Sobre a Nota da Gestão e a legítima reivindicação dos estudantes por melhorias nos Restaurantes Universitários

O DCE UFPel, gestão DCE é pra Lutar, vem a público manifestar-se sobre a nota divulgada nesta última quarta-feira (13) pela gestão da Universidade. Vem ainda reforçar que reconhece e apoia a legítima mobilização e manifestação das/os estudantes que lutam por melhorias nos serviços prestados nos Restaurantes Universitários da UFPel.

Foto: Jonathan Feijó

Em um primeiro ponto, o DCE faz questão de reforçar o que já foi exposto em outras publicações e no próprio texto petição: um grupo de estudantes articulados via redes sociais resolveu realizar um ato e manifestar publicamente o descontentamento quanto a qualidade das marmitas oferecidas nos Restaurantes Universitários da UFPel. Por entender como justa e legítima a reivindicação, o DCE se colocou à disposição destes estudantes para oferecer o suporte necessário e fortalecer a construção de uma mobilização em torno da pauta.

Foi deliberado pelo movimento em realizar uma manifestação pública, que ocorreu nesta quinta-feira (14) entre 11h30 e 13h, em frente ao Restaurante Universitário da Santa Cruz. Na última segunda-feira (11), também foi divulgado o abaixo-assinado online, que já conta com mais de 1100 assinaturas. Este movimento e denúncias feitas em grupo de facebook fizeram com que a reivindicação ganhasse uma matéria no jornal Diário Popular (confira aqui).

Após esta repercussão, na terça pela manhã, integrantes da atual gestão do DCE foram contatados via whats para uma reunião no gabinete da reitoria na manhã do dia seguinte. Por uma questão de agenda (visto que a reunião foi chamada de um dia para o outro), mas também pelo entendimento que o tema deveria ser, primeiramente, melhor debatido entre os estudantes que participaram da construção da mobilização, o DCE sugeriu que esta reunião fosse remarcada para outra data. Além disso, foi proposta que uma comissão de estudantes que participam da mobilização seja também convidada para esta conversa.

Dito isso, o DCE UFPel reafirma que está sempre disposto ao diálogo, em especial quanto trata-se de pautas que estão diretamente ligadas à permanência e garantia de direitos estudantis. Os estudantes querem ser ouvidos! Reforçamos a importância da reitoria ouvir os estudantes, ouvir as vozes da manifestação. O DCE está em contato com a PRAE para a conversa seja realizada o quanto antes.

Na nota da gestão é citada uma pesquisa realizada pela PRAE em dezembro passado com os usuários do RU da Santa Cruz, no intuito de suspender as marmitas e abrir os buffets dos RUs. Na mesma época, o DCE realizou uma pesquisa, via formulário, após receber reivindicações de estudantes em relação à qualidade do serviço prestado. O resultado deste levantamento foi apresentado em reunião com o PRAE e pode ser conferido aqui. Resumidamente, as duas principais reivindicações diziam respeito à insuficiência de proteína e ao mal acondicionamento das marmitas.

Os meses de janeiro e fevereiro, quando o fluxo de estudantes é menor no Restaurante Universitário devido às férias, não chegaram novas reclamações ao DCE. No entanto, desde o início do semestre letivo 2021/2, em março deste ano, tivemos um considerável aumento de circulação de estudantes da UFPel na cidade, o que se deve ao aumento nas aulas práticas, estágios e outras atividades que já ocorrem de forma presencial. Com esse maior fluxo de estudantes e as marmitas sendo distribuídas nos RUs do Anglo, Capão do Leão e Casa dos Estudantes, vários relatos sobre a queda na qualidade da comida voltaram a serem compartilhados nas redes sociais e chegarem ao conhecimento do DCE, o que desencadeou o movimento acima citado.

Direitos Estudantis são fruto da luta do movimento!

A atual gestão do DCE da UFPel reforça a importância em recordarmos que direitos estudantis são fruto da luta no movimento estudantil, dificilmente garantidos apenas por benevolência de quaisquer gestão de reitoria. Um exemplo disso é a própria garantia de refeição no Restaurante Universitário pelo valor de R$ 2,00, direito que foi garantido após uma ocupação da reitoria em dezembro de 2013 (veja notícia da época).

Em abril de 2018, por outro lado, a comunidade acadêmica da UFPel sofreu uma derrota com o início da terceirização total do Restaurante Universitário. A mudança, de convênio com a Fundação de Apoio Universitário (FAU) para contrato com uma empresa, foi realizada sem a amplo debate com a comunidade acadêmica da época, como denunciou o DCE naquela ocasião (nota da época).

Por fim, o DCE UFPel reforça a importância da participação estudantil nos próximos passos que dizem respeito ao acompanhamento da elaboração de novos editais e contrato com as empresas prestadoras de serviço nos Restaurantes Universitários.

Publicado em 14/04/2022, na categoria Notícias.