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UFPelMail

O QUE É

O UFPelMail é o serviço de e-mail institucional da Universidade Federal de Pelotas, oferecido a todos os usuários que possuem vínculo com a instituição. Seu objetivo é prover a troca de mensagens institucionais e fornecer credenciais de acesso a outros serviços ("Acesso à Periódicos" via ProxyUFPel).

O QUE O SERVIÇO OFERECE

Uma conta de correio eletrônico da UFPel, com o endereço @ufpel.edu.br. Essa conta pode ser acessada através do Webmail, ou clientes de e-mail como Outlook, Thunderbird, Windows Mail, Incredimail, Mail do Mac OS X, Eudora, etc.

Observação: o serviço possui uma limitação padrão no espaço de armazenamento que pode ser facilmente expandida sob demanda do usuário.

REQUISITOS PARA UTILIZAR O SERVIÇO

  • O usuário deve possuir vínculo com a Instituição e um e-mail secundário cadastrado no Cobalto;
  • Cada pessoa pode ter apenas um e-mail institucional pessoal;
  • Para e-mail departamental, servidores podem solicitar a criação de listas de e-mails, principalmente utilizadas pra comunicação dos setores, em https://suporte/ufpel.edu.br/chamados.Se você é estudante ou servidor da UFPel mas ainda não possui um UFPelMail, poderá criar seu endereço através do Cobalto, fazendo login no sistema e selecionando "e-Mail @UFPel > e-Mail Institucional" no menu à esquerda.

COMO SOLICITAR

Se você é estudante ou servidor da UFPel mas ainda não possui um UFPelMail, poderá criar seu endereço através do Cobalto, fazendo login no sistema e selecionando "e-Mail @UFPel–> e-Mail Institucional" no menu à esquerda.

ACESSO AO SERVIÇO

O UFPelMail pode ser utilizado através de um cliente de e-mail (Outlook, Thunderbird, Windows Mail, Incredimail, Mail do Mac OS X, Eudora, …), bem como via serviços web de terceiros (GMail, HotMail, YahooMail, …), conforme explicado no documento disponível na "Ajuda" logo abaixo.

Além dessas formas de acesso, a maneira mais conveniente, sem necessidades de configurações extras, se dá pelo uso do Webmail UFPel, disponível em https://webmail.ufpel.edu.br.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Para configuração de clientes de e-mail e integração com serviços web de terceiros, os seguintes dados devem ser utilizados:

  • Servidor de saída/envio (SMTP): smtps.ufpel.edu.br
  • Porta: 587
  • Marcar opção referente ao uso de TLS ou STARTTLS
  • Usuário: joao.silva (nome de usuário sem o @ufpel.edu.br)
  • Senha: ******* (senha utilizada no Webmail da UFPel).
  • Servidor de entrada/recebimento (POP): pop3.ufpel.edu.br
  • Porta: 995
  • Marcar opção referente ao uso de TLS
  • Usuário: joao.silva (nome de usuário sem o @ufpel.edu.br)
  • Senha: ******* (senha utilizada no Webmail da UFPel).

Adicionalmente destaca-se que ao utilizar o Webmail, o usuário possui a opção "Marcar como SPAM", a qual encaminhará o e-mail marcado para análise da equipe de resposta à incidentes de segurança da informação. Caso o usuário utilize um cliente de e-mail ou serviços de terceiros, o e-mail considerado SPAM pode ser encaminhado para abuse@ufpel.edu.br. A utilização desta funcionalidade é importante para auxiliar na melhoria da qualidade do serviço, permitindo que novos e-mails indesejados não sejem entregues nas caixas dos usuários. Saiba como se proteger de e-mails maliciosos e entenda os riscos envolvidos acessando "Proteja-se de um dos maiores riscos à sua segurança: e-mails maliciosos".

Observação: as credenciais de acesso ao e-mail (usuário e senha), são pessoais e intransferíveis, logo, não devem ser repassadas para ninguém, incluindo aos funcionários do setor de TI da UFPel.

AJUDA

Para acesso ao FAQ ("Perguntas Frequentes"), sugestão de melhorias, relatar problemas ou solicitar aumento do espaço de armazenamento, acessar https://suporte.ufpel.edu.br/. Além disso, saiba como: