Início do conteúdo
    Notícias
  • CFP – XI Congresso MUSPRES (SEDEM) / VII Simpósio Internacional Música e Crítica (UFPel)

    As relações culturais forjadas pelos/as habitantes dos países dos três continentes banhados pelo oceano Atlântico têm sido historicamente marcadas tanto por desequilíbrios de poder, em suas múltiplas manifestações, como por alianças e redes de índoles diversas, nas quais o idioma tem desempenhado uma função substantiva. O estudo destas relações de signos diversos em sua complexidade, desde os tempos do colonialismo europeu até a atualidade, implica atender a uma pluralidade de fenômenos, como o musical, que propomos explorar em combinação com o meio de comunicação que tem veiculado uma parte crucial de tais relações culturais transatlânticas: a imprensa em espanhol e em português.

    Através de seus discursos, verbais e gráficos, os diferentes periódicos e revistas do âmbito ibero-americano têm exercido uma função substantiva na construção / desmantelamento, promoção / censura e circulação / tradução / assimilação de conceitos, gêneros e ideologias estético-musicais, do mesmo modo que servem hoje para reconstruir circuitos transnacionais de produção e consumo da música e da dança, bem como redes intelectuais onde se inserem os diferentes agentes destes dois âmbitos e os próprios meios de imprensa musical.

    Em um contexto como o transatlântico, no qual os contínuos fluxos de migração e diáspora têm deixado marcas e cicatrizes profundas, no qual se tem estabelecido estreitos vínculos linguísticos entre as comunidades de língua espanhola e portuguesa, o estudo conjunto da música e da imprensa adquire uma profunda relevância. Por esta razão, os grupos “Música y Prensa” (MUSPRES), da Sociedade Espanhola de Musicologia, e “Estudos Interdisciplinares em Ciências Musicais”, do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (CA/UFPEL, Brasil) se reúnem para celebrar  as edições XI do Congresso anual MUSPRES e a VII do Simpósio internacional Música e Crítica, e convidam à apresentação de propostas relacionadas às seguintes linhas temáticas, sem excluir contribuições interdisciplinares que abordem a música e a imprensa nas relações culturais entre Europa, América e África:

    • Música e imprensa musical nas redes culturais transatlânticas.
    • Distribuição, recepção e circulação transatlântica de revistas musicais em espanhol e português.
    • Produção, consumo e circulação de gêneros e repertórios musicais e cênicos na (ou graças à) imprensa.
    • Imprensa musical e negociações identitárias nos contextos de migração e diáspora transatlântica.
    • Festivais musicais e cênicos hispano/ibero/afro-latino-americanos na imprensa.
    • Construção/discussão de cânones musicais e artísticos no espaço transatlântico.
    • A língua (espanhola e portuguesa) e a música na construção de identidades transatlânticas na/desde a imprensa.
    • Tradução, adaptação e assimilação de textos, conceitos e ideias sobre música, arte e literatura em espanhol e português.
    • Imprensa musical digital e comunidades transnacionais dos falantes de espanhol e português.
    • Impacto da Inteligência Artificial e da digitalização hemerográfica na pesquisa sobre a imprensa cultural e música.

    A Universidade de La Rioja e o Campus Valle de la Lengua de La Rioja acolhem o Congresso Internacional “Música, imprensa e relações culturais transatlânticas” – que terá lugar de 2 a 4 de novembro de 2023 – em Logroño e no ambiente privilegiado dos Monastérios de Suso e Yuso de San Millán de la Cogolla, Patrimônio da Humanidade desde 1997 e símbolo do nascimento da língua espanhola escrita.

    Para mais informações (prazo e formato da submissão e incrições), acesse o site https://www.ximuspresconference.com/pt

    You can find the English CFP at: https://www.ximuspresconference.com/en
    Usted puede encontrar el CFP en español en: https://www.ximuspresconference.com/

  • O VI SIMC chega ao final com mais registros para a memória!

    Registros do 2º dia do VI Simpósio Internacional Música e Crítica! Momentos para lembrar!


