O IV Encontro Internacional Fronteiras e Identidades propõe o debate sobre questões associadas ao estudo das fronteiras geográficas, identitárias e disciplinares no âmbito das áreas da História e seus desdobramentos na política, cultura e sociedade na atualidade. Nesta edição o evento será dedicado a homenagear a obra da professora Beatriz Ana Loner, sendo focado, portanto, em discussões sobre classe operária, pós-abolição e mundos do trabalho.
O evento ocorrerá a partir de uma proposta que congrega simpósios temáticos, conferências e mesas-redondas.
Dando continuidade aos eventos anteriores e buscando o mesmo sucesso acadêmico alcançado anteriormente, o IV Encontro Internacional Fronteiras e Identidades congregará, entre apresentadores e ouvintes, alunos de graduação, pós-graduação, professores acadêmicos, além de outros pesquisadores, da História e de outras áreas das Ciências Humanas e comunidade em geral.
O encontro se configura num evento significativo e uma oportunidade para a circulação qualificada de trabalhos produzidos por pesquisadores do país, bem como internacionais, representando ainda um incentivo para novas pesquisas na área e formas de interação com a comunidade, sobretudo do Conesul. O evento promoverá a apresentação de trabalhos (concluídos e em andamento) para crítica e debate.
Está prevista a participação de pesquisadores de importantes centros internacionais da pesquisa em História, como a Universidade de Buenos Aires e de importantes instituições nacionais, como a UFF, a UFPR e a UFSC.