Este Catálogo é uma ferramenta que reúne os serviços prestados pela Superintendência de Gestão de TIC (SGTIC) da UFPel, oferecendo as principais informações sobre eles.
Escritório de Processos
Capacitação em mapeamento de processos
Formação de multiplicadores em mapeamento de processos através de ações contínuas para sensibilização e capacitação nas unidades acadêmicas e administrativas da UFPel.
Gestão do SEI
São elaboradas bases de conhecimento no SEI juntamente com a descrição da tarefa, legislação, documentação, condições necessárias e envolvidos, além de uma tabela com as etapas.
Mapeamento de processos
O mapeamento de processos é a diagramação de todas as etapas de um processo, juntamente com os envolvidos e demais elementos que influenciam no fluxo de trabalho para análise e elaboração de uma proposta de possíveis melhorias.
Mapeamento de processos para desenvolvimento de sistema
Nesse serviço, é realizado um mapeamento do processo, e após todas as melhorias, é elaborada uma proposta de sistema com base nas necessidades do usuário. Posteriormente, a proposta é enviada à CSI para análise e desenvolvimento do sistema.
Governança de TIC
Aplicação e consolidação de políticas de privacidade
Em conformidade com os Guias Operacionais para adequação à LGPD, o Comitê de Segurança da Informação e Comunicações da UFPel constituiu um Grupo de Trabalho (GT) para tratar especificamente da LGPD.
Em 2021, a UFPel designou o seu Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais, conforme Portaria nº 430, de 17/03/2021 e a Comissão de Adequação à LGPD, de acordo com a Portaria nº 651, de 22/04/2021 e a Portaria nº 640, de 08/04/2022.
Conforme o art. 6º, inciso I, item "d" da Estratégia de Governo Digital (EGD), instituída pelo Decreto 12.198/2024, o tema Segurança e Privacidade alinha-se com as etapas para implementação do framework, estabelecidas no âmbito do Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI) da Secretaria de Governo Digital (SGD), e de acordo com o art. 9º da Portaria SGD/MGI nº 852 de 28 de março de 2023, transcrito a seguir: Art. 9º Considera-se como etapas para a implementação do framework pelos órgãos e entidades pertencentes ao SISP:
I - autoavaliação: execução de avaliação pelo próprio órgão, considerando o modelo de avaliação de maturidade e capacidade disponibilizado por meio do framework;
II - análise de lacunas: a partir da autoavaliação, esta etapa consiste na identificação de oportunidades quanto à necessidade de implementação de medidas ou de melhoria contínua das medidas já implementadas para aumento da capacidade e maturidade do órgão ou entidade;
III - planejamento: após identificadas as oportunidades de melhorias identificadas na etapa anterior, o órgão deve realizar planejamento que especifique o prazo e as necessidades de recursos para implementação, considerando aspectos orçamentários e de recursos humanos do próprio órgão ou entidade; e
IV – implementação: esta etapa consiste na implementação das medidas ou melhoria contínua de medidas já implementadas para aumento da capacidade e maturidade do órgão em relação à Privacidade e Segurança da Informação.
Gestão de governança de dados
É a orientação sobre as ações de gerenciamento de dados sob as perspectivas do compartilhamento, da arquitetura, da segurança, da qualidade, da operação e de outros aspectos tecnológicos.
A Governança de Dados da administração pública federal direta, autárquica e fundacional atualmente é regulamentada pelo Decreto nº 11.226, de 25 de novembro de 2022, que dispõe sobre a governança de compartilhamento de dados no âmbito da administração pública federal e institui o Cadastro Base do Cidadão e o Comitê Central de Governança de Dados.
Planejamento de TIC
O Planejamento de TIC na UFPel fundamenta-se no Decreto nº 12.198, de 24/09/2024, que instituiu a Estratégia Federal de Governo Digital no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
De acordo com a Portaria nº 2038, de 09/12/2021, que dispõe sobre a estrutura de governança no âmbito da UFPel, o Comitê de Governança Digital (CGD) tem por finalidade a deliberação a respeito de assuntos relativos à implementação das ações do Governo Digital e ao uso dos recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Sendo assim, na prática, os três instrumentos de planejamento de TIC da UFPel, ou seja, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), o Plano de Dados Abertos (PDA) e o Plano de Transformação Digital (PTD) são encargos do CGD.
Transformação digital
A Estratégia Federal de Governo Digital (EFGD) busca a eficiência e aprimoramento da governança digital do Governo Federal. Desde sua primeira edição, tem sido crucial para orientar ações governamentais na transformação digital. A nova EFGD consolida e amplia avanços, incorporando inclusão, direitos humanos e sustentabilidade. Esta estratégia é um marco na jornada do governo brasileiro rumo a um futuro digital mais transparente e participativo.
Sob a coordenação da Secretaria de Governo Digital, a EFGD representa um marco importante para a modernização dos serviços públicos no Brasil. O Decreto nº 12.198, de 24 de setembro de 2024 formaliza a EFGD e a Infraestrutura Nacional de Dados, e a Portaria SGD/MGI nº 6.618, de 25 de setembro de 2024 estabelece os Princípios, Objetivos e Iniciativas, além de dispor sobre a composição do Comitê de Governança Digital.
Redes e Infraestrutura de TIC
Acesso à Internet
Serviço que visa prover acesso à Internet para atender à comunidade da UFPel. Além disso, este serviço permite a comunicação interna e compartilhamento de recursos entre a rede de computadores da UFPel.
