O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas realizou, em parceria com o Núcleo de Documentação História da UFPel, o I Encontro Internacional Fronteiras e Identidades em setembro de 2012. Naquela ocasião, se reuniram em Pelotas pesquisadores internacionais e nacionais que participaram das conferências, das mesas redondas e dos 18 simpósios temáticos realizados nos quatro dias do I EIFI; além dos graduandos que tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos em pôsteres. Aproximadamente 400 pessoas participaram da primeira edição, entre elas 260 comunicadores.
O evento contou com professores como Sidney Chalhoub (UNICAMP), Yobenj Aucardo Chicangana-Bayona (Universidad Nacional de Colombia, sede Medellín), Fernando Dores Costa (CEHC – Instituto Universitário de Lisboa), Lea Geller (Universidad de Buenos Aires) e Ronaldo Vainfas (UFF).
O evento inaugurou uma nova tradição, pois foi o primeiro evento a chamar-se: I Encontro Internacional Fronteiras e Identidades (I EIFI).
A primeira edição do evento contou com o financiamento da FAPERGS e da CAPES.