Mulheres empreendedoras: a importância da liderança feminina

Ao longo do tempo as mulheres vêm garantindo cada vez mais seus direitos na sociedade e, mesmo distante de alcançar a igualdade de gênero ideal, é possível notar um avanço expressivo do papel da mulher no âmbito profissional. Afinal, levando em consideração que a pouco tempo atrás as mulheres casadas ainda precisavam de autorização dos seus maridos para trabalhar, uma pesquisa desenvolvida pelo SEBRAE mostra, por exemplo, que de 2001 a 2011, o número de mulheres empreendedoras cresceu 21%.

O empreendedorismo feminino vai além de negócios geridos e criados por mulheres, pois este também está ligado na liderança a qual dá voz, espaço e visibilidade para as que praticam. Ao contrário do que possa parecer, empreender um negócio não diz respeito apenas a grandes empresas que desenvolvam alta lucratividade, mas também é composto por aquelas que produzem e vendem seu artesanato, as abrem o seu brechó virtual ou até mesmo as que vendem seus bolos e docinhos na universidade.

Além dos lucros obtidos no ato de empreender, estas mulheres também acabam conquistando a sua independência, satisfação pessoal, espaço na sociedade e um aumento na sua autoestima, acreditando e buscando suas realizações pessoais e profissionais. A participação das mulheres no mercado de trabalho reflete em diversos setores da economia do país, entretanto ainda existem alguns desafios enfrentados por elas.

Uma das principais dificuldades encontradas pelo caminho ainda é o preconceito, tendo que lidar com o desrespeito ou sendo subestimadas precisando provar que suas capacidades e competências não são definidas por suas características biológicas. Outro obstáculo bastante presente é a autoconfiança e o medo afinal, o mundo dos negócios ainda é muito recente para as mulheres, sentindo-se muitas vezes inseguras.

Mesmo havendo um longo caminho a ser trilhado, a tendência é que o empreendedorismo feminino continue crescendo e que as mulheres percebam a sua força e importância no mercado, demonstrando seu potencial e capacidade de conquistar cada vez mais espaço na sociedade. Reconheça e divulgue o trabalho de mulheres empreendedoras, todo apoio oferecido pode incentivar mais mulheres a continuarem inovando, criando, transformando e alcançando seus sonhos.

Alana Rodrigues Fraga

Diretora de Marketing

Artigos referências:

https://sambatech.com/blog/insights/empreendedorismo-feminino/

http://feminaria.com.br/entenda-a-importancia-do-empreendedorismo-feminino/