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    Notícias
  • Fototeca Memória da UFPel

     

    Memória visual da UFPel durante a pandemia

    A Fototeca Memória da UFPel faz parte do Departamento de Museologia, Conservação e Restauração e tem como principal função recolher e organizar as coleções fotográficas históricas dos diferentes setores da UFPel, utilizando os princípios da documentação museológica e da conservação de acervos. Possui um trabalho voltado para a extroversão do conhecimento que se gera sobre a trajetória da UFPel, por entender que a história desta instituição é, em partes, a história da cidade de Pelotas. Nesse sentido é que lançamos o projeto “Memória Visual da UFPel em tempos de pandemia”, que tem a finalidade de recolher imagens das diversas atividades da instituição nesse momento desafiador da pandemia do Covid-19 para compor um acervo organizado a ser utilizado para consultas, pesquisas e projetos futuros.
    Podem ser enviados registros das mais variadas atividades como: reuniões online, laboratórios em funcionamento, hospital escola, trabalhos administrativos e projetos e pesquisas de campo relacionadas ao Covid-19 etc.

    Solicitamos o envio de fotografias e pequenos vídeos de até 2 minutos com a data da foto, local/departamento/setor da UFPel e uma pequena descrição da atividade para o e-mail fototeca.memoria.ufpel@gmail.com ou através do Facebook da Fototeca https: //www.facebook.com/FototecamemoriaUFPel/

    Você também pode postar fotos e vídeos nas redes sociais marcando a Fototeca ou utilizando as hashtags #TodosemCasaUFPel  #UFPelnaPandemia que nossa equipe fará a recolha das imagens.

    Contamos com a participação de toda a comunidade acadêmica da UFPel!

  • Canais de utilidade nesse momento de isolamento social

    Olá,

    Sejam tod@s muito bem vind@s,

    Nós do grupo PET-CR sabemos que esse momento de isolamento pelo qual passamos pode ser difícil para algumas pessoas, um lugar novo, a distância da família e amigos. Em momentos como esse que podemos precisar de uma atenção especial. Pensando nisso separamos alguns canais que podem ser úteis.

    Canal Conta Comigo: Aqui você encontra suporte para o momento que estamos vivendo como escuta terapêutica on-line, vídeos de apoio, atividades e informações diversas.

    Link: https://www.gruposaudemental.com/canal-conta-comigo

     

    Grupo no WhatsApp ‘Escuta na Quarentena’: Este Grupo foi criado com o objetivo de escuta compartilhada, de mútua ajuda, neste momento da quarentena. Parte do pressuposto que cada coração pode tocar outro coração! Integra uma rede de expertises por experiência e profissionais que estudam, pesquisam e trabalham com saúde mental. É uma iniciativa da Coletiva de Mulheres Ouvidoras de Vozes – CMOV e do Grupo de Pesquisa em Enfermagem em Saúde Mental e Coletiva da Universidade Federal de Pelotas – UFPel.

    Link: https://chat.whatsapp.com/FFhbSUTFRrZLTBTcO4mo6b

     

    Sala Virtual de Apoio Pedagógico: A Sala Virtual de Apoio e Acompanhamento Pedagógico da UFPel terá atividades variadas que vão desde meditação e motivação até bate-papo com pró-reitores da instituição.

    Link: https://wp.ufpel.edu.br/prae/2020/04/30/novos-horarios-da-sala-virtual-de-apoio-pedagogico/

     

    Saúde Mental Online: O Serviço de Desenvolvimento de Pessoas da DivGP do HE UFPel em parceria com o Curso de Psicologia criou uma rede de apoio e acolhimento em saúde mental para os seus colaboradores, oferecendo escuta qualificada do Serviço de Psicologia. O serviço está disponível para os profissionais do HE que estejam enfrentando estresse e sentimentos associados em decorrência da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

    Agendamentos pelo e-mail: capacitação.hepel@ebserh.gov.br

  • Tão longe, Tão perto

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PREC tem ampla programação de acesso público em apoio ao combate à pandemia de Covid-19. No “É hora de conversar”, é possível obter certificação informando alguns dados ao mediador da sala durante a web conferência, existe ainda, para quem não teve a oportunidade de participar, a possibilidade de assistir posteriormente as gravações de algumas conferências, entretanto, sem certificação.

    Para ter acesso ao conteúdo completo acesse:

    “É hora de conversar”

    Concurso de fotos

    Videos

    Cine em casa

    Prosas & Versos

    Ora, direis, ouvir poemas

     

  • Cronograma das disciplinas 2020/1

    Preparados para 2020_1?

