CAMPUS FRANCE APRESENTA ‘ESTUDE NA FRANÇA’

INSCRIÇÕES ENCERRADAS DEVIDO À CAPACIDADE DO LOCAL

A convite do Campus France, agência oficial da Embaixada da França para a promoção do ensino superior, a CRInter divulga evento que apresentará as oportunidades de estudos na França voltada a todos os alunos da graduação e pós-graduação da UFPel. A proposta busca mostrar aos interessados os benefícios, as bolsas de estudos e as futuras oportunidades profissionais e acadêmicas com o objetivo de fomentar o interesse dos estudantes pelos programas de mobilidade.

A apresentação será no dia 29 de setembro, às 14 horas, no Auditório da Reitoria, no Campus Anglo.

 

Edital 18/2022 – CURSOS DE INTRODUÇÃO À CULTURA CHINESA E DE LÍNGUA CHINESA NÍVEIS I, II E III

A Coordenação de Relações Internacionais (CRInter) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no uso de suas atribuições, a convite da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), torna público o presente edital para pré-seleção de candidatos aos Cursos de Introdução à Cultura Chinesa e de Língua Chinesa níveis I, II e III, oferecido em parceria com a Universidade Normal de Hebei (China).

Edital 18/2022

  • Resumo de informações sobre os cursos

Curso: Introdução à Cultura Chinesa

Carga horária: 30h

Periodicidade: Semanal (segundas e quartas-feiras)

Horário das aulas: 19h30 às 21h (horário de Brasília)

Duração: 12 setembro – 30 novembro

Idioma das aulas: Português

Número total de vagas: cinco vagas, dez suplentes

 

Curso: Chinês 1A

Carga horária: 45h

Periodicidade: Semanal (segundas e quartas-feiras)

Horário das aulas: 19h às 21h (horário de Brasília)

Duração: 12 setembro – 07 dezembro

Idioma das aulas: Português

Número total de vagas: três vagas, seis suplentes

Requisito mínimo para inscrição: não há

Exame exigido ao final do curso: HSK 1

 

Curso: Chinês 1B

Carga horária: 45h

Periodicidade: Semanal (terças e quintas-feiras)

Horário das aulas: 8h30min às 10h30min (horário de Brasília)

Duração: 13 setembro – 06 dezembro

Idioma das aulas: Português

Número total de vagas: três vagas, seis suplentes

Requisito mínimo para inscrição: não há

Exame exigido ao final do curso: HSK 1

 

Curso: Chinês 2A TA

Carga horária: 45h

Periodicidade: Semanal (segundas e quartas-feiras)

*Haverá uma aula excepcionalmente em 14/10 (sexta-feira) em função dos feriados.

Horário das aulas: 19h às 21h (horário de Brasília)

Duração: 12 setembro – 07 dezembro

Idioma das aulas: Português

Número total de vagas: duas vagas, quatro suplentes

Requisito mínimo para inscrição: Chinês 1 (45h) ou resultado do teste HSK 1 com qualquer pontuação.

Exame exigido ao final do curso: HSK 1

 

Curso: Chinês 2A TB

Carga horária: 45h

Periodicidade: Semanal (terças e quintas-feiras)

*Haverá uma aula excepcionalmente em 14/10 (sexta-feira) em função dos feriados.

Horário das aulas: 08h30min às 10h30min (horário de Brasília)

Duração: 13 setembro – 06 dezembro

Idioma das aulas: Português

Número total de vagas: duas vagas, quatro suplentes

Requisito mínimo para inscrição: Chinês 1 (45h) ou resultado do teste HSK 1 com qualquer pontuação.

Exame exigido ao final do curso: HSK 1

 

Curso: Chinês 2B

Carga horária: 45h

Periodicidade: Semanal (terças e quintas-feiras)

Horário das aulas: 19h às 21h (horário de Brasília)

Duração: 13 setembro – 06 dezembro

Idioma das aulas: Português

Número total de vagas: duas vagas, quatro suplentes

Requisito mínimo para inscrição: Chinês 2A (45h) ou resultado do teste HSK 2 com qualquer pontuação.

