Erasmus dá bolsas integrais para mestrado em Portugal, Bélgica e Alemanha

Um programa financiado pelo Erasmus + está oferecendo bolsas integrais para mestrado em Portugal, Bélgica e Alemanha. O programa dará um total de até 47 mil euros para estudantes interessados em cursar Ciências dos Alimentos, Tecnologia e Negócios (Master in Food Science, Technology and Business). As inscrições vão até o dia 1º de março.

O currículo do curso, que dura 2 anos, é dividido em três partes, oferecidas por universidades diferentes: a KU Leuven, na Bélgica, a Hochschule Anhalt, na Alemanha, e a Universidade Católica Portuguesa, em Porto. Além disso, o master tem parceria com outras universidades pelo mundo, onde o estudante poderá se apoiar para cursar módulos de competência profissional ou para desenvolver a dissertação.

O curso tem o objetivo de promover inovação no setor a fim de lidar com as necessidades futuras e a sustentabilidade no contexto global. O foco é formar profissionais competentes nas áreas de segurança, gestão e ética para trabalharem no setor de produção e processamento de alimentos.

Como são as bolsas do Erasmus +

O programa inclui:

  • Uma cifra anual para gastos com viagens de 2 ou 3 mil euros, dependendo da distância do país de origem do bolsista;
  • Mil euros por 2 anos para os custos de instalação;
  • 8 mil euros por ano como contribuição com os custos de participação no mestrado (taxa de matrícula, seguro, etc);
  • Mil euros por mês para subsidiar os estudos.

O valor total dos benefícios pode chegar a 47 mil euros durante os 2 anos de curso.

Requisitos e candidatura para as bolsas integrais para mestrado

Para se candidatar, é necessário possuir graduação na área científica e ter um bom desempenho acadêmico. Além disso, é necessário comprovar conhecimento de inglês através de nota no TOEFL ou IELTS.

A candidatura ao mestrado e às bolsas são feitas simultaneamente. O candidato deve preencher a Application e enviar online juntamente com os documentos solicitados em PDF, além de pagar uma taxa de 50 euros. Tudo até o dia 1º de março.

Os documentos que deverão ser enviados como anexos à candidatura são: cópias do diploma e do histórico acadêmico e cópias das respectivas traduções; o certificado de proficiência em inglês; comprovante do pagamento da taxa; cópia do passaporte; carta de motivação e currículo.

Além de enviar online todos estes documentos, é necessário enviar via correio as cartas de recomendação para:

KU Leuven
International Admissions and Mobility
Naamsestraat 63 – box 5410
3000 Leuven
Belgium

Conheça a estrutura do curso
Saiba mais sobre as bolsas
Veja o passo a passo sobre a candidatura

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsas-integrais-para-mestrado-em-portugal-belgica-e-alemanha/

Bolsas para estudar na Holanda recebem inscrições. OTS é oportunidade exclusiva para brasileiros

Estão abertas as inscrições para bolsas para estudar na Holanda do Nuffic Neso Brazil. O programa Orange Tulip Scholarship oferece mais de 70 oportunidades de bolsas para brasileiros em 2018 em 20 universidades. Serão oferecidas bolsas de estudos integrais e ajuda de custo em dinheiro de até 50 mil Euros.  As ofertas são para cursos de graduação, pós-graduaçãoMBA e Short Degree (onde só o último ano do bacharelado é feito no exterior). A data para as inscrições nas universidades variam de 15 de janeiro até 1 de maio.

Existem opções em todos os campos de estudo. A maior parte é para cursos de pós-graduação e as áreas com maior oferta de bolsas são: AdministraçãoArtesComunicação SocialFinançasSaúde, Ciências Humanas e governamentais.

Tire suas dúvidas sobre o programa de bolsa para estudar na Holanda

As bolsas de estudos são oferecidas para cursos totalmente ministrados em inglês. Existem opções que financiam 100% do valor do curso ou oferecem descontos na anuidade. Muitas universidades oferecem também auxílio financeiro para cobrir todos os custos relacionados ao estudo (Tuition fee e living costs). Os valores variam de acordo com a instituição e podem chegar até 50 mil euros.

