Juliane C P Serres (UFPel) | Lorena Almeida Gill (UFPel)
A pesquisa na área da saúde e doenças há muito ultrapassou o universo disciplinar das áreas da Saúde e despertou um especial interesse das Ciências Sociais e Humanas, sobretudo da História. Contribuições de diversos autores como Michel Foucault, Jacques Le Goff, entre outros, trouxeram uma importante reflexão sobre essa área. O adoecimento, as políticas sanitárias, os saberes, as instituições, os diversos mecanismos de controle da vida e suas implicações na sociedade, seja em suas práticas ou representações, vem sendo problematizados e permitem importantes análises do social. Este Simpósio Temático pretende reunir pesquisadores e trabalhos que problematizem essas questões, algumas com abordagens mais consolidadas, como as políticas de saúde ou história das doenças, outras emergentes, como acervos e patrimônio voltados a esse campo.
Trabalhos Selecionados
Sessão 1 (26/10/2018)
SILVA, Eduarda Borges da. UFRGS – CAPES. Impasses biográficos: “Zildíssima” ou a “carola missionária”?
QUEVEDO, Éverton Reis. Memória e Cultura Unimed/RS. História da medicina, da saúde pública e do cooperativismo médico através do acervo do Memória e Cultura Unimed/RS: Perspectivas e possibilidades.
BEZERRA, Daniele Borges. Universidade Federal de Pelotas – Capes. SERRES, Juliane Conceição Primon. Universidade Federal de Pelotas. Dificuldades de pesquisa no campo da saúde: Quando falamos de “ética”.
SCHWARTSMANN, Leonor Baptista. Fundação SOAD de Pesquisa. Já que não soubemos evitar a sua entrada, cumpre-nos cercear com urgência a sua disseminação: de “país da febre amarela” para “país do tracoma”.
CRUZ, Lisiane Ribas. Universidade do Vale do Rio dos Sinos – CNPq. Trajetória de ‘menores’ no Hospital São Pedro (1925 – 1945).
BARROS, Carla. Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim – CAPES/FAPERGS. A patologização do horror: Considerações acerca de abuso familiar, debilidade e o sistema judiciário.
MEDEIROS, Helena Thomassim. Universidade Federal de Pelotas. SERRES, Juliane Conceição Primon. Universidade Federal de Pelotas. Memorial HCI. A Exposição como Construtora de um Discurso Oficial.
GILL, Lorena Almeida. UFPel. Enfermidades e demandas dos trabalhadores de Pelotas, RS (1941-1951).