Início do conteúdo

Exposição: Pampa singular: Diálogos sobre paisagem, arte e ciência

Inauguração no dia 15 de maio de 2023, às 18 horas, as obras de 10 artistas cientistas e cientistas artistas, cujo encantamento pela natureza, paisagem, cultura, histórias e pelas pessoas do Pampa provoca inspirações e inquietações. O Pampa Singular busca justamente reaproximar o indivíduo com a paisagem natural do Pampa e a valorização das paisagens, da cultura e dos recursos naturais.
Desde a documentação científica até a ficção baseada em inteligência artificial, a exposição passa por diversas formas de se reconectar, a partir do olhar de cada um dos artistas.
Objetivo de criar espaços educativos, de diálogo e participação para pensar coletivamente sobre a conservação da biodiversidade do bioma Pampa, o projeto vem realizando ações de divulgação científica online, formação de mão de obra qualificada, oficinas itinerantes, produção audiovisual e pesquisas de campo na área da botânica e da sistemática e evolução de plantas e agora realiza uma exposição com artistas rio grandenses que nos últimos anos vem aprofundando um olhar sobre as mudanças da paisagem dessa região tão rica e singular.

 

Além da exposição serão oferecidas visitas guiadas, palestras sobre arqueologia, ocupação humana, observação científica e artistas viajantes, oficinas de ilustração científica e de produção artística gratuitas para estudantes e professores da rede pública de ensino no espaço interno da SECULT-PEL até o dia 16-06-2023.

A exposição contará com a curadoria de João Iganci e obras de Clayton Ferreira, Emanuel Scherdien, João Castor, Laura Fagundes, Lilian Maus, Lorena Steiner, Márcia Rosa, Rogério Livi, Silvia Livi e Vani Foletto e poderá ser visitada de 15-05 a 16-06, de segunda a sábado, das 13h às 18h30 no MCNCR.

Publicado em 11/05/2023, na categoria Notícias.