Requisitos para concorrer a bolsas para estudar na Holanda

O OTS privilegia a excelência acadêmica, que será avaliada com base nas notas obtidas na universidade ou no ensino médio. É fundamental que os candidatos apresentem diploma, histórico escolar (em inglês), currículo e certificado de proficiência na língua inglesa. Como a data final para a inscrição é só no ano que vem, não dá pra reclamar de não dá tempo para conseguir tudo.  Além disso, para poder concorrer, os candidatos devem ter apenas cidadania brasileira quem tem dupla cidadania, assim como quem já estiver trabalhando ou estudando na Holanda atualmente, não pode concorrer.

Cada instituição tem seu processo de admissão: algumas podem exigir a redação de artigos, cartas de recomendação, entrevistas por Skype, provas de conhecimento específico – como TOEFL, GRE ou GMAT – , experiência profissional, analise de portfólio, entre outros. Para concorrer às bolsas, os candidatos precisam comprovar que estão no processo de admissão de alguma universidade holandesa. O valor de cada bolsa varia de acordo com curso e universidade. Os critérios de admissão específicos para cada curso e o valor das bolsas oferecidas podem ser vistos na relação de universidades participantes do OTS 2019.  

Documentos necessários para bolsas para estudar na Holanda

Como as bolsas para estudar na Holanda são para várias universidades diferentes, os documentos exigidos podem variar. Porém alguns deles são básicos e você deve ter em mente que vai precisar se quiser concorrer a bolsas para estudar na Holanda. confira a lista:

  •  Cópia autenticada do diploma(s) original anterior e tradução juramentada do documento para a língua inglesa (em caso de candidatura para bacharelado, apresentar diploma de ensino médio é necessário). Caso você ainda não tenha o diploma de graduação em mãos, é suficiente enviar uma carta da universidade brasileira (em inglês) comprovando que está em processos de conclusão dos estudos.
  • Cópia autenticada do histórico(s) escolar original e tradução juramentada do documento para a língua inglesa
  • Exame de proficiência, apresentando pontuação obtida: TOEFL iBT ou IELTS (acadêmico). A pontuação mínima necessária varia e a necessidade de certificado original também
  • Currículo recente em inglês
  • Carta de motivação em inglês
  • Cartas de recomendação  (cada bolsa requer um número específico de cartas)
  • Cópia autenticada do passaporte (apenas página com dados pessoais: nome, data e local de nascimento, e data de validade).

Como é a seleção das bolsas para estudar na Holanda do OTS

O interessado em concorrer para a OTS precisa iniciar seu processo de inscrição na universidade  holandesa e preencher o formulário disponibilizado no site do Nuffic Neso Brazil até 1 de abril. Não há limite de idade e é possível se candidatar para até quatro universidades. Siga estes passos para se inscrever:

  • Procure pelo programa de estudos de seu interesse dentre as participantes do OTS
  • Leia atentamente sobre a bolsa de seu interesse e os requisitos de admissão da universidade de sua escolha
  • Inicie o processo de admissão diretamente com a instituição de seu interesse. Siga as instruções de candidatura  no site da universidade e envie diretamente à instituição os documentos necessários. Em caso de dúvida neste passo, entre em contato direto com a universidade escolhida.
  • Espere a confirmação por parte da instituição holandesa, que irá revisar seu pedido de admissão. Você deverá receber um documento que comprove a sua admissão ou o início do pedido de admissão. Isso pode demorar de algumas semanas até alguns meses, então não deixe para a última hora.
  •  Preencha o formulário da OTS (na inscrição é fundamental anexar o comprovante de candidatura junto a cada uma das universidades) Você pode comprovar que está em processo de admissão apresentando alguns dos documentos abaixo: carta de aceite condicional. e-mail da (s) universidade(s) confirmando o recebimento da candidatura, comprovante de envio pelo correio da candidatura.
  • Uma confirmação de inscrição será enviada para seu email. Não deixe de verificar também sua caixa de spam.

O resultado final da seleção será divulgado em junho e aulas terão início em setembro de 2019. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo contato ots@nesobrazil.org.