Exame exigido ao final do curso: HSK 2

 

Curso: Chinês 3A

Carga horária: 45h

Periodicidade: Semanal (segundas e quartas-feiras)

*Haverá uma aula excepcionalmente em 14/10 (sexta-feira) em função dos feriados.

Horário das aulas: 19h às 21h (horário de Brasília)

Duração: 12 setembro – 07 dezembro

Idioma das aulas: Inglês

Número total de vagas: duas vagas, quatro suplentes

Requisito mínimo para inscrição: Chinês 2 (60h) ou Chinês 3 (45h) ou resultado do teste HSK 2 com qualquer pontuação + Nível B1 (intermediário) de inglês.

Exame exigido ao final do curso: HSK 2

 

Curso: Chinês 3B

Carga horária: 45h

Periodicidade: Semanal (terças e quintas-feiras)

Horário das aulas: 19h às 21h (horário de Brasília)

Duração: 13 setembro – 06 dezembro

Idioma das aulas: Inglês

Número total de vagas: duas vagas, quatro suplentes

Requisito mínimo para inscrição: Chinês 3 (60h) + Nível B1 (intermediário) de inglês.

Exame exigido ao final do curso: HSK 3 + HSKK

 

Informações completas no Edital.

Edital 17/2022 – Amigo Universitário

EDITAL 17/2022 – Amigo Universitário

A Coordenação de Relações Internacionais (CRInter) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no uso de suas atribuições legais e de acordo com o Planejamento Estratégico de Internacionalização e a Política Linguística da UFPel aprovadas pelas resoluções 06/2018 e 01/2020 do COCEPE, torna público o presente edital para seleção de candidatos à vaga no Projeto Amigo Universitário.

DESCRIÇÃO DO PROGRAMA E OBJETIVOS

O projeto Amigo Universitário é uma proposta da Coordenação de Relações Internacionais (CRInter) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que visa promover o contato entre alunos estrangeiros em mobilidade e alunos voluntários da UFPel. Desse modo, objetiva-se proporcionar aos participantes a experiência de intercâmbio cultural e facilitar a adaptação do visitante ao ambiente universitário da UFPel, à cultura brasileira e à cidade de Pelotas/RS.

RESPONSABILIDADES

Para ser um Amigo Universitário, o aluno da UFPel deve se comprometer a:

Manter contato com o aluno estrangeiro antes de sua vinda, a fim de dar-lhe informações sobre Pelotas e sobre a UFPel, além de auxiliá-lo nos preparativos para a viagem (informar-se sobre a data e o horário de chegada e sobre o local onde ficará hospedado o estrangeiro);

Recepcionar o intercambista no momento da sua chegada à rodoviária de Pelotas;

Auxiliar o visitante a acomodar-se e a realizar as primeiras compras (indicando as localizações de supermercado, farmácia, padaria e outros estabelecimentos úteis);

Orientar o aluno estrangeiro, informando-lhe as localizações dos diversos campi da UFPel, das bibliotecas, do Restaurante Universitário e dos pontos turísticos de Pelotas;

Informar os serviços disponíveis de comunicação (telefonia móvel local), de transporte, de saúde e os serviços úteis em geral ao intercambista;

Fornecer ao estrangeiro informações sobre documentos necessários à estada no país; acompanhá-lo à Polícia Federal para fazer a Carteira de Registro Nacional Migratório, aos Correios e à Receita Federal para fazer o CPF, ao banco, quando necessária a abertura de conta; e conduzi-lo à CRInter para apresentação e registro;

Apresentar o visitante ao devido coordenador de curso e ajudá-lo com os procedimentos da Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA);

Estar disponível para sanar dúvidas ao aluno estrangeiro e para prestar-lhe auxílio sempre que for necessário, durante o período de mobilidade;

Manter contato com a CRInter para relatar os auxílios prestados e o andamento da adaptação do aluno estrangeiro;

Comparecer, juntamente com o aluno estrangeiro, à CRInter ao final do período de mobilidade para avaliação da experiência e para encerramento formal da participação no projeto;

Informar à CRInter (e manter atualizados) seu endereço, telefone, endereço eletrônico e demais dados necessários à sua localização durante o período de vigência do projeto.

