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Perguntas Frequentes

  • O que é o Cobalto? O Cobalto é o Sistema Integrado de Gestão Acadêmico-Administrativa da UFPel pelo qual você, aluno, pode acompanhar suas notas nas disciplinas, acompanhar sua frequência, solicitar atestados e outros documentos, criar um e-mail institucional, matricular-se nas disciplinas do curso, entre outras funcionalidades. Quer saber mais?

        Acesse WikiCobalto ; Baixe o Aplicativo Cobalto aqui .

  • Como acesso o Cobalto? Você deve acessar o link https://cobalto.ufpel.edu.br/
  • Acessar conta.
  • Digite seu CPF e senha.
    • Se esqueceu sua senha, vá em “esqueceu a sua senha”, digite o seu CPF > enviar. Você receberá no e-mail cadastrado junto à UFPel um convite para redefinir a sua senha. Basta seguir as orientações expressas no e-mail. Quer saber mais? Assista ao vídeo tutorial “Como acessar o Cobalto”: https://youtu.be/2TyjA__aVx0

 

  • O que é o E-AULA? O sistema e-AULA, ou Moodle das disciplinas, é um ambiente virtual de aprendizagem de apoio às disciplinas da UFPel. É o que chamamos de sala de aula. Lá você acessa as disciplinas na qual você se matriculou, os conteúdos de cada uma delas, os fóruns de dúvidas e demais informações correspondentes ao dia-a-dia da sala de aula.
  • Quer saber mais? Acesse Atendimento UFPel sobre E-aula; Orientações aos Alunos   

 

  • Como acesso o E-AULA? Você deve acessar o link https://e-aula.ufpel.edu.br/ > acesse. Abrirá uma nova página. Digite seu CPF e senha (os mesmos utilizados para acessar o Cobalto). Quer saber mais? Assista ao vídeo tutorial “Como acessar o E-Aula”: https://e-aula.ufpel.edu.br/

 

  • Qual a carga horária do curso? A carga horária mínima do curso – aquela que você deve cumprir, com aprovação,  para ser diplomado Especialista em Artes – é de 374h. Para tanto, você precisa cursar, ao longo do curso, TODAS as disciplinas obrigatórias e mais duas optativas.

 

  • Quanto tempo dura o curso? O curso tem  duração de 18 meses, divididos em 3 semestres.

 

  •  Quantas disciplinas são ofertadas? Ao longo do curso são ofertadas 12 disciplinas; 4 dessas são obrigatórias, as outras 8 são optativas.

 

  •  O que são disciplinas obrigatórias e disciplinas optativas? Como o próprio nome sugere, as disciplinas obrigatórias são aquelas que você precisa cursar sempre que ofertadas. Ao longo do curso, são ofertadas 2 disciplinas obrigatórias no primeiro semestre, 1 no segundo e 1 no terceiro, totalizando 4 disciplinas obrigatórias durante todo o curso. 

 

  • Em quantas disciplinas posso me matricular? Você pode se matricular em quantas disciplinas quiser, salvo o cuidado de cursar todas as obrigatórias e, no mínimo, duas optativas.

 

  • Posso desistir de alguma disciplina? Sim, todos os semestres oferecem um período de reajuste de matrícula. Você pode requerer a desistência, desde que não seja de disciplina obrigatória.

 

  • Onde são registradas as notas das disciplinas? As notas são registradas, ao final do semestre, junto ao Cobalto – plataforma oficial de registros de notas/conceitos. Para acessá-las, você deve ir em Menu > Aluno > Consultas > Avaliações e notas. Não esqueça de selecionar o ano e o semestre que você deseja consultar.

 

  • O que são aulas síncronas? São aulas que ocorrem em tempo real através de uma plataforma de videoconferência em comum e com interação entre aluno e professor. No Curso de Especialização em Artes EAD da UFPel, devido ao número de alunos, mais de 300, as transmissões são feitas via YouTube e essa interação geralmente ocorre via chat da própria plataforma.

 

  •  O que são aulas assíncronas? São aulas que não ocorrem em tempo real, mas que oferecem mais flexibilidade aos alunos. O conteúdo é postado pelo professor em um Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA), na UFPel é utilizado o E-Aula. Após a postagem desse conteúdo,  o aluno pode acessá-lo a qualquer momento. A interação não ocorre em tempo real, mas o professor abre fóruns de dúvidas para que essa interação aconteça e para que as dúvidas possam ser sanadas.

 

  • Como funciona o TCC? Para a integralização curricular, o aluno deverá apresentar Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a ser desenvolvido em área de domínio do Curso. Essa atividade é obrigatória para conclusão da Especialização em Artes a Distância, sendo realizado durante o último semestre do curso, como parte integrante da disciplina Seminário de Orientação. O trabalho deverá ser apresentado sob forma de artigo científico (escrita resultante de pesquisa acadêmica) OU trabalho prático acompanhado de ensaio (elaborado a partir de relato de experiência com reflexão crítica). 
  1.     Artigo Científico – em caso de resultado de elaboração teórica, revisão crítica de bibliografia temática específica, síntese de pesquisa inovadora. Nessa modalidade, o aluno deverá submeter o artigo científico a periódico de circulação nacional Qualis B3 ou superior. A submissão à revista científica dispensa a apresentação do trabalho à Banca Examinadora.
  2.           Trabalho Prático – em caso de resultado que apresente viés prático. Deverá ser apresentado junto à Memorial Descritivo, o qual deve conter uma apresentação sucinta da obra, destacando em linhas gerais, os conceitos, motivações e processos do trabalho artístico, apontando para uma discussão dentro dos campos da Arte-Educação. Nessa modalidade, o aluno deverá apresentar os resultados do trabalho à Banca Examinadora cuja composição será indicada pelo Colegiado.
  • Como funcionam as orientações para o TCC? O TCC é realizado sob supervisão do/a docente responsável pelo componente curricular Seminário de Orientação, com orientação de professores que atuarão como Orientador de Trabalho de Conclusão de Curso. O orientador é responsável por orientar, acompanhar e avaliar o desenvolvimento do TCC, a partir de encontros periódicos com seus orientandos.

 

  • Posso escolher o professor que irá orientar o meu TCC? O aluno poderá indicar o orientador do seu TCC, a partir de uma listagem de professores disponíveis para tal, disponibilizada pela Coordenação do Curso. Caso o aluno tenha dificuldade em encontrar a melhor indicação, o professor de Seminário de Orientação será o responsável por indicar este orientador.