Veja o edital das bolsas OTS na Holanda
Veja os requisitos para se candidatar 
Veja as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre a seleção
Preencha o formulário de inscrição para as bolsas

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsas-para-estudar-na-holanda-ots/

Global Youth Summit: bolsa para ir para Suíça participar de evento

Global Youth Summit 2019 (Cúpula Global da Juventude) é um evento que irá levar 60 jovens de todo o mundo para um curso de uma semana em Zurique A bolsa para ir para Suíça é integral e financiada pelo programa Global Changemakers.

Os selecionados irão participar de aulas e oficinas sobre arrecadação de fundos, gerenciamento de projetos, liderança, relações públicas e pitching. A cúpula acontece de 14 a 20 de julho.

A bolsa para ir para Suíça inclui passagem aérea do principal aeroporto do país do selecionado até Zurique, hospedagem e alimentação. Além disso, depois do evento, os bolsistas podem aplicar para tentar receber um financiamento para um projeto.

Requisitos e candidatura para o Global Youth Summit

O programa busca por jovens que “fazem mudanças acontecerem”. Na descrição do Global Youth Summit, a organização afirma que está à procura de jovens empreendedores sociais, ativistas comunitários e voluntários que, de alguma forma, estão trabalhando para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável. Para participar, é preciso ter entre 18 e 23 anos (nascidos entre  14 de julho de 1995 e 20 de julho de 2001) no momento da cúpula e saber falar inglês.

Para se candidatar à bolsa para ir para Suíça, é preciso preencher um formulário online e enviar um vídeo de dois minutos descrevendo em inglês a sua motivação e seus esforços para instaurar mudanças positivas na sua comunidade. As inscrições vão até o dia 7 de fevereiro.

Os candidatos também precisam pagar um taxa de 35 dólares para se inscrever. O pagamento pode ser feito com o cartão de crédito ou pelo PayPal. É importante lembrar, porém, que o pagamento deve ser feito antes, pois no formulário você terá que colocar o número da transação.

O vídeo não precisa ser profissional, só deve ser claro e audível. Portanto, certifique-se de que não há ruídos no ambiente no momento da gravação. Sobre o conteúdo do vídeo, você pode seguir as seguintes diretrizes:

  • Quais são as questões sobre as quais você está trabalhando no momento?;
  • Conte algo sobre o seu ativismo ou experiência com trabalho comunitário ou como empreendedor social: o que você fazia? Isso tem relação com o que você está fazendo agora?;
  • Como você acredita que isso irá mudar a sua comunidade?;
  • Por que você quer se tornar um “global changemaker”?.

O vídeo deve ser publicado no YouTube e o link deverá constar no formulário de candidatura.

Confira o programa do evento
Inscreva-se agora

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/global-youth-summit-bolsa-para-ir-para-suica/

Universidade George Washington dá bolsa para pós-graduação nos Estados Unidos

Global Leaders Fellowship é um programa da Universidade George Washington voltado a estudantes internacionais recém formados que desejam uma bolsa de pós-graduação nos Estados Unidos. Ele busca contemplar alunos que possuem potencial para ser futuros líderes em seus campos de atuação nos seus países de origem.

O programa inclui tanto cursos de mestrado quanto de doutorado. A instituição norte-americana possui várias opções de cursos nas mais variadas áreas: economia, biologia, administração, ciência da computação e tecnologia, saúde e engenharia..

Na edição de 2019-2020, o programa irá oferecer três bolsas de até 18 horas de crédito. Os bolsistas devem ter condições financeiras para garantir a compra de material, moradia e outras despesas.

A bolsa para pós-graduação nos Estados Unidos pode ser renovada por um período de até três anos para estudantes de mestrado e no máximo cinco para estudantes de doutorado. A renovação depende do desempenho do bolsista durante o curso.

Requisitos para se candidatar ao programa

Um dos requisitos da bolsa para pós-graduação nos Estados Unidos do Global Leaders é não ter estudado ou trabalhado nos EUA ou em outro lugar além do país de proveniência do candidato. Candidatos provenientes de algumas regiões/países têm prioridade na seleção – é o caso da América Latina

Somente alunos que forem aceitos no mestrado ou doutorado da Universidade George Washington são elegíveis à bolsa. A candidatura ao Global Leaders Fellowship deve, portanto, ser feita separadamente da inscrição no curso.