O aluno da UFPel participante do projeto Amigo Universitário (anfitrião) deve realizar o curso “Espanhol para Acolhimento” a ser ofertado pelo Programa Idiomas Sem Fronteiras (IsF) da UFPel a fim de a fim de melhorar sua proficiência linguística no idioma estrangeiro. É também dever do anfitrião incentivar o aluno estrangeiro a aprender o idioma e a cultura local a fim de aprimorar a experiência de intercâmbio do mesmo.

O aluno da UFPel participante do projeto Amigo Universitário deve ser exemplo para o aluno estrangeiro ao qual ficará vinculado durante a atividade, observando padrões de ética e cidadania em sua convivência acadêmica e social na Universidade e fora dela.

INSCRIÇÕES E SELEÇÃO

Para candidatar-se ao projeto Amigo Universitário, o aluno voluntário da UFPel deve preencher o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO (acesso direto pelo link: https://forms.gle/MsbVrW4CrNJ3jW9h6) até às 23h59 de 09 de setembro de 2022.

Serão selecionados 05 (cinco) estudantes que tenham perfil compatível com as necessidades dos estudantes estrangeiros (idioma, curso, interesses pessoais informados no formulário de inscrição);

O resultado será divulgado dia 14 de setembro de 2022, no site da CRInter e por e-mail enviado aos selecionados.

Além das 05 vagas ofertadas, a seleção contará com uma lista de candidatos suplentes que poderão ser chamados para participar do Projeto conforme a demanda existente dos estudantes estrangeiros.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Após realizada a seleção, será agendada uma reunião para orientação e distribuição das demandas relacionadas ao projeto,.

As atividades referentes ao projeto começarão logo após a seleção dos participantes e se encerrarão junto ao término do semestre letivo de 2022/1 da UFPel.

Aos alunos voluntários da UFPel participantes do projeto será fornecido um atestado comprovando as horas de atividade mediante a apresentação de relatórios periódicos que serão verificados junto ao estrangeiro que recebeu apoio.

A UFPel não se compromete a financiar nenhuma atividade realizada pelos participantes.

RESULTADO FINAL Edital n.º 12/2022 – WORKSHOP EMI

A Coordenação de Relações Internacionais (CRInter) da Universidade Federal de Pelotas, no uso de suas atribuições legais, torna público o RESULTADO FINAL do Edital n.º 12/2022 – WORKSHOP EMI – ENGLISH AS A MEDIUM OF INSTRUCTION – 3A EDIÇÃO

Listagem dos inscritos em ordem alfabética:

Alejandro Martins Rodriguez

Clóvis Vergara de Almeida Martins Costa

Eduardo Grala da Cunha

Juliana Steil

Karina Ávila Pereira

Maria Amélia Gimmler Netto

Maria Cândida Nunes

Marília Leão Goettems

Mateus da Silveira Pasa

Noéli Boscato

Renata Gastal Porto

Rodrigo Casquero Cunha

Rosemar Gomes Lemos

Silvana Paiva Orlandi

RESULTADO FINAL EDITAL No. 14/2022 – OFICINA DE APRESENTAÇÕES ACADÊMICAS EM INGLÊS – 2A EDIÇÃO

A Coordenação de Relações Internacionais (CRInter) da Universidade Federal de Pelotas, no uso de suas atribuições legais, torna público o RESULTADO FINAL após recurso do Edital n.º 14/2022 – OFICINA DE APRESENTAÇÕES ACADÊMICAS EM INGLÊS – 2A EDIÇÃO

Lista com o resultado preliminar dos 25 primeiros inscritos, listados em ordem alfabética:

