Museu Dom Diogo de Souza – FAT/URCAMP

Foto: Preview Banco de Imagens. Disponível em: <https://www.agenciapreview.com/bage-a-rainha-da-fronteira/>

O Museu Dom Diogo de Souza localiza-se em Bagé, Rio Grande do Sul, e possui um dos mais ricos acervos do estado.

Idealizado pelo historiador Tarcísio Antônio da Costa Taborda, foi inaugurado em 1956 e sua primeira sede foi em duas salas da Vila Vicentina (asilo de idosos). Em março de 1975, o museu deslocou-se para o prédio da Sociedade Portuguesa de Beneficência. Em 1969, passou a ser mantido e a fazer parte da Fundação Attila Taborda/Urcamp.

Além do Museu Dom Diogo de Souza, a Fundação Attila Taborda também é mantenedora do Museu da Gravura Brasileira, da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), do Hospital de Clínicas Dr. Mário Araújo, da Casa da Menina e do Jornal Minuano.

Segundo uma das gestoras, a Profª. Ms. Carmen Barros, o Museu Dom Diogo de Souza conta com três reservas técnicas, sendo uma de documentos (contendo aproximadamente 4 mil documentos) e duas de artefatos (com aproximadamente 7 mil objetos), uma fototeca (com mais de 100 mil fotografias) e duas hemerotecas (mais de 320 tipos e edições de jornais de Bagé). Há, ainda, outra reserva técnica com documentos do Município, oriundos da antiga Câmara de Vereadores. Todo o acervo do museu é proveniente de doações.

Barros aponta que, apesar dos profissionais do museu atuarem há muitos anos na área, sendo capacitados e possuindo diversos cursos de mediação, conservação preventiva de acervos, conservação e restauração de papel, etc., ainda assim a gestão dos museus, equipe e funcionários realizam um constante trabalho de pesquisa histórica, artística, patrimonial, museológica e metodológica para a manutenção de toda a estrutura histórica e cultural que um museu desse porte oferece à comunidade.

No que se refere à expografia, a equipe gestora dos museus a elabora, através das constantes pesquisas já mencionadas. Já a mediação é pensada a cada nova exposição, e realizada, geralmente, por estagiários subsidiados pela equipe. No que se refere ao acondicionamento, acervos e política de descarte, a equipe gestora é assessorada por um museólogo. No que tange documentação, há, ainda, um trabalho de digitalização do acervo sendo realizado.

O museu costuma receber acadêmicos para pesquisas e estágios e, além do curso de graduação em história que Universidade possui, outros cursos também encontram um ambiente propício para a realização de atividades multi/inter/transdisciplinares.

Barros conta que há, na URCAMP, uma nova metodologia de ensino chamada “Graduação i”, cuja qual adota o ensino por competências na educação superior. Essa nova proposta amplia as possibilidades de ensino e protagonismo dos próprios acadêmicos, possibilitando sua atuação em projetos interdisciplinares. Um exemplo disso é o curso de administração pensar a sustentabilidade do museu, o curso de direito trabalhar a questão do direito autoral do museu, o curso de pedagogia atuar na mediação e elaboração de jogos ou ações educativas, etc.

O Museu Dom Diogo de Souza tem como objetivo pesquisar, coletar, preservar, democratizar, comunicar e educar sobre a diversidade histórica de Bagé e região e seu horário de funcionamento é de terças à sextas-feiras, das 8h30 às 11h 30 e das 14h às 18h, e aos sábados e domingos das 14h às 18h.

Pétrya Bischoff

Pedadoga, Bacharelanda em Conservação e Restauração, Bolsista PET Conservação e Restauro.

Publicado em 09/09/2019, na categoria Artigos.