, ignorar sua situação financeira é o pior erro a se cometer pois eles não vão desaparecer, possivelmente irão se multiplicar

E como saber se o seu planejamento financeiro é bem feito?

Ele deve ser capaz de mostrar de forma clara a situação atual em que suas finanças se encontram.

Nesse sentido, ele deve ser capaz de responder tais perguntas:

  • Quanto ganho e quanto gasto por mês?

  • Estou endividado?

  • Se sim, qual o montante da dívida?

  • A quem devo?

  • De quanto preciso para garantir uma reserva de emergências?

  • Quanto tenho investido?

Orçar é importante para se basear no seu montante de despesas e receitas atuais (a partir dos seus registros financeiros) e definir valores que você pretende alcançar nos próximos períodos, tanto a curto quando a médio e longo prazo. Para que isso seja possível, você deve estabelecer um teto de gastos para cada categoria de despesa. O foco é manter o maior fluxo de dinheiro nas áreas mais importantes e evitar gastos desnecessários.

Outra característica é a necessidade constante de atualização da situação financeira e monitoramento das metas, aumentando ou diminuindo valores no decorrer do tempo para se adaptar à realidade daquele momento.

Desse modo, um bom planejamento financeiro, precisa ser um instrumento de fácil adaptação e deve ser periodicamente atualizado para que represente de forma fiel a situação financeira atual.

Como fazer um planejamento financeiro pessoal em 13 passos

1 – Acompanhe diariamente as suas despesas e receitas: Não esqueça de anotar as compras feitas com dinheiro quando você está na rua. A influência dos pequenos valores no seu resultado final é surpreendente.

2 – Compre somente o que você realmente precisa.

3 – Compare os preços antes de comprar produtos.

4 – Utilize o cartão de crédito apenas quando for benéfico: Uma vantagem do cartão de crédito é que você pode parcelar suas compras em várias vezes. Isso é vantajoso quando você quer comprar um produto em uma loja que não lhe dá desconto à vista, mas possibilita que você compre a prazo em várias vezes sem juros. Entretanto, você deve sempre lembrar de negociar a anuidade, nunca pague o valor cobrado, pois em muitos casos é excessivo. Cabe ressaltar, ainda, que alguns cartões nem cobram anuidade, então procure as melhores opções.

5 – Pague à vista quando tiver desconto.

6 – Tenha metas bem definidas no seu planejamento financeiro.

7 – Analise os seus objetivos mensalmente.

8 – Viva de acordo com a sua condição financeira.

9 – Busque informações sobre investimentos.

10 – Trace objetivos realistas.

11 – Regra 50-15-35 no planejamento financeiro: A saúde financeira depende de como você vai gerenciar os gastos e as despesas. Estima-se que a regra é essencial para você ter como equilibrar os custos. Funciona assim: 50% do seu salário deve ser destinado aos pagamentos dos itens essenciais e básicos, como conta de luz, telefone, água, condomínio, parcela do carro, aluguel. Apenas com 15% você deverá quitar (aos poucos) as dívidas que tiver. Caso não tenha débitos, esse dinheiro deve ser economizado e investido para o seu futuro. Os outros 35% serão destinados ao lazer e a atividades extracurriculares (academia, passeios, viagens). Dessa forma, é possível estabilizar-se e fazer um bom planejamento financeiro na prática.

12 – Evite usar o cartão de crédito se tiver endividado.

13 – Reserve: Outra forma de manter o planejamento financeiro é fazendo um fundo de emergência, retirando do seu salário uma porcentagem pequena em caso de imprevistos, como acidentes, despesas com hospitais, etc. Tendo essa reserva, você não utilizará o dinheiro guardado para outros fins, facilitando o gerenciamento das suas contas.

Essas dicas serão responsáveis por deixar seu planejamento financeiro mais equilibrado, fazendo do seu futuro, um lugar mais concreto e previsível.

Evelyn Ferreira

Assistente do Administrativo-Financeiro

Fonte: https://blog.mobills.com.br/planejamento-financeiro/