Início do conteúdo
Antivírus

O antivírus é um dos principais recursos de proteção contra as ameaças virtuais. Neste âmbito, existe um problema normalmente enfrentado pelos usuários: “qual antivírus instalar?” ou “qual o melhor antivírus da atualidade?”. Tendo este desafio em vista, periodicamente, institutos independentes de segurança da informação, como o AV-Comparatives e o AV-TEST, testam a eficácia dos principais antivírus do mercado.

Com isto, a seguir é apresentada uma lista baseada nos institutos mencionados e no quadrante mágico da gartner (proteção de endpoint) com os melhores anti-vírus no mercado atual (2016 – considere acessar diretamente os sites dos institutos citados a cima para uma informação mais atualizada e completa).

Antes de apresentar a lista, é importante destacar que apesar da importância de um bom antivírus, ele é apenas um complemento de segurança para o dispositivo. É fundamental que o usuário saiba utilizar o computador de maneira consciente, não clicando em e-mails com conteúdos duvidosos, evitando abrir sites desconhecidos, bem como não colocando pen drives de terceiros em seu computador.

Além disso, não basta ter um bom antivírus operando no dispositivo, é preciso certificar-se que o mesmo esteja atualizado, e é indicado realizar uma varredura completa periodicamente.

Por fim, ressalta-se que a maioria das empresas que desenvolvem as soluções aqui listadas possuem versões de suas soluções para os diferentes sistemas operacionais (Windows, Linux, MacOS, iOS, Android entre outros).

Não deixe de instalar um bom antivírus nos seus dispositivos móveis já.

Antivírus grátis

Antivírus pago

As empresas listadas abaixo oferecem diversas soluções pagas, incluindo antivírus, firewall, entre outras soluções integradas e multiplataformas (Windows, Mac OS X, Android, …):

Bitdefender Internet Security (AV-Test Best Performance 2015 Award, PC MAG Editors’ Choice)

Kaspersky (AV-Test Best Usability/Performance 2015 Award, PC MAG Editors’ Choice)

TrendMicro

Avira (Antivirus Pro ou Internet Security Suite) (AV-Test Best Usability/Repair 2015 Award)

A Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI) indica fortemente a análise do portfólio dessas empresas, assim como o investimento em suas soluções.

Antivírus de verificação rápida

Antivírus para Android

360 Security – Antivirus Boost e 360 Security Lite Speed Boost (AV-Test Best Android Security Product 2014 Award)

– AhnLab V3 Mobile Security

Avira Antivirus Security

Bitdefender Antivirus Free

Bitdefender Mobile Security (AV-Test Best Android Security 2015 Award)

Kaspersky Internet Security

Sophos Mobile Security for Android (AV-Test Best Android Security 2015 Award)

Além da utilização de um bom antivírus, considere a utilização de ferramentas auxiliares como as apresentadas neste link.

Para sugestão de novas soluções, entre em contato por meio do formulário disponível aqui.

Referências:

[ 1 ] – PC Magazine

[ 2 ] – AV Comparatives