Início do conteúdo
    Notícias
  • A 4ª edição do Café com Turismo trouxe temática sobre o setor de eventos

    No dia 21 de agosto de 2019, a Coordenação do Curso de Bacharelado em
    Turismo, em parceria com o Escritório de Eventos e o Diretório Acadêmico do
    Curso de Turismo – DATur, realizou a quarta edição do Café com Turismo. O
    evento consiste em rodas de conversa com egressos do Curso de Turismo da
    UFPel e profissionais da área, para que os alunos possam entender melhor
    tanto a realidade do mundo do trabalho como realizar trocas de experiências,
    criando um espaço de diálogo entre discentes de outros cursos, egressos e
    professores.
    A primeira edição do segundo semestre de 2019 contou com a presença de
    Eduarda Caldeira Peres Nogueira, egressa do curso que atua na área de
    eventos e proprietária da empresa Maximize Produções. Eduarda trouxe
    relatos sobre sua trajetória acadêmica na Universidade Federal de Pelotas e as
    contribuições do Curso de Turismo para sua atuação profissional, bem como a
    criação da rede de contatos que estabeleceu ao longo da graduação.
    Ao fim, ressaltou as dificuldades ao longo da carreira por ser mulher e,
    principalmente, proprietária de uma empresa, e como a experiência e o
    aprendizado enquanto estudante do Curso de Turismo propiciaram ter uma
    visão diferenciada do ramo.
    O evento Café com Turismo está aberto a toda a comunidade acadêmica da
    UFPel e demais interessados no tema do Turismo, sendo a participação
    gratuita. Os encontros ocorrem uma vez ao mês, às 17h, nos auditórios do 4º
    andar – Campus Anglo.

     

  • FORMATURA INTERNA DA FAT 2019/1 – 06/09/2019

    Na próxima sexta-feira, dia 06/09/2019, acontecerá a formatura interna da Faculdade de Administração e de Turismo 2019/1. A cerimônia ocorrerá às 19h no Auditório da Reitoria, no Campus Anglo da UFPel. A lista de formandos segue de cada curso segue no link abaixo:

    Administração – Noturno

    Administração – Vespertino

    Gestão Pública

    Processos Gerenciais

    Turismo

    Abaixo, seguem algumas instruções:

    • Cada formando poderá levar 3 convidados, pois o espaço é limitado;
    • A chegada dos formandos deve ocorrer com 30 minutos de antecedência;
    • Aqueles que não puderem comparecer por algum motivo e queiram mandar um representante, o mesmo deverá vir acompanhado de procuração registrada em cartório com fins específicos de representar o acadêmico junto a colação de grau bem como autorizar a retirada do certificado de conclusão de curso/diploma;
  • MATRÍCULAS ESPECIAIS 2019/2

    Os cursos de graduação da Faculdade de Administração e de Turismo (Administração Vespertino, Administração Noturno, Gestão Pública, Processos Gerenciais e Turismo) vem informar a todos o procedimento a ser adotado na matrícula especial. Estamos publicando no site de cada curso um link no qual será disponibilizado um formulário a ser preenchido pelo discente interessado, onde o mesmo informará a disciplina que pretende cursar, além dos outros dados constantes no documento. Junto a este link, está sendo divulgado o horário das disciplinas com os códigos de cada uma delas. Abaixo, seguem normas a serem seguidas no procedimento:

    • Os alunos de cursos de fora da FAT precisam solicitar aos seus respectivos colegiados que encaminhem autorização de matrícula especial via SEI até o dia 14/08/2019;
    • A matrícula não é feita por ordem de horário da sua realização, mas sim pelos critérios que seguem abaixo, destacados em itálico;
    • Cada aluno poderá solicitar no máximo 2 (duas) disciplinas.
    • Os alunos do curso de Administração podem solicitar matrícula em quantas disciplina desejar do mesmo curso do turno inverso tendo em vista que, por decisão do COCEPE, não são mais vistos como cursos distintos.