Como parte do processo de admissão na instituição de ensino, é preciso comprovar conhecimento de inglês. Para isso, o candidato deve ter conquistado pontuação mínima de 600 no TOEFL papel (TOEFL ITP, oferecido gratuitamente pela UFPel/IsF) ou 100 no exame online; ou 7,5 no IELTS.

Candidatura à bolsa para pós-graduação nos Estados Unidos

A candidatura à bolsa para pós-graduação nos Estados Unidos deve ser feita no site até o dia 8 de fevereiro. Para isso, o estudante deve escolher o seu programa de interesse e enviar os documentos solicitados. Entre eles, estão currículo, carta de apresentação, diploma e histórico do curso e cartas de recomendação. A documentação deve ser carregada em formato PDF.

A seleção é baseada no desempenho acadêmico e no currículo dos candidatos. Os nomes dos bolsistas selecionados serão anunciados a partir de abril de 2019.

Veja a lista de cursos da universidade
Saiba tudo sobre as bolsas
Confira as respostas para as dúvidas frequentes
Acesse o manual de inscrição

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/universidade-da-bolsa-para-pos-graduacao-nos-estados-unidos/

Bolsas para Jovens Professores e Pesquisadores da AL em universidades europeias

O Grupo Coimbra abriu nova chamada para Jovens Professores e Pesquisadores da América Latina, para bolsas de 1 a 3 meses de pesquisa em universidades europeias. As inscrições estão abertas até 31 de março. Participam da chamada as seguintes universidades: University of Coimbra (Portugal), University of Granada (Spain), Karl Franz University of Graz (Austria),  Alexandru Ioan Cuza University of Iaşi (Romania), Friedrich Schiller University Jena (Germany), KU Leuven (Belgium), University of Padova (Italy), University of Poitiers (France), University of Salamanca (Spain), University of Siena (Italy), University of Tartu (Estonia). Os auxílios variam de 750€ a 2000€ por mês, além da possibilidade de reembolso de passagens e seguro.
Mais informações no site https://www.coimbra-group.eu/scholarships/ 

Edital 01/2019 – Bolsa Mérito 2019/1 (apenas para PEC-Gs)

A Coordenação de Relações Internacionais – CRInter da Universidade Federal de Pelotas no uso de suas atribuições, em complemento ao Edital de Convocação DC Nº 01/2019 do Ministério de Relações Exteriores (MRE), torna público o edital que segue para pré-seleção de candidatos à BOLSA MÉRITO 2019/1, nos termos da Portaria Ministerial nº 200, de 20 de março de 2012, que estabelece as diretrizes para a concessão da mencionada Bolsa.

Edital 01/2019 – Bolsa Mérito 2019/1

Oportunidade de Intercâmbio – Study of the U.S. Institute (SUSI) for Student Leaders

Por meio do Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre, a Missão Diplomática dos EUA no Brasil convida a Universidade Federal de Pelotas a submeter indicações para a edição do Studies of the U.S. Institute (SUSI) for Student Leaders a ser realizada no verão americano (nosso inverno) de 2019.

https://exchanges.state.gov/non-us/program/study-us-institutes-student-leaders

A oportunidade para estudantes e alunos de graduação com excelência acadêmica, domínio do inglês e interesse/pertencimento à área está disponível no instituto para Youth, Education and Closing the Skills Gap.

Os estudantes deverão preencher a ficha de candidatura, que se encontra logo abaixo, e a enviar junto de seus anexos para o endereço de e-mail da CRInter (crinter.ufpel@gmail.com), com o assunto ‘SUSI for student leaders – APPLICATION’, até o dia 20 de janeiro de 2019.

Quaisquer dúvidas e questões relacionadas à inscrição ou ao Programa deverão ser enviadas para BehsMS@state.gov ou TolpolarK@state.gov.

INFORMAÇÕES E FICHA DE INSCRIÇÃO

Horário de Atendimento Provisório

Durante o período de 26 de Dezembro de 2018 até 1 de Março de 2019, o atendimento ao público da Coordenação de Relações Internacionais da UFPel será das 08:00 às 14:00.

