Catálogo de Serviços de TIC Superintendência de Gestão de TIC
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início do conteúdo
Como realizar pesquisa de e-mails

O Serviço de E-mail da UFPel (UFPelMail) integrou uma nova ferramenta à plataforma de Webmail para facilitar a pesquisa de e-mails na conta do usuário.

Para utilizá-la, basta observar as imagens abaixo:

 

Utilizando o Tema (layout) Larry:

Pesquisa de E-mails - Tema Larry

Pesquisa de E-mails – Tema Larry

————————————————————————

Utilizando o Tema (layout) Elastic:

Pesquisa de E-mails - Tema Elastic

Pesquisa de E-mails – Tema Elastic

 

Observação importante

A busca por mensagens deve ser feita com a maior proximidade do que se procura.

 

Exemplo 1:

Sabe-se que algum dia foi recebida a mensagem de um João da Silva <joao.silva@email.com>. Portanto, o filtro deverá ser montado utilizando o campo “De” marcado e o restante desmarcado. Ou seja, no campo de pesquisa, digitar João da Silva ou joao.silva.

Exemplo 2:

Buscar por palavras no corpo do texto também deverão ter o filtro mais adequado para tal situação. Sabe-se que algum dia, alguém enviou uma mensagem que continha a palavra “campeão”. Ao selecionar o filtro, priorizar a opção “Conteúdo”.

Por quê?

Porque ao selecionar a “Mensagem inteira”, a busca poderá ser imprecisa, retornando outras mensagens que não estejam no contexto procurado. O módulo de buscas analisa uma base de dados buscando por palavras soltas, então cada espaço, ponto, caracteres especiais, serão considerados como palavras-chave distintas.

Em outras palavras, ao buscar pelo texto “Meu time é campeão”, a busca é feita por “meu” + “time” + “é” + “campeão”. Quatro palavras distintas.

Mas eu faço a pesquisa e não são retornadas mensagens.

A base de dados é alimentada por mensagens recebidas e enviadas. Ela são indexadas de tempos em tempos, portanto, às vezes não são identificadas a tempo.

Então, o que fazer?

Não existe uma regra 100% funcional. A boa prática é categorizar as mensagens que chegam em pastas e subpastas. Assim, além de ter um melhor controle e organização da caixa de correio, facilitará uma busca mais precisa de mensagens importantes.