Aristeu Elisandro Machado Lopes (UFPel) | Carolina Martins Etcheverry (PUCRS)
Nos últimos anos as imagens e as mídias se tornaram importantes fontes para a compreensão de determinados aspectos da história. Dessa forma, questões políticas, sociais, econômicas e culturais podem ser analisadas a partir de recursos imagéticos. Trabalhos sobre fotografia, cinema, imprensa ilustrada, pinturas, histórias em quadrinhos, mangás, televisão, entre outros domínios da imagem e da mídia constituem o cerne do que este Simpósio Temático pretende reunir. O objetivo é agregar pesquisadores que trabalham com essas imagens/mídias nas mais diversificadas abordagens relacionadas com a História.
Trabalhos Selecionados*
Sessão 1 (25/10/2018)
SILVA, Franciane. UFPEL. Cinema japonês pós-guerra e a emersão do gênero Tokusatsu.
ARAUJO, Tatiana Brandão de. PUCRS. GUARIENTI, Franciele Rodrigues. UFSC. Wakanda e as Fronteiras (in)visíveis em “Pantera Negra”.
BUNDCHEN, Vitor Bernardi. Universidade Federal de Pelotas. Cinema e História: representações e contexto político em Scarface (1983).
GUILHÃO, Alexandre. PUCRS – CAPES. A batalha de Santa Clara: Triunfo e sacrifício no Cinema cubano.
OLIVEIRA, Maicon Alexandre Timm de. Universidade Federal de Pelotas. De John Wayne a Silvestre Stallone, os atores hollywoodianos a serviço da ideologia estadunidense.
SANTOS, Amanda Basilio. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Urdindo a Idade das Trevas: pensar o medievo por meio do filme Caça às Bruxas.
NETO, Mario Marcello. UFRGS. Spoiler: a produção de conhecimento histórico no Youtube – entre novas linguagens, história pública e consumidores do passado.
CHAVES, Rafael. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. UFRGS. MORIGI, Valdir. UFRGS. Reflexões sobre a musealização Contemporânea: Museus virtualizado.
Sessão 2 (26/10/2018)
FEIJÓ, Luiz Carlos Coelho. E.P.E.F Monteiro Lobato. Pelo imperador! Pelo Japão! O nacionalismo japonês na obra Gen pés descalços de Keiji Nakazawa.
MOTTA, Lucas Marques Vilhena. UFPel. “Sasaki Kojiro- A espada invencível”: Uma análise do arco da personagem no mangá Vagabond.
CHICO, Márcia. Universidade Federal de Pelotas. “Assustada e frágil, do jeito que mulher tem que ser”: um panorama da representação do feminino nas histórias em quadrinhos.
GIORDANI, Laura. Criando um Herói: A Construção de Personagem de Dom Pedro I em “Independência ou Mortos”.
COLLARES, Marco Antonio. Instituto Federal Sul Rio-grandense. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desbravando-se as fronteiras entre civilizados e bárbaros em “Além do Rio Negro”, narrativa em HQ do personagem Conan, de Robert Howard.
PERNAS, Rafael de Moura. Universidade Federal de Pelotas – CAPES. Perpassando significado pela emoção: Hellblade e a condição da psicose.
MEYRER, Marlise Regina. PUCRS. A Guerra Fria e a construção da hegemonia norte-americana na América Latina através da imprensa: Life en Español – 1953-1965.
ETCHEVERRY, Carolina Martins. PUCRS, Bolsista PNPD/Capes. Fotojornalistas no Rio Grande do Sul dos anos 1970: Jacqueline Joner e Eneida Serrano.
CANSI, Lislaine Sirsi. UFPel. AMARAL, Giana Lange do. UFPel. Revista Bravo!: um estudo sobre as fontes iconográficas do exemplar nº 110/2006.
Sessão 3 (26/10/2018)
FRANA, Andrieli Paula. Universidade Federal de Pelotas. O erotismo feminino nas fotografias de capa do periódico carioca O Rio Nu (1908 – 1909).
LOPES, Aristeu. UFPel/UFF. As fotografias 3×4 das carteiras profissionais do Rio Grande do Sul e os trabalhadores de Pelotas, 1933-1944.
HALLAL, Maria Clara. UFPEL. Comunicação visual da cidade de São Paulo na década de 1940: olhares e registros de Hildegard Rosenthal.
SCHMITZ, Maira Eveline. Instituto Federal Farroupilha. A fotografia entre o público e privado: a construção material e social da cidade a partir de cenas residenciais.
MATEUS, Sílvia Gonçalves. Universidade Federal de Pelotas. Atualizações e reformulações da memória coletiva nas religiões de matriz africana a partir de fotografias: um olhar batuqueiro sobre a imagem de si mesmo (Pelotas, Porto Alegre e Rio Grande – 1970-2000).
SILVA, Bruno Giovane da. UFPel. Da guerra para a prensa: a Guerra Franco-Prussiana nos periódicos A Comédia Social eLe Monde Illustré.(1870-1871).
PAULA, Débora Clasen de. UFFS/Erechim. Gente de partido: notas de pesquisa sobre uma família nas imprensas carioca e pelotense no final do século XIX.
DIAS, Vinicius Rodrigues. UFPel. A Convenção do PMDB Rondoniense de 1982 Retratada no Alto Madeira e no O Guaporé.
OLIVEIRA, Janaína Quintana de. IFSUL. DOMINGUES, Graciela – IFSUL. Identidades:a diversidade cultural e o autorreconhecimento através de práticas na sala de aula.
* Retificado em 10 de setembro de 2018, com alteração de filiação institucional de dois comunicadores.