Acesso sem fio para visitantes
Serviço de senhas temporárias que permite ao visitante, sem vínculo com a UFPel, acessar a rede sem fio (Wi-fi) institucional.
Atendimento UFPel
Uma poderosa base de conhecimento com as dúvidas mais frequentes sobre diversos temas dos setores administrativos e acadêmicos da UFPel.
Ainda, caso a dúvida não seja sanada de forma autônoma o usuário poderá solicitar um atendimento informando sua dúvida e o setor provável de atendimento.
Desenvolvimento e sustentação de portais
O WordPress Institucional é a plataforma oficial para desenvolvimento e hospedagem de websites na UFPel.
DocsUFPel
O serviço DocsUFPel tem por finalidade oferecer armazenamento e compartilhamento de arquivos institucionais, possibilitando a sincronização de pastas tanto em computadores como em dispositivos móveis. Ele possibilita que usuários possuam uma cópia dos arquivos existentes em seus dispositivos na "nuvem" da UFPel, consequentemente permitindo o acesso de qualquer local.
O DocsUFPel é uma plataforma alternativa à serviços como Dropbox e Google Drive, permitindo que os dados institucionais da UFPel (projetos de pesquisas, documentações de setores, entre outros) sejam armazenados na própria Universidade.
Encurtador de links
Recurso para reduzir o tamanho de URLs (endereço de sites) com a finalidade de deixar o endereço mais acessível
O serviço faz um direcionamento do link curto para a URL original.
Outsourcing de Impressão
É um serviço de impressão e digitalização com acesso via rede, fornecido por empresa contratada, compreendendo a cessão de direito de uso de equipamentos (locação), a prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva, o fornecimento de peças e suprimentos necessários (exceto papel), os serviços de operacionalização da solução e serviço de monitoramento e estatísticas de impressão para atender as necessidades de impressão e digitalização da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).
Projeto e instalação de rede
O serviço de projeto e instalação de rede tem como objetivo projetar e implementar a ampliação da rede lógica da UFPel.
Proxy
Serviço que permite acessar, do seu computador pessoal, serviços restritos à rede interna da UFPel.
SurveyUFPel – Serviço de Formulários e Questionários
O SurveyUFPel, Serviço de Formulários e Questionários, é uma solução para a comunidade UFPel baseada na tecnologia LimeSurvey que permite que os usuários criem rapidamente pesquisas de perguntas e respostas on-line intuitivas e poderosas que podem funcionar para dezenas a milhares de participantes sem muito esforço. O software de pesquisa propriamente dito é auto-orientado para os participantes.
O serviço é indicado para realização de pesquisas quantitativas, incluindo não apenas as pesquisas científicas realizadas na UFPel, mas também a avaliação da satisfação dos serviços oferecidos à comunidade.
Testador de Velocidade
Serviço para medir a velocidade de rede/internet em determinado dispositivo. O teste é executado dentro da infraestrutura da UFPel, tornando a medição mais precisa.
UFPelMail
O UFPelMail é o Serviço de E-mail da Universidade Federal de Pelotas, oferecido a todos os usuários que possuem vínculo com a Instituição. Seu objetivo é prover a troca de mensagens institucionais entre os usuários da UFPel e os demais provedores de Serviço de E-mail na Internet.
Webconf UFPel
Serviço de vídeo conferencia institucional, permite criação de salas de webconferencia (máximo de 70 usuários por sala) para
Wi-fi Institucional
O WUFPel é o serviço de rede sem fio institucional da Universidade Federal de Pelotas, oferecido a todos os usuários que possuem vínculo com a instituição. Seu objetivo é promover a padronização do sistema de Rede Sem Fio, além de maximizar os pontos de acesso e facilitar o acesso nos diferentes Campi.
Sistemas de Informação
Desenvolvimento e sustentação de portais
O WordPress Institucional é a plataforma oficial para desenvolvimento e hospedagem de websites na UFPel.
Desenvolvimento e sustentação de sistemas de informação e aplicações Web
De acordo com o PDI (2022-2026) e o PDTIC (2023-2027) o serviço de Desenvolvimento e Sustentação de Sistemas de Informações deve privilegiar, preferencialmente, o Sistema Cobalto (sistema integrado de gestão acadêmica e administrativa).
Discentes, docentes, técnico-administrativos, egressos e comunidade externa têm acesso personalizado ao Sistema Cobalto. De acordo com o perfil de acesso (autenticado pelo CPF), módulos correspondentes às especificidades dos usuários são disponibilizados.
O Sistema Cobalto segue os princípios de utilização de software livre e integra por meio de “módulos” as diversas “funcionalidades” acadêmicas e administrativas da UFPel.
Elaboração de material instrucional
No caso da UFPel, esse material é construído pelo quadro de pessoal da SGTIC e se destina a instruir os usuários sobre como utilizarem os serviços aqui catalogados.
Internalização de soluções e serviços
No caso da UFPel, internalização de sistemas de informação é o processo de adaptação de uma solução e/ou serviço, em geral um software de computador desenvolvido externamente, capaz de atender uma demanda encaminhada pela gestão da Universidade e/ou sociedade.
Prospecção de sistemas de informação
No caso da UFPel, prospecção de sistemas de informação é o processo baseado nos princípios da governança pública da Universidade (Portaria nº 228, de 08/02/2022), o qual busca uma solução de TI alternativa à preferencial, que é o Sistema Cobalto.
Provisão de informações institucionais
É o fornecimento de dados e informações institucionais a órgãos de controle internos e externos, de acordo com cronogramas pré-estabelecidos.