Cronograma das disciplinas 2020/1

Preparados para 2020_1?

Calma ainda tem um tempinho, mas aqui vão os horários do próximo semestre, pra já irem se preparando.

Cronograma semanal de disciplinas 20201

Resultado de imagem para importante

Os alunos que se matricularão em “Seminário de Orientação” (10790128) , deverão matricular-se na turma do seu respectivo orientador, conforme lista a seguir:

01 – Andrea Bachettini
02 – Bruno Noremberg
03 – Annelise Montone
04 – Daniele Fonseca
05 – Karen Caldas / Juliana
06 – Luiza Carvalho
07 – Roberto Heiden
08 – Silvana Bojanoski
09 – Juliane Serres
10 – Pedro Sanches
11 – Darlan Marchi

Os alunos que concluirão seu estágio curricular obrigatório até o fina de 2020/1 deverão matricular-se na disciplina “Estágio Curricular Obrigatório” (10790115) escolhendo pela turma do seu professor orientador de estágio, conforme tabela abaixo:

01 – Andrea Bachettini
02 – Bruno Noremberg
03 – Annelise Montone
04 – Daniele Fonseca
05 – Karen Caldas / Juliana
06 – Luiza Carvalho
07 – Roberto Heiden
08 – Silvana Bojanoski
09 – Juliane Serres
10 – Pedro Sanches
11 – Darlan Marchi

Segue a ementa da disciplina Seminário Temático

Introdução a Ciência de Materiais

Princípios e conceitos básicos que envolvem a ciência dos materiais. Estrutura atômica, ligações químicas (covalente, iônicas, metálicas), estrutura cristalina e como estas afetam as propriedades físicas, químicas e mecânicas dos seguintes grupos de materiais: metálicos, cerâmicos, poliméricos e compósitos. Técnicas de caracterização e processos de degradação mais decorrentes em cada um dos tipos de materiais.

Objetivos

Conhecer a classificação dos tipos de Materiais; Identificar as interações atômicas existentes nos materiais; reconhecer as propriedades dos materiais correlacionando com suas ligações químicas.

Bibliografias

CALLISTER, W. D. Jr. Ciência e Engenharia de Materiais: Uma Introdução. 8a Edição. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2008

D.R. ASKELAND, D.R. ; PHULÉ, P.P. Ciência e Engenharia dos Materiais;São Paulo: CENCAGE, 2008.

ASHBY, M.; JONES, R.H. Engenharia de Materiais: Uma introdução a propriedades, aplicações e projeto, Vols. I e II, 3a Edição; São Paulo: Elsevier, 2007.

VLACK, L. H. V. Princípios de ciência e Tecnologia dos materiais. São Paulo: Ed. Campus, 2000.

Publicado em 10/12/2019, na categoria Notícias.