MOBILIDADE INTERNACIONAL

Lá em Alto Trás-os-Montes

not21

Foto: Rio Tua em Mirandela, cidade jardim.

A aluna Milena Sonda do 7º semestre do curso de Bacharelado em Turismo participa de um intercâmbio em Portugal, na cidade de Mirandela na região norte, sendo sub-região de Alto Trás-os-Montes situada nas margens do rio Tua, é a segunda mais populosa cidade do distrito de Bragança. A mesma estuda no Instituto Politécnico de Bragança, é uma instituição pública de ensino superior, o IPB promove a mobilidade de estudantes e diplomados, tanto a nível nacional como internacional, designadamente no espaço europeu de ensino superior e na comunidade de países de língua oficial portuguesa. O intercambio terá a duração de 6 meses, os quais fará matérias com as turmas de Licenciatura em Turismo. Além de brasileiros, Mirandela possui durante esse período, estudantes da República Tcheca, Polônia, Turquia, Espanha e Cabo Verde.

No próximo semestre, o primeiro de 2015, segue para Mirandela a acadêmica Marina Berton, também do Curso de Turismo da UFPel que participará do mesmo programa de mobilidade internacional.

Foto: Milena Sonda com os demais acadêmicos em mobilidade internacional no Instituto Politécnico de Bragança.

Foto: Milena Sonda com os demais acadêmicos em mobilidade internacional no Instituto Politécnico de Bragança.

VISITAS TÉCNICAS/SAÍDAS DE CAMPO – ANO 2014

Saída de Campo a Zona Colonial de Pelotas na disciplina de Fundamentos Históricos e Teóricos do Turismo com a professora Alice Islabão Lopes.

not11

 

not12

 

 

Visita Técnica ao Aeroporto Internacional de Pelotas na disciplina de Gestão de Agências de Viagens e Transportadoras com a professora Gisele Pereira.

not13

Visita Técnica a Rádio e TV UCPel na disciplina de Comunicação e Turismo com a professora Gisele Pereira.

not14

Visita Técnica e Saída de Campo ao Parque Estadual do Caracol, Ecoparque Sperry, Parque Nacional dos Aparados da Serra e Parque Nacional da Serra Geral nas disciplinas de Turismo e Impacto Ambiental e Turismo e Meio Ambiente com a professora Gisele Pereira.

not15

not16

not17

not18

Visita técnica a Pousada Blumenberg em Canela na disciplina de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Turístico e ao Resort Serrano em Gramado na disciplina de Gestão de Meios de Hospedagem com as professoras Gisele Silva Pereira e Alice Islabão Lopes.

not19

not110

No PERU

Foto: A acadêmica Fernanda Pinto dos Santos Matthes em visita a Machu Picchu.

Foto: A acadêmica Fernanda Pinto dos Santos Matthes em visita a Machu Picchu.

Depoimento: Nos meses de julho e agosto estive em Lima no Peru, pelo programa de voluntariado Cidadão Global da AIESEC, que é uma organização internacional formada e gerida por jovens universitários e recém-graduados. Através do intercâmbio e do programa de membresia a ONG procura estimular a liderança e possibilita experiências profissionais e pessoais, despertando a consciência social em seus membros. Minha ida envolveu a participação no Projeto Valorando, no qual realizei workshops sobre liderança, valores e sustentabilidade com alunos de dez a doze anos do Colégio Santa Teresita, em um período de sete semanas. A experiência foi bastante enriquecedora, permitindo-me um novo olhar sobre os lugares, as sociedades, o turismo, a hospitalidade, reafirmando e renovando minhas convicções pessoais e profissionais.


 

 

 

ACADÊMICOS EM MOVIMENTO

Seguindo para diferentes destinos e interesses, alunos do Turismo falam sobre suas experiências.

Em Ouro Preto – MG

Foto: A acadêmica Roberta Antunes no Mirante da Universidade Federal de Ouro Preto ( UFOP).

Foto: A acadêmica Roberta Antunes no Mirante da Universidade Federal de Ouro Preto ( UFOP).

