Catálogo de Serviços de TIC Superintendência de Gestão de TIC

Desenvolvimento e sustentação de sistemas de informação e aplicações Web

O QUE É

De acordo com o PDI (2022-2026) e o PDTIC (2023-2027) o serviço de Desenvolvimento e Sustentação de Sistemas de Informações deve privilegiar, preferencialmente, o Sistema Cobalto (sistema integrado de gestão acadêmica e administrativa).

Discentes, docentes, técnico-administrativos, egressos e comunidade externa têm acesso personalizado ao Sistema Cobalto. De acordo com o perfil de acesso (autenticado pelo CPF), módulos correspondentes às especificidades dos usuários são disponibilizados.

O Sistema Cobalto segue os princípios de utilização de software livre e integra por meio de “módulos” as diversas “funcionalidades” acadêmicas e administrativas da UFPel.

O QUE O SERVIÇO OFERECE

De acordo com informações obtidas na Coordenadoria de Sistemas de Informação (CSI), em abril de 2022, o Sistema Cobalto constitui-se por cerca de 50 módulos, subdivididos em aproximadas 670 funcionalidades. Possui 180 grupos de acessos, ou seja, 180 agrupamentos diferentes de pessoas capazes de acessar determinados módulos e/ou funcionalidades. O grupo de acesso com maior número de usuários é o de alunos vinculados, com mais de 30 mil estudantes. Outro grupo de acesso abrangente é o de servidores, agrupando quase 3.000 pessoas: 1.473 docentes e 1.247 técnico-administrativos.

REQUISITOS PARA UTILIZAR O SERVIÇO

Os requisitos para este serviço são as inserções na Estrutura Organizacional da UFPel e no Inventário de Necessidades do PDTIC da Universidade.

COMO SOLICITAR

As solicitações devem ser enviadas de acordo com a estratégia institucional prescrita no PDTIC da UFPel.

ACESSO AO SERVIÇO

O acesso ao serviço dar-se-á por meio do chamado modo de produção do Sistema Cobalto (https://cobalto.ufpel.edu.br).