    Calma ainda tem um tempinho, mas aqui vão os horários do próximo semestre, pra já irem se preparando.

    Cronograma semanal de disciplinas 20201

    Resultado de imagem para importante

    Os alunos que se matricularão em “Seminário de Orientação” (10790128) , deverão matricular-se na turma do seu respectivo orientador, conforme lista a seguir:

    01 – Andrea Bachettini
    02 – Bruno Noremberg
    03 – Annelise Montone
    04 – Daniele Fonseca
    05 – Karen Caldas / Juliana
    06 – Luiza Carvalho
    07 – Roberto Heiden
    08 – Silvana Bojanoski
    09 – Juliane Serres
    10 – Pedro Sanches
    11 – Darlan Marchi

    Os alunos que concluirão seu estágio curricular obrigatório até o fina de 2020/1 deverão matricular-se na disciplina “Estágio Curricular Obrigatório” (10790115) escolhendo pela turma do seu professor orientador de estágio, conforme tabela abaixo:

    01 – Andrea Bachettini
    02 – Bruno Noremberg
    03 – Annelise Montone
    04 – Daniele Fonseca
    05 – Karen Caldas / Juliana
    06 – Luiza Carvalho
    07 – Roberto Heiden
    08 – Silvana Bojanoski
    09 – Juliane Serres
    10 – Pedro Sanches
    11 – Darlan Marchi

     

     

    Segue a ementa da disciplina Seminário Temático

    Introdução a Ciência de Materiais

    Princípios e conceitos básicos que envolvem a ciência dos materiais. Estrutura atômica, ligações químicas (covalente, iônicas, metálicas), estrutura cristalina e como estas afetam as propriedades físicas, químicas e mecânicas dos seguintes grupos de materiais: metálicos, cerâmicos, poliméricos e compósitos. Técnicas de caracterização e processos de degradação mais decorrentes em cada um dos tipos de materiais.

    Objetivos

    Conhecer a classificação dos tipos de Materiais; Identificar as interações atômicas existentes nos materiais; reconhecer as propriedades dos materiais correlacionando com suas ligações químicas.

    Bibliografias

    CALLISTER, W. D. Jr. Ciência e Engenharia de Materiais: Uma Introdução. 8a Edição. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2008

    D.R. ASKELAND, D.R. ; PHULÉ, P.P. Ciência e Engenharia dos Materiais;São Paulo: CENCAGE, 2008.

    ASHBY, M.; JONES, R.H. Engenharia de Materiais: Uma introdução a propriedades, aplicações e projeto, Vols. I e II, 3a Edição; São Paulo: Elsevier, 2007.

    VLACK, L. H. V. Princípios de ciência e Tecnologia dos materiais. São Paulo: Ed. Campus, 2000.

  • Edital E-BooK 2019/2020

    Segue em anexo,

    informações para a publicação do E-Book 2019/2020 do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Moveis. 

  • EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DO PET-CR 02/2019

    O grupo Programa de Educação Tutorial de Conservação e Restauro (PET-CR), dá início a mais um novo “Edital de Seleção para Bolsista”. O grupo é um programa de desenvolvimento acadêmico que auxilia na criação de atividades extracurriculares aos acadêmicos. Atualmente existem 15 grupos PET na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). É com muito orgulho que o nosso curso de Conservação e Restauração tem um PET que é só dele.

    Abaixo seguem as regras para participar desse processo seletivo:

    – Estar regularmente matriculado no Curso de Conservação e Restauração (UFPEL);
    – Estar cursando entre o 1ª e o 4ª SEMESTRE;
    – Ter disponibilidade de 20 horas semanais;
    – Ter disponibilidade de trabalhar no período de férias.

    LINK: https://conservacaoerestauro.wixsite.com/pet-…/untitled-ctzx

    Qualquer dúvida podem entrar em contato com os petianos no Campus ou pelo e-mail: petconservacaoerestauro@gmail.com

  • Oficina de “Técnicas Básicas de Desenho por Observação para Produção de Documentação de Conservação e Restauração”

       No dia 01 de novembro de 2019, aconteceu a oficina de “Técnicas Básicas de Desenho por Observação para Produção de Documentação de Conservação e Restauração”, ministrada por Francielle Rosa dos Santos, no Laboratório de Materiais e Técnicas (LAMTEC), do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (CBCM), da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Na oficina as participantes aprenderam a diferenciar e desenhar formas, identificar proporções, observar e medir objetos, em curta e longa distância. Os desenhos se relacionaram com o tema da documentação, como laudos técnicos, diagnósticos e mapas de danos. Saberes estes pertinentes para formação do conservador-restaurador. Abaixo alguns relatos da oficina:

    “A oficina da Fran foi super didática, clara, divertida e inspiradora para continuar o curso”.

