Início do conteúdo

DocsUFPel

O QUE É

O serviço DocsUFPel tem por finalidade oferecer armazenamento e compartilhamento de arquivos institucionais, possibilitando a sincronização de pastas tanto em computadores como em dispositivos móveis. Ele possibilita que usuários possuam uma cópia dos arquivos existentes em seus dispositivos na "nuvem" da UFPel, consequentemente permitindo o acesso de qualquer local.

O DocsUFPel é uma plataforma alternativa à serviços como Dropbox e Google Drive, permitindo que os dados institucionais da UFPel (projetos de pesquisas, documentações de setores, entre outros) sejam armazenados na própria Universidade.

O QUE O SERVIÇO OFERECE

Sincronização e compartilhamento de arquivos, evitando que o usuário se preocupe com "onde" ou "como" irá acessar seus arquivos. Com o DocsUFPel, todos os dados estão onde quer que o usuário esteja, acessível em todos os dispositivos (celular, tablet, notebook, ...), a qualquer momento por meio da interface web (https://docs.ufpel.edu.br). O compartilhamento possibilita que com um simples link (incluindo proteção por senha, se desejado), o usuário envie apresentações, vídeos e documentos para outras pessoas. Esta funcionalidade pode ser utilizada, por exemplo, para transferir/compartilhar arquivos grandes com qualquer pessoa, mesmo com quem não tem uma conta no DocsUFPel.

Observação: o serviço possui uma limitação padrão no espaço de armazenamento que pode ser facilmente expandida sob demanda do usuário.

REQUISITOS PARA UTILIZAR O SERVIÇO

O serviço é restrito a servidores técnico-administrativos e docentes. As credenciais de acesso são as mesmas do sistema Cobalto.

COMO SOLICITAR

Para aderir ao serviço, você deve acessar o sistema Cobalto, menu “Configurações”, selecionar a aba “Docs” e concordar com a política de uso e a política de privacidade.

ACESSO AO SERVIÇO

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Ao viabilizar em serviço de armazenamento de dados, a UFPel viabiliza a conformidade com legislações vigentes, como a Norma Complementar nº 19/IN01/DSIC/GSIPR e a Norma Complementar nº 20/IN01/DSIC/GSIPR, conforme citações abaixo:

  • NC nº 19 - 4.2.1 Os dispositivos de armazenamento e contingência de dados que suportam, total ou parcialmente, sistemas estruturantes deverão estar fisicamente localizados em dependências de um ou mais órgãos ou entidades públicos da administração pública federal, dentro do território nacional, conforme legislação em vigor.
  • NC nº 20 - 6.2.9 A informação deve ser armazenada em servidores de arquivos e sistemas corporativos instalados em ambiente seguro. Na comunicação de dados da APF, o armazenamento e a recuperação de dados deve ser realizada em centro de processamento de dados fornecido por órgãos e entidades da APF, conforme legislação vigente.

AJUDA

Para acesso ao FAQ ("Perguntas Frequentes"), sugestão de melhorias, relatar problemas ou solicitar aumento do espaço de armazenamento, acessar https://suporte.ufpel.edu.br/.