    Enfatizamos que na lista de disciplinas a serem escolhidas no formulário constam todas as disciplinas dos cursos, não apenas as que estão sendo ofertadas. Assim, antes da solicitação analise os pdf com as ofertas e as vagas do atual semestre.

    Critérios

    1º) Formandos dos cursos de graduação da FAT – 2019/2;

    2º) Formandos dos cursos de graduação da FAT – 2020/1;

    3º) Alunos da FAT com a integralização curricular mais completa no curso da disciplina que desejam cursar;

    4º) Alunos de Fora da FAT com a integralização curricular mais completa.

    Formulário de Solicitação de Matrícula Especial

    Horários e Vagas – Administração Vespertino

    Horários e Vagas – Administração Noturno

    Horários e Vagas – Turismo

    Horários e Vagas – Gestão Pública

    Horários e Vagas – Processos Gerenciais

  • CURSO DE TURISMO E A FENADOCE: UMA DOCE DISCUSSÃO

    No último dia 03 de julho, os alunos da disciplina de Gestão de Eventos, do Curso de Bacharelado emTurismo da UFPEL puderam conhecer um pouco  mais da Gestão da Fenadoce num importante momento de reflexão e discussão deste evento que é estratégico cultural e socioeconomicamente para Pelotas e região sul. A  Professora Dra. Caroline Ceretta relatou que a visita do prefeito da Feira e funcionário do CDL na UFPEL, Renan Martinez, trouxe singular conhecimento sobre o processo de organização da Feira, e uma ótima discussão da importância do planejamento das atividades para atender as expectativas de residentes e turistas. Além disso, salientou que as alianças público-privadas são fundamentais para o desenvolvimento do turismo e que a comunidade é a maior beneficiada desta integração. Para os alunos, estas oportunidades de diálogos são uma base sólida para a reflexão do valor da atividade turística nos destinos. A Universidade abrindo as portas para estes momentos de interação mostra sua função de promover o debate e difundir o conhecimento em todos os aspectos.

  • A 3ª edição do Café Com Turismo abordou o tema agências de viagens

    Na última quarta-feira, dia 03 de julho de 2019, a Coordenação do Curso de Bacharelado em Turismo, em parceria com o Escritório de Eventos e o Diretório Acadêmico do Curso de Turismo – DATur, realizou a terceira edição do Café Com Turismo. O evento consiste em rodas de conversa com egressos do Curso de Turismo da UFPel e profissionais da área, para que os alunos possam ter uma aproximação com a realidade do mundo do trabalho. A ideia é criar um espaço de diálogo entre alunos, egressos, professores e profissionais relacionados ao Turismo em Pelotas e região.

    A última edição contou com a presença de Lucas Krüger Klug, egresso do curso, e que atua na agência de viagens MBTur, em Pelotas. O convidado relatou sobre sua trajetória acadêmica, ressaltando a importância da participação nos projetos de pesquisa, ensino e extensão e, também, sobre o próprio Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “A Motivação dos turistas na escolha dos shows de entretenimento em Las Vegas”. Por fim Lucas descreveu sua experiência no ramo das agências de viagens e reforçou a importância da formação acadêmica em Turismo para sua vida profissional.

    O evento está aberto a toda a comunidade acadêmica da UFPel e demais interessados. Os encontros ocorrem em uma quarta-feira do mês, às 17h, nos auditórios do 4º andar – Campus Anglo.

  • Caravana do Curso de Turismo da UFPel segue para o evento Festival de Turismo das Cataratas em Foz do Iguaçu

    Na tarde de hoje, partiu de Pelotas a caravana com 28 alunos e professores do Curso de Bacharelado em Turismo da UFPel, acompanhados da Profa. Laura Rudzewicz, Coordenadora do Curso de Turismo, e Prof. Cristiano Hamman, do Departamento de Administração da FAT. A caravana segue para Foz do Iguaçu, no Paraná, para participação no 14º Festival de Turismo das Cataratas/13º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, que ocorrerá de 12 a 14 de junho de 2019. Os alunos apresentarão 12 trabalhos aprovados pela organização do evento, conforme quadro abaixo. Esta ação está sendo viabilizada pelo edital de auxílio eventos da PRAE – 01/2019, com apoio da FAT/UFPel, a partir da iniciativa do Diretório Acadêmico do Turismo (DATUR) de inscrever candidatura para solicitação de transporte coletivo.

