Participação do Bacharelado em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis no I Fórum Estadual do Patrimônio Cultural

02/05/2018

Por Raquel F. G. Augustin

Nos dias 30/04 e 01/05 ocorreu na cidade de Osório, o I Fórum Estadual do Patrimônio Cultural. O tema do evento contemplou o Envolvimento e a Participação da Comunidade na Preservação. A programação contou com palestrantes relevantes em âmbito nacional possuindo mesas redondas com os temas: Patrimônios emergentes, Sociedade Civil e Patrimônio, Conservação e Restauro e Financiamento; assim como uma mesa final de encerramento com a redação da Carta de Osório. No segundo dia do evento ocorreram visitas guiadas a pontos turísticos da cidade.

O curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis participou do evento com a palestra do professor Thiago Puglieri sobre Ciência da Conservação em acervos museológicos, e com a participação de alunos como ouvintes. A ex-professora do curso Mariana Wertheimer, atual diretora da ACOR-RS, também proferiu palestra sobre o panorama conceitual das teorias de conservação e restauro.

O evento promoveu uma discussão sobre várias vertentes do trabalho com o patrimônio, indicando uma preocupação do Conselho Estadual de Cultura com a área, de modo a aproximar positivamente os profissionais presentes no âmbito governamental e no mercado.

Para saber mais sobre o evento, acesse: http://eventoscultura.com.br/2019/03/21/i-forum-estadual-do-patrimonio-cultural%EF%BB%BF/

Publicado em 05/05/2019, na categoria Notícias.