    “A oficina foi bastante proveitosa, esclareceu dúvidas pertinentes e proporcionou um momento de descontração e aquisição de mais um excelente conhecimento”.

    “Adorei a oficina! Abordagem clara sobre os fundamentos de desenho para o uso na área de conservação e restauração”.

    O PET-CR, juntamente com as participantes agradecemos a disponibilidade e a dedicação nesse encontro. Desejamos sucesso seguido de um caloroso abraço. Obrigado!

     

  • Museu Dom Diogo de Souza – FAT/URCAMP

    Foto: Preview Banco de Imagens. Disponível em: <https://www.agenciapreview.com/bage-a-rainha-da-fronteira/>

    O Museu Dom Diogo de Souza localiza-se em Bagé, Rio Grande do Sul, e possui um dos mais ricos acervos do estado.

    Idealizado pelo historiador Tarcísio Antônio da Costa Taborda, foi inaugurado em 1956 e sua primeira sede foi em duas salas da Vila Vicentina (asilo de idosos). Em março de 1975, o museu deslocou-se para o prédio da Sociedade Portuguesa de Beneficência. Em 1969, passou a ser mantido e a fazer parte da Fundação Attila Taborda/Urcamp.

    Além do Museu Dom Diogo de Souza, a Fundação Attila Taborda também é mantenedora do Museu da Gravura Brasileira, da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), do Hospital de Clínicas Dr. Mário Araújo, da Casa da Menina e do Jornal Minuano.

    Segundo uma das gestoras, a Profª. Ms. Carmen Barros, o Museu Dom Diogo de Souza conta com três reservas técnicas, sendo uma de documentos (contendo aproximadamente 4 mil documentos) e duas de artefatos (com aproximadamente 7 mil objetos), uma fototeca (com mais de 100 mil fotografias) e duas hemerotecas (mais de 320 tipos e edições de jornais de Bagé). Há, ainda, outra reserva técnica com documentos do Município, oriundos da antiga Câmara de Vereadores. Todo o acervo do museu é proveniente de doações.

    Barros aponta que, apesar dos profissionais do museu atuarem há muitos anos na área, sendo capacitados e possuindo diversos cursos de mediação, conservação preventiva de acervos, conservação e restauração de papel, etc., ainda assim a gestão dos museus, equipe e funcionários realizam um constante trabalho de pesquisa histórica, artística, patrimonial, museológica e metodológica para a manutenção de toda a estrutura histórica e cultural que um museu desse porte oferece à comunidade.

    No que se refere à expografia, a equipe gestora dos museus a elabora, através das constantes pesquisas já mencionadas. Já a mediação é pensada a cada nova exposição, e realizada, geralmente, por estagiários subsidiados pela equipe. No que se refere ao acondicionamento, acervos e política de descarte, a equipe gestora é assessorada por um museólogo. No que tange documentação, há, ainda, um trabalho de digitalização do acervo sendo realizado.

    O museu costuma receber acadêmicos para pesquisas e estágios e, além do curso de graduação em história que Universidade possui, outros cursos também encontram um ambiente propício para a realização de atividades multi/inter/transdisciplinares.

    Barros conta que há, na URCAMP, uma nova metodologia de ensino chamada “Graduação i”, cuja qual adota o ensino por competências na educação superior. Essa nova proposta amplia as possibilidades de ensino e protagonismo dos próprios acadêmicos, possibilitando sua atuação em projetos interdisciplinares. Um exemplo disso é o curso de administração pensar a sustentabilidade do museu, o curso de direito trabalhar a questão do direito autoral do museu, o curso de pedagogia atuar na mediação e elaboração de jogos ou ações educativas, etc.

    O Museu Dom Diogo de Souza tem como objetivo pesquisar, coletar, preservar, democratizar, comunicar e educar sobre a diversidade histórica de Bagé e região e seu horário de funcionamento é de terças à sextas-feiras, das 8h30 às 11h 30 e das 14h às 18h, e aos sábados e domingos das 14h às 18h.

     

    Pétrya Bischoff

    Pedadoga, Bacharelanda em Conservação e Restauração, Bolsista PET Conservação e Restauro.