Alessandro Cury Soares

Amanda Sosa Pacheco

Ana Beatriz Lima de Queiroz

Brendon Silva Ferreira Toporowski

Darlene Vilanova Sabany

Emanuele Fonseca Barbosa

Fernanda Fontes de Freitas

Gabriela Garcia Torino

Gabriela Trisch de Quadros

Giancarlo Cristiano de Gouveia

João Pedro Almeida Lopes

Kelly Lameiro Rodrigues

Khadija Bezerra Massaut

Laura Borsa Cattani

Laura Silveira Sarturi

Leonidas Barbosa de Almeida

Maria de Fátima Ortiz Pedroso

Matheus Cruz

Ramon Pelle

Raquel Moreira Oliveira

Renan Marques Azevedo da Mata

Roberto Barbosa de Morais

Rodrigo Rohenkohl Silva

Silvia Helena Fuentes da Silva

Thaís Cristina Alves Costa

 

Lista de suplentes, listados por ordem de inscrição:

Isabela Spieker Silva

Renata Gonçalves Ribeiro Lucas

Jullyana Lima Ribeiro

Beatriz dos Santos Dourado

RESULTADO PRELIMINAR EDITAL No. 14/2022 – OFICINA DE APRESENTAÇÕES ACADÊMICAS EM INGLÊS – 2A EDIÇÃO

A Coordenação de Relações Internacionais (CRInter) da Universidade Federal de Pelotas, no uso de suas atribuições legais, torna público o RESULTADO PRELIMINAR do Edital n.º 14/2022 – OFICINA DE APRESENTAÇÕES ACADÊMICAS EM INGLÊS – 2A EDIÇÃO

Lista com o resultado preliminar dos 25 primeiros inscritos, listados em ordem alfabética:

Alessandro Cury Soares

Amanda Sosa Pacheco

Ana Beatriz Lima de Queiroz

Brendon Silva Ferreira Toporowski

Darlene Vilanova Sabany

Emanuele Fonseca Barbosa

Fernanda Fontes de Freitas

Gabriela Garcia Torino

Gabriela Trisch de Quadros

Giancarlo Cristiano de Gouveia

João Pedro Almeida Lopes

Kelly Lameiro Rodrigues

Khadija Bezerra Massaut

Laura Borsa Cattani

Laura Silveira Sarturi

Leonidas Barbosa de Almeida

Maria de Fátima Ortiz Pedroso

Matheus Cruz

Ramon Pelle

Raquel Moreira Oliveira

Renan Marques Azevedo da Mata

Roberto Barbosa de Morais

Rodrigo Rohenkohl Silva

Silvia Helena Fuentes da Silva

Thaís Cristina Alves Costa

 

Lista de suplentes, listados por ordem de inscrição:

Isabela Spieker Silva

Renata Gonçalves Ribeiro Lucas

Jullyana Lima Ribeiro

Beatriz dos Santos Dourado

WORKSHOP EMI – Inscrições prorrogadas

A Coordenação de Relações Internacionais (CRInter) torna público o Edital 16/2022, retificador do Edital no. 12/2022, prorrogando as inscrições para o WORKSHOP EM EMI – 3ª EDIÇÃO.

O Workshop EMI – Inglês como meio de instrução é um curso desenvolvido para apresentar a teoria e a prática do ensino de conteúdo disciplinar em inglês através de metodologias ativas. Este curso ajudará a repensar cursos existentes ou a criar novos cursos que usem o EMI. Os materiais incluem vídeos, leituras práticas e oportunidades de colaboração dentro do curso. A partir da identificação de desafios que o corpo docente e os alunos encontram nas aulas da EMI, o participante será capaz de desenvolver estratégias para ajudar os alunos a aprender o conteúdo do curso e, ao mesmo tempo, desenvolver ou aprimorar suas habilidades em inglês. Além disso, o participante ficará mais à vontade com pedagogias interativas e com foco no aprendizado do aluno. Os tópicos incluem o design do curso, o desenvolvimento do plano de estudos e a criação de aulas e materiais seguindo metodologias ativas. A carga horária total do curso é de 20 horas, distribuídas da seguinte forma:

  • 01/09/2022 (Quinta-feira), das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30
  • 02/09/2022 (Sexta-feira), das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30
  • 03/09/2022 (Sábado), das 8h30 às 12h

CONSULTORIA EM EMI – Inscrições prorrogadas

A Coordenação de Relações Internacionais (CRInter) torna público o Edital 15/2022, retificador do Edital no. 13/2022 – CONSULTORIA EM EMI – ENGLISH AS A MEDIUM OF INSTRUCTION – 2a EDIÇÃO.