Depoimento: Participei do Programa de Mobilidade Acadêmica da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) em parceria com o Banco Santander e a ANDIFES no período  Março a Julho do corrente ano. Escolhi como destino a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em Minas Gerais. Participar do programa para mim foi enriquecedor não só pela experiência acadêmica e pessoal, pois me proporcionou conhecer o ambiente das Repúblicas Ouro Pretanas (Morei na República Belladona), como pela convivência e troca de experiências com outras pessoas de várias regiões do Brasil. Além disso, pude conhecer a realidade do Curso de Turismo em outra instituição de ensino, vivenciando-a no dia a dia e relacionando-a com a realidade do Curso que frequento na UFPel: as  estruturas dos Cursos, seus êxitos e possíveis melhorias. Por minha experiência positiva,  indico a todos os alunos que se candidatem a bolsas de estudos, pois além de ser uma ótima experiência pessoal é uma excelente experiência acadêmica.


Na Copa do Mundo, em Porto Alegre

Foto: O acadêmico Maicon Fabiel Schneider, de verde, junto aos demais voluntários de sua equipe de trabalho.

Foto: O acadêmico Maicon Fabiel Schneider, de verde, junto aos demais voluntários de sua equipe de trabalho.

Depoimento: Minha história na Copa do Mundo iniciou em 2013, quando fui voluntário na Copa das Confederações no Rio de Janeiro.  Foi lá que conheci o COL (Comitê Organizador Local da FIFA) e algumas áreas do transporte, principalmente o transporte de mídia, onde atuei e conheci muitos profissionais da imprensa mundial.

O trabalho voluntário abriu as portas pra fazer parte do Comitê que estava sendo montado em Porto Alegre e, assim, fui contratado pra ser coordenador de transporte de mídia. Passamos três meses no escritório planejando rotas, enviando ofícios para EPTC (Empresa Portoalegrense de Transporte Coletivo), cronometrado tempo de saída e chegada de coletivos a Hotéis e destes para do Estádio Beira Rio, etc. Nossa dificuldade era encontrar ruas ou avenidas de acesso, onde  os ônibus poderiam passar com facilidade, pois  Porto Alegre possui  muitas arvores, viadutos baixos, horários de pico, ruas trancadas no domingo, e isso fez que o planejamento sofresse constantes alterações.

 Após todo o planejamento também tínhamos que fazer o treinamento dos motoristas e voluntários. Pessoas fundamentais no evento, todo o planejamento era respaldado neles. Assim, foi imprescindível fazer o treinamento motivacional, onde tanto os motoristas que eram terceirizados, quanto os voluntários puderam sentir ‘o gosto’ de participar da Copa do Mundo e deu tudo certo.

Os primeiros dias foram mais de acertos e depois era só manter o cronograma do planejamento e ter flexibilidade com questões externas que apareceram. No fim foi uma disputa de sentimentos: de um lado, a  alegria de que tudo tinha dado certo e de outro, a  saudade, pois o evento  havia acabado. Aprendi muito com minha experiência na Copa do Mundo e, principalmente, a aproveitar as oportunidades que a vida oferece e fazer o melhor sempre. Há, também aprendi na prática, um pouco sobre a logística no transporte de passageiros.


Em Natal – RN

Foto: Acadêmico Guilherme de O. L. de Ávila no Sítio Arqueológico do Lajeto Soledade em Apodí-RN, durante visita técnica pelas cidades do interior do Rio Grande do Norte.

Foto: Acadêmico Guilherme de O. L. de Ávila no Sítio Arqueológico do Lajeto Soledade em Apodí-RN, durante visita técnica pelas cidades do interior do Rio Grande do Norte.

Depoimento: Aluno do 7º semestre do curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi selecionado, com três outras alunas da UFPel, através de Edital Interno, para participar da Mobilidade Acadêmica Nacional, oferecida e financiada pela ANDIFES em parceria com o SANTANDER. A instituição escolhida foi a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), localizada em Natal-RN:

“O porquê da minha escolha em cursar um semestre de Bacharelado em Turismo na UFRN foi à notícia dada em abril de 2014, da aprovação do primeiro Doutorado em Turismo em uma instituição de ensino superior pública e o segundo, apenas, do Brasil, na área. Tendo como objetivo profissional a formação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), vi nesta opção de destino para a mobilidade, uma importante oportunidade de conhecer uma Instituição que oferece esse nível de formação na área de Turismo”

As disciplinas escolhidas para compor o meu plano de estudos foram: Agências de Viagens; Consultoria Turística; Planejamento Turístico II; Sociedade, Estado e Políticas Públicas no Turismo; Dinâmicas Recreativas de Grupos e Espaços; Gastronomia e Turismo e Noções de Direito e Legislação Turística.

