Lab. de Pesquisa

Projetos de Pesquisa (em andamento):

 

Título: A História da Hotelaria em Pelotas na Primeira Metade do Século XX

 

Coordenadora: Dalila Müller

 

Descrição: O presente projeto visa traçar a história da hotelaria em Pelotas na primeira metade do século XX. Este projeto busca resgatar elementos essenciais para a reconstrução da memória da cidade, uma vez que os hotéis se caracterizaram como locais de hospedagem e de sociabilidade urbana. No final do século XIX e início do século XX Pelotas se destacou pelo seu progresso econômico, urbano e sociocultural e pelas atividades de lazer, possuindo fama de riqueza, prosperidade e intelectualidade, porém, na década de 1930, Pelotas começa a perder sua hegemonia econômica, política, social e cultural e sua importância no cenário estadual. Desse modo, trabalha-se com a hipótese de que a hotelaria reflete o contexto socioeconômico no qual está inserida, ou seja, apresenta um desenvolvimento durante os períodos de auge da economia de Pelotas e declina quando a cidade entra em crise. A pesquisa consistirá numa pesquisa histórica, sendo a coleta de dados realizada através de pesquisa documental e bibliográfica e de história oral.

 

Título: A trajetória do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Pelotas – UFPel (2000-2016)

 

Coordenadora: Dalila Müller

 

Descrição: O presente projeto visa pesquisar os aspectos históricos do Curso de Bacharelado em Turismo da UFPel e suas contribuições para a formação profissional nesta área do conhecimento. O Curso de Turismo iniciou suas atividades no ano de 2000, estando em funcionamento por 16 anos. Em maio de 2006 foi reconhecido pelo MEC. Pretende-se pesquisar sobre o processo de criação e a trajetória do curso ao longo destes anos. Para tal, a coleta de dados será realizada em fontes bibliográficas, documentais e entrevistas. Assim, tem-se como meta a elaboração de uma linha de tempo com os principais aspectos históricos do Curso de Bacharelado em Turismo da UFPel.

 

Título: Especificidades Gastronômicas da Costa Doce: possibilidades regionais para o lazer e o turismo

 

Coordenadora: Andyara Lima Barbosa

 

Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por objetivo geral definir as especificidades   gastronômicas da região da Costa Doce enquanto possibilidade potencial motivadora de fluxos de deslocamentos de lazer não turístico e turístico na modalidade turismo gastronômico. Como objetivos específicos destacam-se: buscar, sistematizar e analisar  as informações referentes ao potencial dos elementos gastronômicos; posicionar os elementos gastronômicos na atividade turística (atrativo principal, diferencial complementar ou oferta técnica relevante); definir a região como um potencial destino de turismo gastronômico do estado do Rio Grande do Sul e, se, possível,  mapear as especificidades gastronômicas da Costa Doce, organizando-a em termos de trajetos, tais como circuitos, corredores ou similares.

 

Título: Análise do Potencial do turismo industrial de Pelotas

 

Coordenadora: Nara Nilcéia da Silva Santos

 

Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por objetivos estudar o processo de industrialização e modernização no município de Pelotas; identificar a localização industrial no município de Pelotas; e identificar o patrimônio industrial atual no município de Pelotas.