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Acesso à Internet

O QUE É

Serviço que visa prover acesso à Internet para atender à comunidade da UFPel. Além disso, este serviço permite a comunicação interna e compartilhamento de recursos entre a rede de computadores da UFPel.

O QUE O SERVIÇO OFERECE

Este serviço oferece dois tipos de conexões à Internet: rede cabeada e rede sem fio (WUFPel).

  • No que se refere à rede cabeada, destaca-se que a mesma busca atender em especial as unidades acadêmicas e os setores administrativos. Neste tipo de conexão é possível realizar o compartilhamento de recursos entre os dispositivos, como por exemplo, impressoras e arquivos (neste caso sendo indicado o uso do serviço DocsUFPel).
  • Por outro lado, a WUFPel (pontos de acesso identificados como "wufpel-***") também é voltada para prover acesso à Internet tanto para os estudantes como para os visitantes (veja abaixo, em "Acesso ao Serviço", como proceder). Observa-se que é permitido que cada usuário conecte-se simultaneamente à WUFPel em até 3 dispositivos.

COMO SOLICITAR

Para solicitar projetos e novos pontos de rede cabeada ou de rede sem fio o diretor da unidade ou departamento pode realizar a solicitação em https://suporte.ufpel.edu.br/chamados.

ACESSO AO SERVIÇO

Para acesso à WUFPel por:

  • visitantes, o servidor responsável deve solicitar o número de credenciais (usuário e senha) temporárias desejadas em https://suporte.ufpel.edu.br/chamados. Estas credenciais temporárias são válidas por 7 dias.
  • usuários com vínculo à UFPel, deve-se utilizar as memas credenciais de acesso ao Cobalto (CPF e senha).

Para acesso à rede cabeada, basta conectar o dispositivo à um ponto de rede.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Visando a proteção dos usuários e da rede da UFPel, a busca para oferecer uma melhor qualidade neste serviço e a conformidade com a  Política de Uso da Rede Ipê (uma vez que o link de Internet é fornecido pela RNP), este serviço está sujeito à alguns controles/restrições:

  • Controle de banda: caso um usuário utilize uma quantidade elevada do link de Internet por um longo período, sua taxa de velocidade para acesso a Internet será restringida. Se o usuário julgar necessário, desde que devidamente justificado (por exemplo, para videoconferências, download de bases de geoprocessamento, entre outros), ele poderá solicitar que o seu dispositivo entre em uma lista de exceção.
  • Bloqueio de atividades maliciosas: se o dispositivo de um usuário estiver sobre suspeita de participar de atividades maliciosas (infectado por malware, realizando a disseminação de malware, realizando ataques a rede da UFPel ou à Internet, entre outras) ele será bloqueado temporariamente.
  • Bloqueio de sites: sites conhecidos por participarem de atividades maliciosas (como disseminação de malware ou de conteúdo que infringe direitos autorais) podem estar bloqueados.
  • Bloqueio de portas para acesso externo: por padrão, apenas as portas de tráfego web (http e https) são liberadas, uma vez que máquinas infectadas podem realizar ataques tanto a rede da UFPel como à Internet, podendo prejudicar os serviços de terceiros, congestionar a rede da UFPel, colocar a rede da UFPel em "blacklists", entre outros problemas. Para solicitar a liberação de portas específicas, basta abrir um novo chamado informando a porta/protocolo desejado e o endereço de destino.
  • Bloqueio de "torrent": o uso de softwares de compartilhamento de arquivos P2P é restrito na rede da UFPel pois eles são comumente utilizados para disseminação de conteúdo que infringe os direitos autorais. Além disso, este softwares podem impactar na qualidade da rede por possibilitar um alto consumo do link de Internet. Caso o dispositivo esteja utilizando este software e tenha sido bloqueado, basta fechar o software utilizado e aguardar que o desbloqueio ocorra. Em caso de urgência, o usuário poderá abrir um chamado solicitando a liberação.

Além destes controles serem passíveis de solicitação de exceções por parte dos usuários (liberação de sites, portas, exceção de controle de banda por dispositivo, entre outros, podem ser solicitados em https://suporte.ufpel.edu.br/chamados), os alguns dos bloqueios são temporários permitindo que os usuários possam tentar resolver o problema sem precisar entrar em contato com a equipe de tecnologia. Diversas medidas podem ser tomadas pelo próprio usuário para a resolução do problema, tais como executar um antivírus ou remover/desativar softwares de compartilhamento de arquivos P2P, dependendo do motivo do bloqueio.

Assim que o tempo programado do bloqueio expira, o dispositivo será liberado. No entanto, se forem detectadas novas atividades suspeitas o dispositivo será bloqueado novamente. Se uma máquina ou dispositivo incorrer em bloqueios temporários com elevada frequência, o bloqueio temporário poderá progredi para definitivo.

AJUDA

Para acesso ao FAQ ("Perguntas Frequentes"), sugestão de melhorias, relatar problemas ou solicitar expansão do serviço, acessar https://suporte.ufpel.edu.br/.