Tive a oportunidade, através de uma visita técnica da disciplina de Consultoria Turística, de visitar o interior do estado do tendo como objetivo principal a visualização do planejamento turístico adotado pelo Estado, este dividido por cinco polos turísticos: Costa das Dunas, Costa Branca, Seridó, Serrano e Agreste/Trairí.

“Em três dias de visita, notei a diversidade de cultura e paisagem presentes na região nordeste do Brasil e, com isso, refleti sobre a IMPORTÂNCIA DO TURISMÓLOGO no planejamento da atividade turística, promovendo um desenvolvimento sustentável e descentralizado, através do incentivo aos segmentos de Turismo Comunitário, Rural, de Aventura, de Natureza, enfim, tantos outros possíveis de serem bem trabalhados, tendo um bom profissional capaz de ter um olhar multidisciplinar sobre o atrativo”.

Minhas aulas estão previstas para serem finalizadas no dia seis de dezembro, quando voltarei para a cidade de Pelotas e seguirei  para o  último semestre no Curso de Turismo da UFPel, junto da turma ATT2015.

PARTICIPAÇÃO EXPRESSIVA

anptur

 

A participação do Curso de Turismo da UFPel no XI Seminário Anual  da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, aconteceu em de forma expressiva. Para lá se deslocaram sete pesquisadores do turismo – seis docentes e uma técnica administrativa, todos com seus trabalhos devidamente aceitos para serem apresentados nos vários GT’s que compõem a programação da XI Edição do Evento. Organizado pela Universidade do Estado do Ceará – UECE, o Seminário constitui-se em fórum de debate, reflexões e propostas de pesquisadores, docentes e estudiosos da área dispostos a interagir, apresentar e discutir ideias e propor soluções para as problemáticas afetas ao turismo. Com certeza, a expressiva participação da UFPel denota a sua  capacidade de colaboração, além de sua capacitação para a pesquisa em turismo, redundando de forma positiva na qualidade de seu Curso de Turismo, destacando-o no cenário gaúcho e nacional.


# PARTINDO REINO UNIDO

Talita Ferrão e Allan Cerbaro: acadêmicos do Curso de Bacharelado em Turismo da UFPel selecionados para o Projeto de Qualificação Internacional – 2014 do MTur/CAPES.

Talita Ferrão e Allan Cerbaro: acadêmicos do Curso de Bacharelado em Turismo da UFPel selecionados para o Projeto de Qualificação Internacional – 2014 do MTur/CAPES.

Concorrendo com estudantes brasileiros de cursos de bacharelado/licenciatura/tecnólogo em Turismo e/ou hospitalidade, Talita e Allan, foram contemplados com bolsas de estudo concedidas pelo Ministério de Turismo (MTur) e apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Realizarão curso de capacitação em técnicas avançadas de gestão do turismo e hospitalidade em escolas de excelência do Reino Unido. Parabéns aos acadêmicos!


Critérios para Reingresso, Reopção e Transferência – 2014/2

EDITAL CRA Nº 017/2014 – Reingresso, Reopção e Transferência – 2014/2

Critérios para seleção do Curso de Bacharelado em Turismo.

Será destinado um terço (16) das vagas totais (48) para cada modalidade de ingresso descrita no Edital. Caso uma das modalidades não tenha candidatos suficientes para atingir o número de vagas previamente destinadas a cada uma delas, e haja um número maior de candidatos para outra modalidade de ingresso, haverá remanejamento das vagas a fim de ocupar o máximo de vagas oferecidas no Curso.

TRANSFERÊNCIAS: Respeitando-se os termos do EDITAL Nº 017/2014, temos como condições e critérios adicionais: Acadêmicos de Curso Superior de Turismo oriundos de outras Instituições de Ensino Superior – IES, e que tenham concluído no mínimo um semestre na IES de origem, não podendo, entretanto, ingressar no último semestre do curso da UFPel. Além destas condições, será considerado como critério de seleção o maior número de créditos cursados nas disciplinas que compõem a matriz curricular do curso e, se necessário, como critério de desempate a maior média no histórico escolar.