A Consultoria em EMI (Inglês como meio de instrução) – 2a Edição é um curso de sete (07) encontros síncronos desenvolvido para acompanhar os docentes que realizaram o primeiro ou o segundo Workshop em EMI, oferecidos pela CRInter em 2018 e/ou em 2021. Trata-se de um suporte de forma individualizada para auxiliar na implementação do EMI em um componente curricular (disciplina) da pós-graduação. A Consultoria baseia-se no material utilizado na edição de 2021 do Workshop em EMI, em especial na proposta Backwards Course Design. Nos encontros assíncronos, os docentes participantes prepararão propostas e materiais a partir das necessidades dos seus contextos específicos de atuação, que serão discutidos nos encontros síncronos. Os tópicos incluem design do curso, desenvolvimento do plano de estudos e construção de aulas e materiais embasados em metodologias ativas. A carga horária total do curso é de 30 horas, distribuídas da seguinte forma:

Serão ofertadas 04 vagas para docentes da UFPel vinculados a Programas de Pós-graduação stricto sensu distribuídas da seguinte forma: 02 vagas aos docentes que realizaram a Consultoria em EMI em 2022; 02 vagas a docentes que nunca tenham participado da Consultoria em EMI. Para tanto, é pré-requisito ter concluído o Workshop em EMI de 2018 ou 2021 oferecidos pela CRInter.  As inscrições foram prorrogadas e estão abertas até 25 de agosto de 2022 por meio do preenchimento do FORMULÁRIO DE INSCRIÇÕESDúvidas podem ser enviadas ao e-mail: politicaslinguisticasufpel@gmail.com.

 

Salão de carreiras França-Brasil

A Embaixada da França no Brasil e o Campus France Brasil organizam, nos dias 23 e 24 de agosto, o Salão de Carreiras França-Brasil, evento destinado a criar oportunidades entre empresas francesas no Brasil e brasileiros que tenham conexões profissionais ou acadêmicas com a França.

O evento será realizado em formato presencial no dia 23, no Rio de Janeiro, e online, no dia 24 de agosto. Estarão presentes instituições como L’Oreal, CMA CGM, ACCOR, Safran, Schneider Eletric, Médicos sem Fronteiras, Egis, SKEMA Business School, entre outras. A programação completa está aqui .

LIVE Bolsa Chevening e pós no Reino Unido

DIVULGAÇÃO – ESTUDAR FORA/FUNDAÇÃO ESTUDAR


Fazer uma pós-graduação no exterior pode ser uma experiência incrível, mas fazer a pós no Reino Unido e com uma bolsa que cobre todos os seus custos pode ser ainda melhor!

Por isso, a Fundação Estudar convida você a ouvir o Allan Greicon, estudante de Master in Public Policy na University of Oxford, e a Jamille Bastos, estudante de Master in Media and Diversity na University of Westminster, como eles passaram pelo processo seletivo das universidades, das bolsas e, claro, como tem sido a experiência do mestrado.

Allan e Jamille são bolsistas Chevening e vão nos contar como foi o processo para decidir estudar fora e a experiência com a candidatura para a Chevening.

A live será no dia 17/08, às 18h (horário de Brasília).

Se você não quer perder dicas de quem passou pelo processo da Bolsa Chevening e foi aprovado, clique aqui e inscreva-se!

