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    Notícias
  • Restauração de obras do acervo religioso de Adail Bento Costa, do Museu da Baronesa, está em fase final na UFPel

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    Imagens 1, 2 e 3: Antes, durante e depois do tratamento no Cristo Crucificado. Detalhe.

    Fonte: Pétrya Bischoff

    O Museu Municipal Parque da Baronesa, localiza-se no bairro Areal, na cidade de Pelotas, trata-se de uma chácara que pertenceu à família de charqueadores Antunes Maciel. Foi adquirida em 1863 pelo Rio-Grandino Coronel Annibal Antunes Maciel, como presente de casamento para seu filho de mesmo nome – o Barão de Três Serros, e sua esposa Amélia Hartley de Britto. Na chácara, viveram três gerações dos Antunes Maciel, os quais se mudaram para a cidade do Rio de Janeiro, enquanto a residência virou moradia esporádica da filha Déa Antunes Maciel. Atualmente a edificação pertence ao município de Pelotas e abriga o Museu Parque da Baronesa.

    Já Adail Bento Costa Filho nasceu em 1908, formou-se em Pintura no Instituto de Belas Artes de Porto Alegre e viajou pela Europa para aperfeiçoar seus estudos. Entre imagens, objetos litúrgicos, quadros e diversos objetos de arte, Adail restaurou 2043 peças. Deixou para o município de Pelotas sua coleção de antiguidades; parte dessa coleção se encontra hoje exposta no Museu da Baronesa, cuja restauração ele mesmo projetou e executou, há mais de trinta anos.

    Uma parceria entre o Museu da Baronesa e o Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) oportunizou a restauração de 10 obras pertencentes ao acervo de arte sacra Adail Bento Costa. As obras ingressaram no Laboratório de Conservalçai e Restauração de obras em Madeira no primeiro semestre de 2019, para o desenvolvimento das atividades práticas da disciplina de Conservação e Restauração de Bens em Madeira II, do quinto semestre, sob responsabilidade da professora Daniele Baltz da Fonseca.

    As obras foram distribuídas aos alunos da disciplina em março de 2019 e iniciaram-se os estudos pelas duplas ou trios, passando pelas etapas de identificação do objeto, testes organolépticos, fotográficos, de luz UV e raio X, de solubilidade e resistência da camada pictórica e base de preparação para o diagnóstico do estado de e discussão sobre os possíveis tratamentos. O subsídio para a elaboração da proposta de intervenção da obra foi a minuta do  Manual de Orientações para Projetos de Restauração do IPHAN.

    Após a elaboração da proposta de intervenção, com base nos resultados obtidos nas etapas anteriores, iniciou-se a intervenção. Para tal, cada obra necessitava de uma abordagem diferente, correspondente aos danos detectados.

    A aluna Bruna, que está trabalhando em uma imagem espanhola do século XIX representando Nossa Senhora da Conceição, relatou que a obra chegou ao laboratório com infestação biológica ativa, além de estar com caminhos ocos em seu interior. Ou seja, houve a necessidade de realizar duas desinfestações e suas respectivas limpezas e posteriormente preenchimento e consolidação desse interior “rendilhado” (os caminhos feitos pelas térmitas).

    Nesse momento, a obra está passando por reintegração pictórica e a última etapa será o verniz de proteção. Entretanto, Bruna Gentil comenta que não será possível terminar a obra nesse semestre.

    Já a aluna Kerllen Cavalheiro aponta que sua imagem, que chegou ao laboratório sem rosto e sem braços, foi identificada como Santa Luzia devido a atributos iconográficos presentes. Ela afirma que a maior dificuldade encontrada na restauração da peça foi durante a etapa de limpeza, pois, conforme aponta a professora Daniele “a camada pictórica se mostrava frágil a todos os solventes utilizados durante a fase a testes e, portanto, foi utilizado o pó de borracha, que removeu sutilmente algumas manchas.”

    A aluna Adriane Tejada trabalha em um Jesus Cristo Crucificado; ela está finalizando a cruz de madeira, a qual falta somente finalizar a reintegração cromática no douramento das ponteiras estilizadas e passar o verniz de proteção. A maior dificuldade apontada por Adriane foi a estabilização da estrutura da cruz pelo verso. A haste vertical da cruz apresentava uma intervenção na qual uma ruptura havia sido colada, provavelmente com PVA. Esta intervenção anterior soltou-se durante a limpeza da obra, mostrando a necessidade de remover os excessos de cola e promover uma nova fixação, desta fez foram usados pinos galvanizados para melhorar a sustentação estrutural do suporte, uma vez que a área de interface entre as partes quebradas era muito pequena.

    Todas as imagens que chegaram ao laboratório em março de 2019 retornarão juntas ao Museu, quando estiverem prontas. Essa ação, além de propiciar que os alunos das disciplinas práticas tenham, ainda no curso, contato com obras de valor patrimonial, reflete, também, em uma contrapartida para a comunidade, que se beneficia com o acervo restaurado.

    Enquanto acadêmica, a oportunidade de trabalhar com a peça do acervo de arte sacra de um museu como o da Baronesa, que possui um fio condutor na própria constituição da cidade de Pelotas, é inspirador e gratificante, pois mesmo a confiança depositada a nós, discentes, ao lidar com peças tão importantes, constitui um pilar importante na identidade do profissional conservador-restaurador.

    Pétrya Bischoff

    Pedadoga, Bacharelanda em Conservação e Restauração, Bolsista PET Conservação e Restauro.

  • IV Semana Acadêmica

    Olá, seja bem-vindo!