REOPÇÃO: Respeitando-se os termos do EDITAL Nº 017/2014, temos como critérios adicionais que o acadêmico tenha cursado no mínimo dois semestre no curso de origem; ou três disciplinas que possam ser aproveitadas no Curso de Bacharelado em Turismo; ou ter cursado três disciplinas como aluno especial no Curso de Bacharelado em Turismo. Caso se faça necessário, como critério de desempate teremos a maior média no histórico escolar do curso de origem.

REINGRESSO: Respeitando-se os termos do EDITAL Nº 017/2014, temos como critérios adicionais: ter cursado no mínimo um semestre do Curso de Bacharelado em Turismo da UFPel e que por qualquer motivo tenha desistido de cursá-lo. Em caso de empate serão priorizados os alunos com o maior número de créditos já cursados e a maior média no histórico escolar dos créditos já cursados.

Colegiado do Curso de Bacharelado em Turismo

BOAS NOVAS DE ANO NOVO

Sem escala, direto da graduação ao mestrado

Quatro egressos do Curso de Turismo da UFPel foram selecionados para o Mestrado em Turismo da UCS, obtendo inclusive as três primeiras colocações: Parabéns Rita Gabriela CarvalhoCharlene Del PuertoSara Massotti Bonin e Felipe Decol.

Futuramente, mais duas doutoras no Turismo da UFPel

No quesito qualificação docente, o Curso de Turismo da UFPel registra o afastamento para realização de doutorado das professoras Caroline Ciliane Ceretta – Doutorado em Desenvolvimento Rural na UFSM, com tema da tese voltado ao turismo e a gastronomia, e Laura Rudzewicz – Doutorado em Geografia na UFRGS, com tema voltado ao turismo e a paisagem. Assim,  em breve, o DTur contará somente com docentes qualificados em nível de doutorado em seu quadro docente.

Visita técnica a restaurante

Os alunos do Curso de Bacharelado em  Turismo realizaram visita técnica ao restaurante La Cabaña, no dia 11/08, como  atividade integrante da disciplina Gestão da Qualidade em Serviços, do Prof. Fabiano  Fritzen.

A proposta foi realizar a análise do desempenho da linha de  frente em serviços em aspectos como velocidade para iniciar e executar o  atendimento, competência e comunicação. Não obstante, os alunos avaliaram, também, o serviço em seus  aspectos de limpeza, conforto, segurança, entre outros. A proposta é gerar  relatórios de avaliação capazes de identificar oportunidades de melhoria no  perfil do serviço, em seus processos e para as pessoas que nele  trabalham.

1538721_721583024519652_600946412_n

Alunos do Curso de Turismo realizam visita aos municípios de Porto Alegre e Guaíba

No último dia 08, um grupo de 37 alunos do Curso de Bacharelado em Turismo realizou visita técnica aos municípios de Porto Alegre e Guaíba sob coordenação da Profa. Laura Rudzewicz. A atividade foi realizada durante a disciplina de Geografia do Turismo (2º e 4º semestre do curso) e teve como objetivo oferecer aos alunos a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos trabalhados ao longo da disciplina, no que se refere a organização do espaço turístico e a apropriação da paisagem pelo turismo.

Imagem 01

Em Porto Alegre o grupo realizou o city tour Linha Turismo – Roteiro Centro Histórico, onde os alunos foram instigados à perceber a organização espacial dos atrativos, equipamentos e serviços turísticos da capital do Estado. Após, houve visita ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, quando os alunos interagiram com alguns conceitos e conhecimentos trabalhados na Geografia do Turismo, através de experiências lúdicas e divertidas ao longo das exposições.

Imagem 2

A tarde foi realizado o deslocamento para o município de Guaíba utilizando-se do transporte hidroviário e após, os alunos iniciaram um passeio turístico com o ônibus Jardineira. Na ocasião, foi realizada visitação ao Centro Histórico de Guaíba e ao Espaço Vitrine Cultural. Além de ter acesso a informações sobre a história e o atual ressurgimento do turismo em Guaíba, os estudantes puderam apreciar uma vista diferenciada da paisagem de Porto Alegre, do outro lado do Lago Guaíba.

Imagem 03

 

Imagens (Fonte: Profa. Laura Rudzewicz):

Imagem 01 – Grupo de alunos no City Tour Linha Turismo em Porto Alegre

Imagem 02 – Grupo de alunos em visita ao Centro Histórico de Guaíba

Imagem 03 – Grupo de alunos do 2º e 4º semestre do Curso de Turismo em visita técnica