Idiomas sem Fronteiras UFPel divulga novos cursos

Português para Estrangeiros:

OPÇÕES: Acolhimento em Português Brasileiro: conhecendo espaços da universidade (A1)

HORÁRIOS: Sextas, das 10h às 12h

PROFESSOR(A): Helena Ramires

Nº DE VAGAS: 20

CARGA HORÁRIA: 16h

DATA DE INÍCIO: 12/08

Clique para se inscrever:

👉 forms.office.com/r/2hQXTJVZmA

 

Língua Inglesa

OPÇÕES: Variedades da Língua Inglesa (A1)

HORÁRIOS: Segundas, das 16h às 18h

PROFESSOR(A): Aline Behling

Nº DE VAGAS: 20

CARGA HORÁRIA: 16h

DATA DE INÍCIO: 08/08

Clique para se inscrever:

👉 forms.office.com/r/FZUmE5LQXL

 

Língua Inglesa

OPÇÕES: Interações em Língua Inglesa (A1)

HORÁRIOS: Terças e quintas, das 17 às 19h

PROFESSOR(A): Marília Leitzke

Nº DE VAGAS: 20

CARGA HORÁRIA: 48h

DATA DE INÍCIO: 09/08

Clique para se inscrever:

👉 https://forms.office.com/r/K4EyHX298i

 

Francês

OPÇÕES: Pronúncia, Ritmo e Entonação em Língua Francesa (A2)

HORÁRIOS: Segundas e quartas, das 9h às 10h

PROFESSOR(A): Letícia Silveira de Oliveira

Nº DE VAGAS: 25

CARGA HORÁRIA: 16h

DATA DE INÍCIO: 22/08

Curso na modalidade online

Clique para se inscrever:

👉 forms.office.com/r/gu2yjNtqaJ

 

Espanhol

OPÇÕES: Compreensão leitora de textos acadêmicos em Espanhol

HORÁRIOS: Segundas e quintas, das 19h30 às 21h30

PROFESSOR(A): André Andres

Nº DE VAGAS: 20

CARGA HORÁRIA: 32h

DATA DE INÍCIO: 08/08

Clique para se inscrever:

👉 forms.office.com/r/RRkmwaBiAW

 

Espanhol

OPÇÕES: “Bem vindo ao Espanhol Língua Internacional (A1)

HORÁRIOS: Terças e quintas, das 15h às 17h

PROFESSOR(A): Gabriela Bock

Nº DE VAGAS: 20

CARGA HORÁRIA: 32h

DATA DE INÍCIO: 09/08

Clique para se inscrever:

👉 forms.office.com/r/ZXQGXiZgEq

 

Alemão

OPÇÕES: Alemão para fins acadêmicos (B1)

HORÁRIOS: Segundas e Quartas, das 10h30 às 12h30

PROFESSOR(A): Isabella H. Dörr

Nº DE VAGAS: 20

CARGA HORÁRIA: 16h

DATA DE INÍCIO: 08/08

Clique para se inscrever:

👉 https://forms.office.com/r/cZa602XV9y

 

Importante: os cursos ocorrerão na modalidade presencial.

Fique atento ao período de inscrição:

⚠️ 27/07 a 04/08/2022 ao meio dia ⚠️

CRInter promove ações de Políticas Linguísticas

A Coordenação de Relações Internacionais lança hoje, 1º de agosto, três editais de ações de Políticas Linguísticas:

1. WORKSHOP EMI – ENGLISH AS A MEDIUM OF INSTRUCTION 3a EDIÇÃO: O Workshop EMI – Inglês como meio de instrução é um curso desenvolvido para apresentar a teoria e a prática do ensino de conteúdo disciplinar em inglês através de metodologias ativas. Este curso ajudará a repensar cursos existentes ou a criar novos cursos que usem o EMI. Os materiais incluem vídeos, leituras práticas e oportunidades de colaboração dentro do curso. A partir da identificação de desafios que o corpo docente e os alunos encontram nas aulas da EMI, o participante será capaz de desenvolver estratégias para ajudar os alunos a aprender o conteúdo do curso e, ao mesmo tempo, desenvolver ou aprimorar suas habilidades em inglês. Além disso, o participante ficará mais à vontade com pedagogias interativas e com foco no aprendizado do aluno. Os tópicos incluem o design do curso, o desenvolvimento do plano de estudos e a criação de aulas e materiais seguindo metodologias ativas. A carga horária total do curso é de 20 horas, distribuídas da seguinte forma:

