Dia do Turismo

O Dia Mundial do Turismo, celebrado anualmente em 27 de setembro, foi instituído pela Organização Mundial do Turismo (OMT). Desde 1980, essa data tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância do turismo e seu impacto social, cultural e econômico no mundo.

Neste Dia Mundial do Turismo, é um momento ideal para celebrarmos a diversidade de experiências que o turismo proporciona e refletirmos sobre como podemos viajar de maneira mais responsável, respeitando os destinos que visitamos e suas culturas. Que possamos aproveitar essa data para valorizar as belezas do nosso planeta e o poder transformador que o turismo pode ter em nossas vidas e comunidades.

Projeto Café com Turismo aborda “Gestão Sustentável do Turismo na Serra dos Tapes”.

O Curso de Turismo realizará na próxima semana (quarta-feira, 25/09), no formato presencial, a próxima edição do evento Café com Turismo. O projeto tem como objetivo oportunizar a troca de experiências entre profissionais de Turismo, discentes, egressos, estudantes de outros cursos e instituições e a comunidade em geral. O evento é gratuito e aberto ao público.

Esta edição terá como tema “Gestão Sustentável do Turismo na Serra dos Tapes”, com o convidado especial, o especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável e gestor da Via Ecológica Serra dos Tapes, Leandro Karam. O evento ocorrerá no dia 25 de setembro às 17:00 no Auditório Acadêmico – Campus Anglo.

As inscrições são limitadas e podem ser realizadas no seguinte link: https://forms.gle/NC7Fq5BJ4VmNZ9Z86 ou pelo instagram @cafecomturismoufpel

Para mais informações acesse:

Instagram: @cafecomturismoufpel

Página do projeto no Facebook: https://www.facebook.com/ufpel.cafecomturismo

Projeto Café com Turismo aborda “Vivências no setor de eventos em Pelotas e região”.

O Curso de Turismo realizará na próxima semana (quarta-feira, 28/08), no formato presencial, a próxima edição do evento Café com Turismo. O projeto tem como objetivo oportunizar a troca de experiências entre profissionais de Turismo, discentes, egressos, estudantes de outros cursos e instituições e a comunidade em geral. O evento é gratuito e aberto ao público.

Esta edição terá como tema “Vivências no setor de eventos em Pelotas e região”, com o convidado especial, a proprietária da produtora Maximize. O evento ocorre no dia 28/08 às 17h no formato presencial no Auditório Acadêmico – Campus Anglo.

As inscrições são limitadas e podem ser realizadas no seguinte link: https://forms.gle/5uHzBgyjBmRiqGeV6

Instagram: https://www.instagram.com/ufpel.cafecomturismo/

Página do projeto no Facebook: https://www.facebook.com/ufpel.cafecomturismo

Homologação das inscrições para Coordenação do Curso de Turismo

A Comissão Eleitoral homologa as inscrições no Edital para eleição para os cargos de Coordenador e de Coordenador Adjunto do Colegiado do Curso de Turismo dos professores:

Coordenação:
Prof. Guilherme Garcia Velasquez

Coordenação Adjunta:
Profa. Gisele Silva Pereira

Projeto Café com Turismo aborda “Pós-Graduação em Turismo: Os programas e sua relevância na área”.

O Curso de Turismo realizará na próxima semana (quarta-feira, 28/02), no formato remotol, a próxima edição do evento Café com Turismo. O projeto tem como objetivo oportunizar a troca de experiências entre profissionais de Turismo, discentes, egressos, estudantes de outros cursos e instituições e a comunidade em geral. O evento é gratuito e aberto ao público.

Esta edição terá como tema “Pós-Graduação em Turismo: Os programas e sua relevância na área”, com a convidada especial, Bacharel em Turismo, Especialista em Turismo Empreendedor, Mestre e Doutora em Engenharia Ambiental, Sra. Kerlei Sonaglio.

O evento ocorre no dia 28/02 às 16h no formato remoto.

As inscrições são limitadas e podem ser realizadas no seguinte link: https://forms.gle/AL1UzzHdrg5NNAAY9

Para mais informações acesse:

Instagram: https://www.instagram.com/ufpel.cafecomturismo/

Página do projeto no Facebook: https://www.facebook.com/ufpel.cafecomturismo

Viagem técnica para Gramado e Canela

No dia 02/12/2023, o curso de Turismo da UFPel realizou uma saída de campo com destino à Gramado. A atividade fez parte do planejamento das disciplinas de: História e Turismo, Turismo Contemporâneo, Gestão Ambiental e Marketing Turístico.
No primeiro momento a Secretaria de Turismo de Gramado proveu de uma palestra para os alunos. Após isso foi realizada uma visitação ao Centro de Eventos Expogramado. Posteriormente os alunos puderam fazer um roteiro de observação pelo centro de Gramado, observando seu posicionamento e imagem turística adotada pelo município.
Dali seguiu-se para Canela, onde foi visitado a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes e o centro da cidade.

Alunos do curso de Turismo em viagem técnica ao Capão do Leão

No dia 29/11/2023, o curso de Turismo da UFPel realizou uma saída de campo com destino a Capão do Leão. A atividade fez parte do planejamento de duas disciplinas do curso: Marketing Turístico e Comunicação e Turismo.
Foi realizado uma trilha percorrendo a antiga mineração da cidade, inativa desde 2013. Dali seguiu-se para a pedreira onde se realiza o evento Sonho de Natal.
Em seguida foi realizado uma observação da praça central da cidade e um encontro com a Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo, onde foi exposto potenciais turísticos da cidade, eventos que ocorrerão em 2024, como por exemplo a Feira do Livro. Foi demonstrado também o interesse em atrair visitantes apoiando o empreendedorismo na cidade.