    Aqui você encontrará o link para inscrição da IV Semana Acadêmica da Conservação e Restauração, que tem como tema “A pluridisciplinaridade na Conservação e Restauração”. Abaixo o site com informações, cadastramento e participação em oficinas:

    https://wp.ufpel.edu.br/semanaconservacaorestauracao/2019/08/31/inscricao-para-a-iv-semana-academica-da-conservacao-e-restauracao/

    O critério de homologação da inscrição em oficinas ocorrerá por ordem de preenchimento totais das vagas. A homologação será divulgada no dia 05/09, podendo ser postada no máximo 23h59min do mesmo dia. A divulgação da homologação ocorrerá por meio do site do evento e na página do Facebook ‘PET Conservação e Restauro – UFPEL’. Lembrando! Caso ocorra desistência da vaga em oficina, favor avisar com antecedência via e-mail para petconservacaoerestauro@gmail.com, com seu nome completo e oficina. Desde já, agradecemos sua participação e venha conosco curtir esse momento.

  • IV Semana Acadêmica da Conservação e Restauração – Chamada para Submissão de Trabalhos

    Chamada para Submissão de Trabalhos

    Boa Noite a todos !!

    Convidamos todos os alunos do Curso de Conservação e Restauração, e Museologia a participarem das comunicações.

    Venha apresentar os seus trabalhos desenvolvido em sala de aula, nos estágios e atividades extracurricular.

    A submissão de trabalhos ocorrerá entre os dias 22 de Julho a 30 de Agosto.

    Todos os resumos devem ser enviados em formato de Word. 

    Acesso ao Edital: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1Q7ACDYu1dyu1rPmVl0FUHsAZF-2i_isM 

    Acesso ao Modelo de Resumo: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1cUHtLoGyLfuns-HZWmHvHgWumbidcs7C

    Acesso ao Modelo de Apresentação: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1VA95IVwfiMSg3KRmNSGBoed7SmRAxdHN

  • Ementa da Disciplina Seminários Temáticos II: Processos Criativos 2019/02

    Disciplina de Seminários Temáticos II : Processos Criativos

    Ementa: Serão compreendidos como Processos Criativos, no âmbito da disciplina de Seminários Temáticos (2019/02), exercícios a serem vivenciados pelos discentes a partir de percursos individuais que terão como meta responder de forma positiva/propositiva aos estímulos do semestre. Tais atividades irão explorar os campos das artes visuais, da arte popular e artesanato e do design. Nesse sentido, a proposição de exercícios práticos e temáticos, aliada a reflexões teórica, serão os estímulos que irão proporcionar a compreensão sobre o desenvolvimento de um processo criativo, considerando-se  aspectos como material, técnicas, linguagens e produtos finais.

    A disciplina será ofertada pelo curso de Conservação e Restauração nas Segundas-Feiras a tarde pelo Professor Roberto Heiden na sala 208.

  • Participação do Bacharelado em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis no I Fórum Estadual do Patrimônio Cultural

    Participação do Bacharelado em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis no I Fórum Estadual do Patrimônio Cultural

    02/05/2018

    Por Raquel F. G. Augustin

     

    Nos dias 30/04 e 01/05 ocorreu na cidade de Osório, o I Fórum Estadual do Patrimônio Cultural. O tema do evento contemplou o Envolvimento e a Participação da Comunidade na Preservação. A programação contou com palestrantes relevantes em âmbito nacional possuindo mesas redondas com os temas: Patrimônios emergentes, Sociedade Civil e Patrimônio, Conservação e Restauro e Financiamento; assim como uma mesa final de encerramento com a redação da Carta de Osório. No segundo dia do evento ocorreram visitas guiadas a pontos turísticos da cidade.

    O curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis participou do evento com a palestra do professor Thiago Puglieri sobre Ciência da Conservação em acervos museológicos, e com a participação de alunos como ouvintes. A ex-professora do curso Mariana Wertheimer, atual diretora da ACOR-RS, também proferiu palestra sobre o panorama conceitual das teorias de conservação e restauro.

    O evento promoveu uma discussão sobre várias vertentes do trabalho com o patrimônio, indicando uma preocupação do Conselho Estadual de Cultura com a área, de modo a aproximar positivamente os profissionais presentes no âmbito governamental e no mercado.

    Para saber mais sobre o evento, acesse: http://eventoscultura.com.br/2019/03/21/i-forum-estadual-do-patrimonio-cultural%EF%BB%BF/

     

  • Construção e Instrução do processo de tombamento do conjunto histórico de Pelotas (IPHAN)

    A UFPel juntamente com a Secult organiza a palestra  Construção e Instrução do processo de tombamento do conjunto histórico de Pelotas (IPHAN), que será ministrada pelo Dr. Andrey Schlee no dia 05 de Setembro de 2018, no auditório do Centro de Integração do Mercosul, localizado na rua Andrade Neves, 1529 no Centro de Pelotas.

    Não fique de fora, venha aprender de discutir sobre essa etapa tão importante no reconhecimento do patrimônio pelotense.

  • 10 anos do Curso

    A história do curso de Bacharelado em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis começa em 2008 quando foi criado. Em 2012 formou-se a primeira turma e desde então, 89 conservadores-restauradores foram graduados pela UFPel.  Em 2018, comemora-se o décimo aniversário do curso, foram dez anos de muitos desafios enfrentados, mas principalmente de muitas conquistas.

    Por isso, os discentes e professores do curso convidam a todas e todos para, juntos, comemorar esta data e expandir o nome do curso além da comunidade acadêmica.

    Data: 16 de Julho

    Horário: 17:00 h

    Local: Campus II da UFPel (Rua Almirante Barroso 1202 – Centro, Pelotas)

    Venha participar deste momento marcante na história do curso.

    *pedimos uma colaboração no valor de R$ 10,00

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