Venha celebrar conosco o Patrimônio Cultural Brasileiro

Patrimônio Cultural Brasileiro: É um conjunto de bens materiais e imateriais que expressam a diversidade e a riqueza da nossa história, da nossa identidade e da nossa criatividade.

Dia Nacional do Patrimônio Cultural Brasileiro: Comemoramos no dia 17 de agosto, data que homenageia o nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e um dos principais responsáveis pela sua criação em 1937.

Momento em que refletimos sobre a relação com a cultura brasileira e com as instituições que preservam e divulgam o nosso patrimônio. Acreditamos que a cultura é uma forma de conhecermos a nós mesmos e aos outros, de valorizarmos as nossas origens e as nossas diferenças, de aprendermos com o passado e de projetarmos o futuro. A cultura é uma fonte de inspiração, de educação e de lazer.

Os museus são espaços culturais privilegiados para o acesso à cultura, pois reúnem acervos que representam as diversas manifestações artísticas, científicas, históricas e sociais do nosso povo. Os museus são lugares de memória, mas também de inovação. Eles nos permitem viajar no tempo e no espaço, descobrir novos conhecimentos e novas sensações, interagir com outras pessoas e com outras realidades.

Venha aprender sobre a biologia, a ecologia e a evolução dos animais que compõem o nosso patrimônio natural.

O Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter (MCNCR) surpreenderá você com as belezas e curiosidades que oferece. Especialmente das aves taxidermizadas, que mostram as cores, as formas e as características dos diferentes grupos. Também são encantadoras as borboletas e mariposas, que exibem uma variedade incrível de padrões, tamanhos e hábitos.

O MCNCR é um exemplo de como os museus podem contribuir para a valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro expondo bens materiais relacionados à natureza, mas também promovendo atividades voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão universitária. Realizando exposições temporárias, visitas guiadas, oficinas educativas, concursos culturais e participando de eventos externos  e dessa forma se conectando com a comunidade local e regional, estimulando o interesse pela ciência e pela cultura.

Por isso, no Dia Nacional do Patrimônio Cultural, convidamos você a conhecer ou revisitar o Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter e outros centros de memória brasileiros que fazem parte da nossa riqueza cultural. Temos a certeza que você vai se maravilhar com as descobertas e as experiências que eles proporcionam.

E você, qual é a sua relação com a cultura e com os museus brasileiros?

Compartilhe conosco, comente no  formulário disponível AQUI

Fonte:: Um dia para celebrar o Patrimônio Cultural Brasileiro – IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Publicado em 08/08/2023, na categoria Notícias.