Bolsas para estudar na Holanda recebem inscrições. OTS é oportunidade exclusiva para brasileiros

Estão abertas as inscrições para bolsas para estudar na Holanda do Nuffic Neso Brazil. O programa Orange Tulip Scholarship oferece mais de 70 oportunidades de bolsas para brasileiros em 2018 em 20 universidades. Serão oferecidas bolsas de estudos integrais e ajuda de custo em dinheiro de até 50 mil Euros.  As ofertas são para cursos de graduação, pós-graduaçãoMBA e Short Degree (onde só o último ano do bacharelado é feito no exterior). A data para as inscrições nas universidades variam de 15 de janeiro até 1 de maio.

Existem opções em todos os campos de estudo. A maior parte é para cursos de pós-graduação e as áreas com maior oferta de bolsas são: AdministraçãoArtesComunicação SocialFinançasSaúde, Ciências Humanas e governamentais.

Tire suas dúvidas sobre o programa de bolsa para estudar na Holanda

As bolsas de estudos são oferecidas para cursos totalmente ministrados em inglês. Existem opções que financiam 100% do valor do curso ou oferecem descontos na anuidade. Muitas universidades oferecem também auxílio financeiro para cobrir todos os custos relacionados ao estudo (Tuition fee e living costs). Os valores variam de acordo com a instituição e podem chegar até 50 mil euros.

Requisitos para concorrer a bolsas para estudar na Holanda

O OTS privilegia a excelência acadêmica, que será avaliada com base nas notas obtidas na universidade ou no ensino médio. É fundamental que os candidatos apresentem diploma, histórico escolar (em inglês), currículo e certificado de proficiência na língua inglesa. Como a data final para a inscrição é só no ano que vem, não dá pra reclamar de não dá tempo para conseguir tudo.  Além disso, para poder concorrer, os candidatos devem ter apenas cidadania brasileira quem tem dupla cidadania, assim como quem já estiver trabalhando ou estudando na Holanda atualmente, não pode concorrer.

Cada instituição tem seu processo de admissão: algumas podem exigir a redação de artigos, cartas de recomendação, entrevistas por Skype, provas de conhecimento específico – como TOEFL, GRE ou GMAT – , experiência profissional, analise de portfólio, entre outros. Para concorrer às bolsas, os candidatos precisam comprovar que estão no processo de admissão de alguma universidade holandesa. O valor de cada bolsa varia de acordo com curso e universidade. Os critérios de admissão específicos para cada curso e o valor das bolsas oferecidas podem ser vistos na relação de universidades participantes do OTS 2019.

Documentos necessários para bolsas para estudar na Holanda

Como as bolsas para estudar na Holanda são para várias universidades diferentes, os documentos exigidos podem variar. Porém alguns deles são básicos e você deve ter em mente que vai precisar se quiser concorrer a bolsas para estudar na Holanda. confira a lista:

•  Cópia autenticada do diploma(s) original anterior e tradução juramentada do documento para a língua inglesa (em caso de candidatura para bacharelado, apresentar diploma de ensino médio é necessário). Caso você ainda não tenha o diploma de graduação em mãos, é suficiente enviar uma carta da universidade brasileira (em inglês) comprovando que está em processos de conclusão dos estudos.
  • Cópia autenticada do histórico(s) escolar original e tradução juramentada do documento para a língua inglesa
  • Exame de proficiência, apresentando pontuação obtida: TOEFL iBT ou IELTS (acadêmico). A pontuação mínima necessária varia e a necessidade de certificado original também
  • Currículo recente em inglês
  • Carta de motivação em inglês
  • Cartas de recomendação  (cada bolsa requer um número específico de cartas)
  • Cópia autenticada do passaporte (apenas página com dados pessoais: nome, data e local de nascimento, e data de validade).

Como é a seleção das bolsas para estudar na Holanda do OTS

O interessado em concorrer para a OTS precisa iniciar seu processo de inscrição na universidade  holandesa e preencher o formulário disponibilizado no site do Nuffic Neso Brazil até 1 de abril. Não há limite de idade e é possível se candidatar para até quatro universidades. Siga estes passos para se inscrever:

• Procure pelo programa de estudos de seu interesse dentre as participantes do OTS
  • Leia atentamente sobre a bolsa de seu interesse e os requisitos de admissão da universidade de sua escolha
  • Inicie o processo de admissão diretamente com a instituição de seu interesse. Siga as instruções de candidatura  no site da universidade e envie diretamente à instituição os documentos necessários. Em caso de dúvida neste passo, entre em contato direto com a universidade escolhida.
  • Espere a confirmação por parte da instituição holandesa, que irá revisar seu pedido de admissão. Você deverá receber um documento que comprove a sua admissão ou o início do pedido de admissão. Isso pode demorar de algumas semanas até alguns meses, então não deixe para a última hora.
  •  Preencha o formulário da OTS (na inscrição é fundamental anexar o comprovante de candidatura junto a cada uma das universidades) Você pode comprovar que está em processo de admissão apresentando alguns dos documentos abaixo: carta de aceite condicional. e-mail da (s) universidade(s) confirmando o recebimento da candidatura, comprovante de envio pelo correio da candidatura.
  • Uma confirmação de inscrição será enviada para seu email. Não deixe de verificar também sua caixa de spam.

O resultado final da seleção será divulgado em junho e aulas terão início em setembro de 2019. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo contato ots@nesobrazil.org.

Veja o edital das bolsas OTS na Holanda
Veja os requisitos para se candidatar
Veja as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre a seleção
Preencha o formulário de inscrição para as bolsas