  • 01/09/2022 (Quinta-feira), das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30
  • 02/09/2022 (Sexta-feira), das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30
  • 03/09/2022 (Sábado), das 8h30 às 12h

Mais informações no Edital 12/2022 – Workshop EMI e no Processo SEI 23110.026363/2022-47.

2. CONSULTORIA EM EMI – ENGLISH AS A MEDIUM OF INSTRUCTION – 2a EDIÇÃO: A Consultoria em EMI (Inglês como meio de instrução) – 2a Edição é um curso de sete (07) encontros síncronos desenvolvido para acompanhar os docentes que realizaram o primeiro ou o segundo Workshop em EMI, oferecidos pela CRInter em 2018 e/ou em 2021. Trata-se de um suporte de forma individualizada para auxiliar na implementação do EMI em um componente curricular (disciplina) da pós-graduação. A Consultoria baseia-se no material utilizado na edição de 2021 do Workshop em EMI, em especial na proposta Backwards Course Design. Nos encontros assíncronos, os docentes participantes prepararão propostas e materiais a partir das necessidades dos seus contextos específicos de atuação, que serão discutidos nos encontros síncronos. Os tópicos incluem design do curso, desenvolvimento do plano de estudos e construção de aulas e materiais embasados em metodologias ativas. A carga horária total do curso é de 30 horas, distribuídas da seguinte forma:

Serão ofertadas 04 vagas para docentes da UFPel vinculados a Programas de Pós-graduação stricto sensu distribuídas da seguinte forma: 02 vagas aos docentes que realizaram a Consultoria em EMI em 2022; 02 vagas a docentes que nunca tenham participado da Consultoria em EMI. Para tanto, é pré-requisito ter concluído o Workshop em EMI de 2018 ou 2021 oferecidos pela CRInter.  As inscrições deverão ser realizadas de 01 a 15 de agosto de 2022 por meio do preenchimento do FORMULÁRIO DE INSCRIÇÕESDúvidas podem ser enviadas ao e-mail: politicaslinguisticasufpel@gmail.com.

Mais informações no Edital 13/2022 e no Processo SEI 23110.026413/2022-96.

3. OFICINA DE APRESENTAÇÕES ACADÊMICAS EM INGLÊS – 2A EDIÇÃO: A Oficina de Apresentações Acadêmicas em Inglês – 2a Edição é um curso híbrido de 30 horas-aula (12h presenciais e 18h assíncronas) voltado à promoção do desenvolvimento de habilidades e competências em inglês para apresentações orais acadêmicas em língua inglesa junto à comunidade acadêmica – docentes, discentes e pessoal técnico-administrativo interessados. Trata-se de uma ação de capacitação idealizada pela CRInter que busca promover a Internacionalização junto a esta clientela, além de contribuir para melhorar a sua proficiência linguística em idioma estrangeiro.  A carga horária total do curso é de 30 horas, distribuídas da seguinte forma:

Serão ofertadas 25 vagas abertas a docentes, discentes e servidores técnicos-administrativos em educação. A seleção ocorrerá por ordem de inscrição, não havendo limitação de vagas por categoria. Será feito um cadastro de 15 candidatos suplentes, que poderão vir a ser chamados em caso de desistência ou infrequência dos participantes selecionados nos dois primeiros encontros do curso. As inscrições deverão ser realizadas de 01 a 15 de agosto de 2022 por meio do preenchimento do FORMULÁRIO DE INSCRIÇÕES. Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail: politicaslinguisticasufpel@gmail.com.

Mais informações no Edital 14/2022 e no Processo SEI 23110.026441/2022-11.