     

     

    TÍTULO DO TRABALHO AUTORES
    A TRADIÇÃO DOCEIRA DE PELOTAS COMO BASE PARA O TURISMO DE EXPERIÊNCIA: UMA POSSIBILIDADE PARA A DIVERSIFICAÇÃO DA OFERTA TURÍSTICA LOCAL?

    Ketrin Cristina Gabriel,

    Amanda Machado Bonini,

    Laura Rudzewicz

    AS VISÕES DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS PATRIMÔNIOS DO MUNICÍPIO DE PELOTAS

    Helena de Jesus Almeida,

    Priscilla Teixeira da Silva,

    Alice Islabão Lopes

    TURISMO PEDAGÓGICO: UMA DISCUSSÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

    Carla Gomes da Silva,

    Ana Carolina Pedra Rosa,

    Laura Rudzewicz

    O CONTEXTO ATUAL DO DESTINO PELOTAS NA REGIÃO TURÍSTICA COSTA DOCE: A VISÃO DE ATORES LOCAIS DO TURISMO Rita de Cássia dos Reis Viebrantz, Carlos David Uez, Laura Rudzewicz
    INTERNET E O TURISMO: ANÁLISE DA DIVULGAÇÃO E PROMOÇÃO TURÍSTICA DE PELOTAS ATRAVÉS DO PORTAL ONLINE E REDES SOCIAIS

    Patrick Fernandes Goulart

    Pytter Alves Nobre

    Laura Rudzewicz

    O USO DE NOVAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS MEDIANDO A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO NO DESTINO TURÍSTICO: ESTUDO DE CASO DO APLICATIVO “TURISMO VIRTUAL EM PELOTAS”

    Jéssica Campos das Neves Faria, Leonardo Ferreira Resende,

    Laura Rudzewicz

    TURISMO PSICOPEDAGÓGICO E PCD: UMA VIAGEM PARA INCLUSÃO ATRAVÉS DO LÚDICO Rita De Cássia Dos Reis Viebrantz, Liana Rosa Da Silva, Tassiele Viebrantz Cassuriaga, Cristiano Hamman, Priscilla Teixeira Da Silva
    MULHER, FEMININO (A) E GÊNERO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA A PARTIR DAS PUBLICAÇÕES EM TRÊS EVENTOS DA ÁREA DE TURISMO Ketrin Cristina Gabriel, Helena De Jesus Almeida, Andréia Skupien Bianchini, Nathalia Fabiane Da Cruz Leal, Priscilla Teixeira Da Silva
    AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA ATIVIDADE TURÍSTICA: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO FÓRUM INTERNACIONAL DE TURISMO DO IGUASSU, DO ENCONTRO SEMINTUR JR. E DO SEMINÁRIO SEMINTUR Igor Moraes Rodrigues, Alice Islabão Lopes
    HOSPITALIDADE PELOTENSE ATRAVÉS DA VISÃO DE QUEM NÃO ENXERGA Igor Moraes Rodrigues, Alice Islabão Lopes
    O TURISMO NOS PLANOS DIRETORES MUNICIPAIS: O CASO DE PELOTAS/RS Everton Felipe Kaizer, Laura Rudzewicz
    UM LEGADO ESQUECIDO: O TURISMO E A MEMÓRIA DA ESCRAVATURA EM PELOTAS NA CONTEMPORANEIDADE

    Rita de Cássia dos Reis Viebrantz, Tassiele Viebrantz Cassuriaga, Liana Rosa da Silva,

    Rosemar Gomes Lemos