Projeto de Pesquisa

Visitas Monitoradas pelos Prédios da Universidade Federal de Pelotas 2

O projeto, com ênfase em extensão, tem por objetivo elaborar e realizar visitas pelo patrimônio cultural edificado da Universidade, visando divulgar, valorizar e preservar esse patrimônio, pois, considera-se que o mesmo deve ser utilizado e apropriado pela sociedade para que esta se sinta pertencente e identificada a ele.

As visitas pelos prédios da UFPel vêm sendo realizadas desde 2009 e, até março de 2020, foram presenciais. Porém, com a pandemia da Covid19 foram desenvolvidas atividades virtuais com o uso da tecnologia, como: roteiros virtuais a partir do Google Earth e Street View; podcasts: “Conta mais, UFPel”; e vídeos explicativos: “Patrimônio Edificado da UFPel em 1 minuto”, todos abordando o patrimônio cultural edificado da Universidade.

As atividades estão disponíveis no Facebook e Instagram do projeto e no link: https://linktr.ee/projetovisitasmonitoradas.

Atualmente, as visitas presenciais foram retomadas.

Hotelaria em Pelotas: histórias a partir de diferentes fontes

O projeto, com ênfase em pesquisa, tem por objetivo analisar a hotelaria e sua relação com as transformações ocorridas no espaço urbano de Pelotas durante o século XX.

A questão de pesquisa é “Quais as transformações que ocorrem no espaço urbano e na hotelaria da cidade de Pelotas durante o século XX? As informações são coletadas em diferentes fontes, como a imprensa, incluindo jornais e almanaques, os processos crimes, os processos trabalhistas, as fichas de qualificação profissional da DRT e a história oral.

A análise busca contemplar uma reflexão sobre a hotelaria em Pelotas e sua relação com o espaço urbano em transformação, utilizando referenciais da história urbana e da história cultural.

Projeto: Café com Turismo

Objetivo é criar um espaço de diálogo e reflexão sobre a formação e atuação profissional em Turismo através da realização de encontros mensais, que têm ocorrido no formato remoto desde agosto de 2020. O público-alvo principal são os acadêmicos do curso de Turismo e de outros cursos da UFPel, além de docentes, egressos e outros profissionais atuantes na área do Turismo e comunidade em geral interessada.

Atualmente conta com duas ações:

–          Encontros mensais Café com Turismo em 2022

–          Café com Turismo – Curiosidades #VocêSabiaTur?

Confira também o Projeto Café com Turismo nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/ufpel.cafecomturismo/

Facebook: https://www.facebook.com/ufpel.cafecomturismo

 

Projeto: Caminhos da Palma

Caminhos da Palma foi um projeto de pesquisa e organização para a composição de dois roteiros para a visitação ao Centro Agropecuário da Palma/CAP.

Tal projeto objetivou roteirizar duas trilhas em termos de educação patrimonial e ambiental, oportunizando aos acadêmicos realizar a significação de atrativos, no caso os elementos naturais e culturais encontrados nos caminhos.

Resulta da sequência de dois outros projetos, a saber: os projetos ‘Palma Turismo’ e ‘Plano de Manejo para o CAP ’.

 

Visitas Pedagógicas

A visita pedagógica consiste em um itinerário percorrido a pé, selecionando aqueles espaços que atendam aos valores culturais, à memória histórica, ao patrimônio cultural e a pluralidade de identidades da cidade, tendo um importante papel no que se refere à identidade e memória da Pelotas.

As atividades são realizadas pelos alunos do Curso de Turismo que durante o percurso vão provocando situações de aprendizado.

 

Turismo, Lazer e Museus: diálogos possíveis

 Projeto se propõe a pensar, identificar, articular e promover ações que tenham como referência as expressões culturais tradicionais, locais e territoriais, com o intuito de conhecer, visibilizar, valorizar e preservar as memórias, histórias, os patrimônios, os saberes e fazeres, prioritariamente das comunidades, grupos e sujeitos historicamente excluídos;

 Potencializando entidades ou grupos já existentes e que possam contribuir para a transformação social de comunidades e territórios a partir de um processo autônomo e de protagonismo comunitário.

 

Ludoteca do Turismo

Estudar, elaborar e realizar atividades lúdico-pedagógicas que versem sobre o Turismo e sua relação com a Cidadania, o Patrimônio Histórico e Cultural, o Meio Ambiente e a Sustentabilidade, para serem utilizados em ações educacionais junto a crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência.