Início do conteúdo
    Notícias
  • Curso de Turismo da FAT realizou a 1ª edição do Café com Turismo

                           No dia 08 de maio de 2019, a Coordenação do Curso de Bacharelado em Turismo realizou, em parceria com o Escritório de Eventos e o Diretório Acadêmico do Curso de Turismo – DATur, a primeira edição do Café com Turismo. Este evento consiste em rodas de conversa sobre a formação e atuação profissional do turismólogo, tendo como convidados egressos do Curso de Turismo da UFPel e outros profissionais da área. O Café com Turismo pretende consolidar-se como um espaço de diálogo e trocas de experiências entre os estudantes do curso e de outros cursos da UFPel, professores, egressos e profissionais atuantes no Turismo. A primeira edição contou com a apresentação de Michele Maino, egressa do curso, e que atua na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Pelotas. Ela relatou sua trajetória acadêmica e profissional na área e apresentou diversas iniciativas e potencialidades do turismo rural em Pelotas. O evento é gratuito e está aberto a toda a comunidade acadêmica da UFPel e demais interessados no tema do Turismo. Os encontros ocorrem mensalmente, e o próximo ocorrerá no dia 05 de junho, às 17h, no auditório Acadêmico, 4º andar Campus Anglo.

    Figura 1: Michele Maino foi a convidada da 1ª edição do Café com Turismo
    Fonte: Acervo Colegiado do Curso de Turismo, 2019

  • Evento Café Com Turismo

    A Coordenação do Curso de Bacharelado em Turismo da UFPEL, em parceria com o Escritório de Eventos e com o Diretório Acadêmico do Curso de Turismo, realiza o evento Café Com Turismo no dia 8 de maio de 2019.
    O evento consiste em rodas de conversa com egressos do Curso de Turismo e profissionais da área, para que os alunos possam entender melhor tanto a realidade do mercado de trabalho como realizar trocas de experiências, dialogando também sobre as expectativas após a graduação.

    Acontece todas as segundas quartas-feiras do mês no Auditório Acadêmico do Campus Anglo – 4º andar, com certificado de 2 horas.

    Participe do Café Comunitário no intervalo do evento: traga seu copo/caneca e traga seu lanche para compartilhar com os colegas!

    Contamos com a presença de vocês!

    Faça sua inscrição preliminar:

    https://forms.gle/eJ9AtH14wPFuvv2H6

  • MATRICULAS ESPECIAIS 2019/1

    Os cursos de graduação da Faculdade de Administração e de Turismo (Administração Vespertino, Administração Noturno, Gestão Pública, Processos Gerenciais e Turismo) vem informar a todos o procedimento a ser adotado na matrícula especial. Estamos publicando no site de cada curso um link no qual será disponibilizado um formulário a ser preenchido pelo discente interessado, onde o mesmo informará a disciplina que pretende cursar, além dos outros dados constantes no documento. Junto a este link, está sendo divulgado o horário das disciplinas com os códigos de cada uma delas. Abaixo, seguem normas a serem seguidas no procedimento:

    • Alunos de cursos de fora da FAT precisam trazer autorização de matrícula especial do seu colegiado no dia 14/03/2019 ou no dia 15/03/2019;
    • A matrícula não é feita por ordem de horário da sua realização, mas sim pelos critérios que seguem abaixo, destacados em itálico;
    • Cada aluno poderá solicitar no máximo 2 (duas) disciplinas.
    • Os alunos do curso de Administração podem solicitar matrícula em quantas disciplina desejar do mesmo curso do turno inverso tendo em vista que, por decisão do COCEPE, não são mais vistos como cursos distintos.

    Enfatizamos que na lista de disciplinas a serem escolhidas no formulário constam todas as disciplinas dos cursos, não apenas as que estão sendo ofertadas. Assim, antes da solicitação analise os pdf com as ofertas e as vagas do atual semestre.

    Critérios

    1º) Formandos dos cursos de graduação da FAT – 2019/1;

    2º) Formandos de cursos de graduação da FAT – 2019/2;

    3º) Alunos da FAT com a Integralização Curricular Mais Completa no Curso da Disciplina que desejam cursar;

    4º) Alunos de Fora da FAT que possuam a Matrícula Mais Antiga.

    Formulário para solicitação de matrícula especial

    Horários e Vagas Processos Gerenciais

    Horários e Vagas Gestão Pública

    Horários e Vagas Turismo

    Horários e Vagas Administração Noturno

    Horários e Vagas Administração Diurno

  • SEMANA ACADÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO 2018

    Reproduzo, em itálico, email da aluna Kauane Oliveira:

    Prezados colegas,
    Finalmente teremos uma semana acadêmica pra chamar de nossa. Confiram nossa programação no evento ou na página. As inscrições estão liberadas e não precisa pagar nada. Serão gerados certificados de horas de acordo com a participação de cada um. Se participar de tudo, tem certificado de 10h.
    OBS: Os minicursos serão ministrados em horários paralelos porém no mesmo dia. Sendo assim não será possível participar de ambos minicursos.

    Qualquer dúvida, estamos respondendo pela página ou pelo evento.
    Contamos com a presença de vocês!
    Corram, pois as vagas são limitadas.

    Evento: https://www.facebook.com/events/242383729960263/

    PALESTRAS:
    5/11 – Marcelo Hofmeister – Administração no Agronegócio
    6/11 – Jabr Hussein Deeb Haj Omar – Macroeconomia
    7/11 – Luiz Gilberto Camargo – Startup/Donamaid
    8/11 – Minicursos:
                                 – Lucas Mascarenhas – “Excel”
                                 – Flávia Azambuja – “Canvas”
    9/11 – Letícia Grill – Mundo do Trabalho
  • Acadêmicos do Curso de Turismo realizam saída de campo nos Museus da Zona Rural de Pelotas e de Morro Redondo

    Na última quarta-feira, dia 3 de outubro, os alunos da disciplina de História de Pelotas:
    turismo, lazer e sociabilidade realizaram saída de campo nos museus da zona rural de
    Pelotas e de Morro Redondo (8º distrito de Pelotas antes da sua emancipação, em 1988). A
    atividade teve o objetivo de conhecer a história das diferentes etnias que ocuparam e
    ocupam a área rural do município de Pelotas e Morro Redondo, a partir do acervo que
    consiste em objetos de uso pessoal, utensílios domésticos e de trabalho, maquinaria,
    equipamentos, fotografias, entre outros. O primeiro museu visitado foi o Museu Histórico
    de Morro Redondo. No local, o grupo foi recebido por dois fundadores do Museu, Ervino
    Büttow e Osmar Franchini, pela voluntária e museóloga Andrea Messias, pela voluntária e
    mestranda do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Milena
    Behling, pelo secretário de Educação, Cultura e Desporto, Anderson Güths, pelo presidente
    da Associação dos Empreendedores de Turismo do Morro Redondo, Luiz Neumann, que
    falou sobre o roteiro de turismo Morro de Amores, pela professora Lorena Ebeling, que fez
    um relato sobre atividades do Museu nas escolas de educação infantil, e por Edite Büttow e
    Maria Helena Armendaris (Doces João de Barro), que expuseram produtos artesanais da
    região. Após, fomos até a Colônia Maciel, onde está localizada a sede do Museu Etnográfico
    da Colônia Maciel, que, em 2017, sofreu o desabamento do telhado. Em vista disso, o
    acervo está no Casarão 6, em Pelotas. Na localidade visitamos o Cemitério, a Igreja Matriz da
    Paróquia de Sant’Anna e conversamos com o Padre Luiz Armindo Capone. Posteriormente
    visitamos o Museu Gruppelli e o Museu da Colônia Francesa, na Vila Nova. Durante a visita
    aos três últimos museus, fomos acompanhados pelos bolsistas de extensão Giovani Matthies
    e Ricardo Hammes Stone e pelos voluntários Gilson Barboza e Maurício Pinheiro.

     

    Museu da Colônia Francesa

     

    Museu Gruppelli

     

    Cemitério da Colônia Maciel

     

    Museu Historico de Morro Redondo

  • Oportunidade para submissão de trabalhos – Fórum Científico do Festival Internacional da Cozinha Missioneira

    O 3º Festival Internacional da Cozinha Missioneira, a realizar-se entre os dias 03/11 e 11/11/2018, em São Borja, sendo um evento promovido através da parceria entre o Instituto Federal Farroupilha/ São Borja e a Prefeitura Municipal de São Borja. Que tem como objetivo recuperar e valorizar a cultura alimentar missioneira e os produtos locais, dando visibilidade e capacitando o mercado gastronômico de fronteira São Borja/Santa Tomé. Construindo uma rede de conhecimento através de palestras, oficinas práticas, aulas shows, exposições, visitas guiadas e city tours, buscando atender aos profissionais, estudantes e interessados na área da gastronomia. Conta com o apoio da ACISB, EMATER/RS, Prefeitura Municipal de Santo Tomé, SENAC/SB, UNIPAMPA/SB, Centro Cultural São Borja. Para informações básicas clique aqui para acessar o edital de submissão de trabalhos.