Alunos do curso de Turismo da UFPel em viagem técnica a Porto Alegre

No dia 18/11/2023, o Curso de Turismo da UFPEL realizou uma saída de campo com destino à Porto Alegre. A atividade fez parte do planejamento de duas disciplinas do curso: Gestão de Agências de viagens e transportes turísticos, cujo intuito foi estudar os modais de transporte e sua interação com o destino; e, de Maketing Turístico, com intenção de observar o posicionamento e imagem turística de Porto Alegre como destino.
O estudo começou no ônibus, discutindo o modal rodoviário e a situação da BR 116. No Aeroporto Internacional Salgado Filho, além de conhecer características do sistema aeroviário, fomos recebidos pela Latam e pode-se observar o funcionamento do aeroporto, uma das principais portas de entradas de turistas do estado. Dali seguiu-se para o centro histórico de Porto Alegre através do modal ferroviário, onde tivemos uma explicação do sistema operacional do aeromóvel e Trensurb. No centro da cidade, Mercado Público e Praça da Alfândega, considerou-se a partir da paisagem a relação entre transportes e transformações urbanas. Passando pelo Cais Mauá, outro objeto de estudo, embarcou-se no catamarã – modal hidroviário – até o Pontal, espaço recentemente refuncionalizado, onde os alunos puderam observar a (re)estruturação do espaço.

Relato de Experiência – Mobilidade na UFPR – Aluna Alana Rodrigues Fraga

Acredito que meu processo de mobilidade acadêmica começou muito antes de todo o planejamento, documentos e planos para realizar esse acontecimento. Sempre estive em contato com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) mesmo sem perceber, admirando e trabalhando em pesquisas com docentes da universidade, em workshops e palestras online.

Em 2020 nos vimos em meio a uma pandemia, onde tudo ficou incerto e assustador, e isso incluiu nossa carreira no turismo, foi onde me vi com certo medo, já que estava me aproximando metade final do processo de graduação. Assim, a mobilidade acadêmica surgiu para mim como uma forma de me impulsionar novamente na área, abrindo minhas perspectivas e tendo uma nova visão do que eu gostaria para minha carreira.

Em 2022, os processos para mobilidade acabavam de retornar nas universidades, e foi nessa oportunidade que me abracei como um motivador dentro do curso de turismo. Em conversa com o coordenador na época na UFPel, fui extremamente incentivada a realizar esse feito (obrigada, professor Fábio), e juntos desenvolvemos um planejamento para que pudesse finalizar a graduação na UFPR, já que estava nos últimos semestres.

Assim, fiz minha mudança para Curitiba em maio de 2022 para começar as aulas no mês seguinte. No início foram um turbilhão de emoções, tanto pela realização de uma vontade antiga, quanto pela ansiedade de conhecer minhas novas oportunidades e até mesmo o estranhamento por viver aulas presenciais novamente com colegas e professores que não conhecia.

Por fim, a experiência foi incrível, conheci pessoas que se tornaram meus grandes amigos, professores maravilhosos e tive a oportunidade de entender o que fazia sentido para minha futura carreira como turismóloga. Além disso, com o apoio da nova coordenadora do curso na UFPel (obrigada, professora Natalia), pude estender o meu tempo de mobilidade para que conseguisse fechar meus projetos na universidade. Nesse processo todo, entendi a área do turismo que me deixava feliz e me encontrei na pesquisa, vendo nascer em mim uma enorme empolgação por seguir estudando turismo.

A Universidade Federal de Pelotas foi muito importante na minha carreira, me mostrando o meu potencial no turismo, me apresentando pessoas e oportunidades, e unida à mobilidade acadêmica na Universidade Federal do Paraná, sinto que esse potencial foi confirmado novamente. Por isso, vejo as duas universidades como essenciais na minha vida, e não somente profissional, mas pessoal também, pois as descobertas pessoais foram infinitas.

Acredito que todo estudante precise passar por essa experiência em algum momento da graduação, seja em uma mobilidade nacional ou internacional, a vivência é extremamente enriquecedora em diversos setores da nossa jornada. A mobilidade nos permite ver além do nosso local de costume, entendendo o turismo por outro olhar, outras práticas, outras culturas e percepções, coisas que para nós, profissionais do turismo, é de grande necessidade, sendo um grande agregador na nossa trajetória.

31º Café com Turismo aborda o encontro do Turismo com a Gastronomia

O curso de bacharelado em Turismo da UFPel realizará, na próxima quarta-feira (29), a 31ª edição do evento Café com Turismo. Dessa vez, a temática abordada será “Turismo e Gastronomia: o case Imperatriz Doces Finos”.

Para falar sobre o assunto, o Café com Turismo contará com a participação do guia de turismo e administrador das lojas da Imperatriz Doces Finos David William Jeske.

 

O evento ocorre na próxima quarta-feira (29), às 17h, no Auditório da Reitoria. As vagas são limitadas, por isso é necessário realizar a inscrição, por meio deste link.

O Café com Turismo tem como objetivo oportunizar a troca de experiências entre profissionais de Turismo, estudantes do curso, egressos, pessoas de outros cursos e instituições e a comunidade interessada no tema. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

Mais informações podem ser encontradas nos perfis do projeto nas mídias sociais:
– Instagram
– Facebook