    Neste 2º dia, tivemos as palestras da pesquisadora Isabel Pina, mediada por Marcele Menezes, e do crítico e jornalista Juarez Fonseca, mediada por Leandro Maia. Junto, Beatriz Lima, Rebeca Brehm e Guilherme Goldberg, da organização.


    Na sessão de comunicações 3, mediada por Luís Fernando Hering Coelho, as apresentações de Manoel Oliveira, Caio Bressan e Daniel Derevecki.

    Com estes registros, chegamos ao final desta sexta edição com agradecimentos a todos que tornaram este evento possível.
    Mais notícias em breve!

  • Tem início o VI Simpósio Internacional Música e Crítica

    E começou o VI Simpósio Internacional Música e Crítica! Abaixo, flagrantes dos primeiro dia!


    Palestrantes Martha Tupinambá de Ulhôa, Luiz Costa Lima Neto e Silvina Luz Mansilla, com o moderador Germano Meyer e membros da organização Beatriz Lima e Guilherme Goldberg.


    Sessão de Comunicações 1 e 2: Marcele Meneses, Anna Cristina Cardozo da Fonseca, e o moderador Werner Ewald; Fernando Binder e o moderador Márcio de Souza.

    Amanhã há mais!

  • VI Simpósio Internacional Música e Crítica divulga programação e abre inscrições

    Com início marcado para às 13h45 do próximo dia 21/11, o VI Simpósio Internacional Música e Crítica terá palestras e mesas de comunicações muito representativas para o estudo musicológico cuja fonte principal é a crítica e a crônica musical periodista, ou ainda a relação música e imprensa. A programação detalhada é a seguinte:

    As inscrições para participação devem ser feitas no endereço https://forms.gle/v16MGuQfSJprm7at8, até o próximo dia 21, quando inicia o evento, que será transmitido em seu canal do YouTube (https://www.youtube.com/@simp.int.musicaecritica).

  • Martha Tupinambá de Ulhôa e Luiz Costa-Lima Neto fazem palestra “a 4 mãos”

    Os musicólogos Martha Tupinambá de Ulhôa e Luiz Costa-Lima Neto farão palestra com o título “Os folhetins nos periódicos do Rio de Janeiro oitocentista – música, sociedade e crítica”

    Martha Tupinambá de Ulhôa, musicóloga, é Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Seus projetos de pesquisa e publicações tratam de: (1) gêneros de música popular; (2) a transmissão oral, escrita e audível da música popular no Brasil; (3) práticas musicais ligadas ao entretenimento em periódicos oitocentistas. É autora de Aspectos sobre a valsa no Rio de Janeiro nolongo século XIX: de folhetins, música de salão e serestas e coeditora de Música popular na  América Latina: Pontos de Escuta, Made in Brazil: Studies in Popular Music e Canção romântica: Intimidade, mediação e identidade na América Latina.

    Luiz Costa-Lima Neto é mestre e doutor em Musicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, pós-doutor em História pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Professor de música na Pós-Graduação em Arteterapia da Clínica Pomar (Faculdade Vicentina) e de composição, percepção, arranjo e teoria no Curso Técnico da Escola de Música Villa-Lobos (RJ). Publicou, entre outros livros, Entre o Lundu, a Ária e a Aleluia:  música, teatro e história nas comédias de Luiz Carlos Martins Penna (1833-1846) (Rio de Janeiro, Folha Seca, 2018).

  • Juarez Fonseca é um dos convidados presentes no VI SIMC

    Expandindo o foco para além da visão acadêmica, o VI Simpósio Internacional Música e Crítica contará com a presença do jornalista cultural gaúcho Juarez Fonseca.

    Juarez Fonseca atua há mais de 40 anos no jornalismo cultural do Rio Grande do Sul.. Começou a escrever profissionalmente sobre música em 1972, em Zero Hora, onde atuou até 1996. No mesmo período, em épocas distintas, foi comentarista de música da TV Bandeirantes RS, da Rádio Gaúcha, da TVE RS e da RBS TV, além da participação como free-lance em revistas e jornais do Centro do País e de colaborações na imprensa alternativa gaúcha e de outras capitais. De 1996 a 2012, manteve coluna de música no jornal ABC Domingo, de Novo Hamburgo, e na revista Aplauso, de Porto Alegre. A partir de 1997, foi editor de Cultura do Jornal da Universidade/UFRGS (até 2004) e colaborador da revista Sucesso, de São Paulo (até 2013). Em março de 2013 retornou a Zero Hora, onde publica a coluna de música “Paralelo 30”. Produziu vários discos e shows, foi jurado em dezenas de festivais, da Califórnia da Canção Nativa do RGS ao Festival dos Festivais, da Rede Globo.