A CRInter deseja a todos um feliz natal e um ótimo ano novo! Que 2019 seja um ano maravilhoso e com muitas novidades para a internacionalização da UFPel.

Revalidação e Reconhecimento de Diplomas

As solicitações de Revalidação e Reconhecimento de Diplomas expedidos por Estabelecimentos Estrangeiros de Ensino Superior serão recebidos por esta Universidade Federal de Pelotas a partir do dia 29 de novembro de 2018, às 13 horas, exclusivamente por meio da Plataforma Carolina Bori, de responsabilidade do MEC. Os interessados deverão acessar:

http://carolinabori.mec.gov.br – para informações gerais;

http://plataformacarolinabori.mec.gov.br/usuario/acesso – para solicitar acesso como requerente.

Para submeter o seu pedido o interessado deverá ler as normas disponibilizadas a seguir:

Portal Carolina Bori – Legislação geral

Portaria Normativa nº 22/2016 – MEC

Resolução nº 21/2018 – COCEPE/UFPel

Serão obedecidas as seguintes etapas:

  1. Abertura da solicitação, através da Plataforma Carolina Bori do MEC, com envio digital dos  documentos;
  2. Após a conferência e a manifestação do aceite da solicitação pela CRInter, que ocorrerá no prazo de até 30 dias, o(a) requerente receberá as instruções para pagamento da taxa de R$ 1.500,00  (mil e quinhentos reais) para Revalidação e R$ 2.000,00 (dois mil reais) para Reconhecimento;
  3. Após a homologação do pagamento será realizada a abertura do processo que tramitará internamente na UFPel sendo encaminhado para o Comitê Permanente de Revalidação e Reconhecimento de Diplomas (CPRR);
  4. O prazo para tramitação do processo e divulgação do resultado é de 180 dias. Após a emissão da decisão o(a) requerente será cientificado(a) do parecer e da Decisão Final e terá o prazo de 30 dias a contar da data de ciência para interpor recurso;
  5. Após a ciência do resultado do processo de Revalidação ou Reconhecimento, nos casos de Deferimento Total da Solicitação e Deferimento Parcial da Solicitação (após cumpridas as exigências de complementação de estudos) o(a) requerente deverá comparecer presencialmente à CRInter, para apresentar a documentação original para conferência.

Mais informações aqui.

Dúvidas que não sejam esclarecidas pela legislação ou pelo Portal Carolina Bori podem ser encaminhadas para:  carolinabori@mec.gov.br ou ainda pelo telefone 0800-616161.

Contato: revalidacao.ufpel@gmail.com

Traduções Externas Suspensas

O Núcleo de Tradução da Crinter informa que nenhum pedido de tradução será agendado entre 16/11 e 2/12 em razão de férias da única servidora.

Para maiores informações, envie um e-mail para crinter.traducoes@gmail.com e receba as orientações da resposta automática.

Resultado Edital 17/2018

Resultado da seleção para as bolsas BRACOL

Universidad Autónoma de Manizales: Nathália Fontella Sturbelle

Universidad Industrial de Santander: Ketrin B. Gabriel (Suplente: Ruan Isnardi)

Universidad Del Magdalena:  Monize Naiara Barbosa (Suplente: Luísa Victoria Vareira)

Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia: Jonatas Gomes Sebastião (Suplente: Micaela Candia Nobre)

Universidad La Gran Colombia: Andrews Jobim (Suplente: Gabriela Ferreira).

A ata da reunião e tabelas de pontuação estão disponíveis na CRInter para os interessados em interpor recurso.

[ENG] Uruguayan professor gives a lecture about the country’s perspective in recent years

The GeoMercosul Research Group of the The Brazilian National Council for Scientific and Technological Development (CNPq), of the Federal University of Pelotas (UFPel), receives professor Ana Maria Sosa González, a visiting scholar of the Graduate Program in History of UFPel. In a lecture open to the public, the professor will analyze the recent Uruguayan political history that led the country to have one of the main political and democratic stabilities in Latin America. The objective will be to bring the Brazilian public an internal perspective of the country in recent years.