    Em sua palestra, abordará da crítica musical e seus critérios de avaliação.

  • Professora Silvina Mansilla fará palestra no VI SIMC

    No primeiro dia do VI SIMC, 21 de novembro, teremos a oportunidade de receber a professora Silvina Mansilla, da Universidade de Buenos Aires, que proferirá a palestra La polémica recepción crítica de la producción orquestal de Carlos Guastavino.

    Silvina Luz Mansilla. Profesora y musicóloga argentina. Doctora en Historia y Teoría de las Artes por la Universidad de Buenos Aires; Licenciada y Profesora Superior en Musicología, graduada de la Pontificia Universidad Católica Argentina; Profesora Nacional de Piano, por el Conservatorio Nacional. Actualmente es investigadora del Instituto de Artes del Espectáculo “Raúl H. Castagnino” de la Universidad de Buenos Aires –donde coordina el área de Investigación en Artes Musicales– y Profesora Adjunta en la asignatura Historia de la Música Latinoamericana y Argentina, de la Facultad de Filosofía y Letras (UBA). Directora y docente del Área Musicología del Doctorado en Música de la Universidad Católica Argentina, es también Profesora Titular Regular en la Universidad Nacional de las Artes y docente de posgrado en la Universidad Nacional de Cuyo.

    Autora de varios textos (tres de ellos dedicados al compositor Carlos Guastavino), más de treinta artículos con referato y un centenar de colaboraciones entre capítulos de libros, reseñas y entradas léxicas en diccionario. Directora de proyectos de investigación en UBA y UNA, es docente-investigadora (categoría 1) dentro del Sistema Nacional de Incentivos de la Secretaría de Políticas Universitarias del Ministerio de Educación. Convocada regularmente como evaluadora, integra desde 2021 el Advisory Board de la International SONUS Foundation. Miembro fundador de la Asociación Argentina de Musicología, se desempeñó en su Comisión Directiva –en distintos períodos– como secretaria, fiscalizadora y presidente. Fue investigadora del Instituto Nacional de Musicología “Carlos Vega” entre 2010 y 2016. Es miembro de IASPM-AL y ARLAC-IMS, integrando en esta última institución el Grupo de Trabajo “Música y Periódicos” de la Rama para Latinoamérica y El Caribe.

     

     

  • O VI SIMC apresenta seus palestrantes – Isabel Pina

    O VI Simpósio Internacional Música e Crítica terá a participação de convidados com relevante contribuição para a pesquisa sobre a música na imprensa. Em nosso primeiro post de apresentação, temos a pesquisadora portuguesa Isabel Pina.

    Isabel Pina é doutorada em Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo beneficiado de uma bolsa de doutoramento FCT (SRFH/BD/131591/2017). Interessa-se sobretudo pelo estudo da história da música em Portugal nos séculos XIX e XX, música e ideologia, nacionalismo, neoclassicismo, análise musical, imprensa periódica e crítica musical, temas em torno dos quais tem vindo a publicar e a participar em diversos congressos nacionais e internacionais. Defendeu a sua tese de doutoramento em Ciências Musicais, intitulada “Para uma genealogia da criação musical em Portugal no século XX: a posteridade de Luís de Freitas Branco e o conceito de escola de composição”, em 2022. É investigadora no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, onde é membro do Grupo de Teoria Crítica e Comunicação, colaboradora do Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música e uma das fundadoras e coordenadoras do Núcleo de Estudos em Música na Imprensa.

    Durante o VI SIMC, proferirá a palestra “Uma proposta de metodologia de análise da crítica musical: abordagem tripartida ao século XX português”.