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Referências

Algumas referencias bibliográficas para os futuros alunos do curso de Especialização em artes da UFPel

 

Disciplina – Metodologia da Pesquisa voltada para as áreas artísticas ou culturais

Referências

ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência. Introdução ao fazer e suas regras. S.P.: Brasiliense, 1982.

BARBOSA, Ana Mae (org). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2003.

BIASOLI, Carmem Lúcia Abadie. A Formação do professor em arte: do ensaio…à encenação. Campinas, SP: Papirus, 1999.

BOGDAN, Robert e BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação – uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

FILHO, José Camilo dos S. e GAMBOA, Sílvio S. Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez,1995.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2006.

 

Disciplina – Seminário de Orientação

Referências

A bibliografia será definida conforme a temática escolhida para o projeto de pesquisa individual dos pós-graduandos.

 

Disciplina – Trabalho Docente e Tendências Contemporâneas no Ensino das Artes

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva. São Paulo: Cortez, 2008.

FAZENDA, Ivani (org.) Didática e Interdisciplinaridade. Campinas (SP): Papirus, 1998.

OLIVEIRA, M. & HERNÁNDEZ, F. (orgs.) A Formação do Professor e o Ensino das Artes Visuais. Santa Maria: Editora da UFSM, 2005.

– HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, Mudança Educativa e projeto de trabalho. São Paulo: Ed. Artmed, 2000.

 

Disciplina –  Percursos Poéticos

Referências

GONÇALVES, Flavio. Um argumento frágil. In: Revista PORTOARTE: Porto Alegre, V. 16 N. 27, novembro, 2009.

CATTANI, Icleia, Paisagens do exílio. In: Revista PORTOARTE: Porto Alegre, V. 17 N. 29, novembro, 2010. disponivel em: http://seer.ufrgs.br/index.php/PortoArte/article/view/23325

CAMNITZER, Luis. A Arte como Atitude. Entrevista de Luis Camnitzer a Caio Honorato. In: Revista PORTOARTE: Porto Alegre, V. 16 N. 27, novembro, 2009.

JAREMTCHUK, Dária. Ações políticas na arte contemporânea brasileira. In. Concinnitas. ano 8,

volume 1, número 10, julho 2007, p. 86-95.

 

Disciplina – Audiovisual Contemporâneo e as Tecnologias Digitais

Referências

não consta

 

Disciplina – Cinema e Educação

Referências

BELLONI, Maria Luiza. O que é Mídia – Educação. Campinas: Autores Associados, 2001.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. 26. ed. São Paulo: Brasiliense, 1991.

PENTEADO, Heloisa Dupas (Org.). Pedagogia da comunicação: teorias e práticas. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

PEREIRA, Josias. Produção de Vídeos nas Escolas Uma Visão Brasil – Itália – Espanha – Equador. Pelotas: ERD Filmes, 2014. – link

PEREIRA, Josias; JANHKE, Giovana. Produção de Vídeo nas Escolas: Educar com Prazer – Estudo de Caso na Escola Independência. Pelotas: Erd Filmes, 2012. – link

 

Disciplina – Design e Sociedade

Referências

BRAGA, Marcos da Costa (Org.). O papel social do design gráfico: história, conceitos & atuação profissional. São Paulo, Editora Senac São Paulo, 2011.

FUENTES, Rodolfo. A prática do design gráfico: uma metodologia criativa. São Paulo: Edições Rosari, 2006.

HOLLIS, Richard. Design Gráfico:uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001. (Coleção a)

LUPTON, Ellen; PHILLIPS, Jennifer. Novos Fundamentos do Design. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

MEGGS, Philip. History of Graphic Design. New York: John Wiley, 2006.

SCHNEIDER,Beat. Design – Uma Introdução O Design no Contexto Social, Cultural e Econômico.São Paulo: Blucher, 2010

 

Disciplina – Fotografia e Design

Referências

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. 185 p. ISBN 85-209-0480-7

DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico e Outros Ensaios. São Paulo: Papirus, 2003.

FLUSSER, Vllém. Filosofia da caixa preta.São Paulo:HUCITEC,1985.

HEDGECOE, John. Guia completo de fotografia. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

LANGFORD, Michael. Fotografia Básica. Lisboa: Dinalivros, 2000.

 

Disciplina – Semiótica, Comunicação e Arte

Referências

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Editora Ática, 1994.

FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Editora Contexto, 1997.

_______. “A noção de texto na semiótica”. Polígrafo de disciplina ministrada na FFLCH/USP.

PIETROFORTE, Antônio Vicente. Semiótica visual: os percursos do olhar. São Paulo: Editora Contexto, 2004.

SEMPRINI, Andrea. A marca Pós-moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. Trad. Elizabeth Leone. São Paulo: Estação das Letras, 2006.

VOLLI, Ugo. Manual de semiótica. Trad. Silva Debetto C. Reis. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

 

Disciplina – Novas Tecnologias e Mídias Contemporâneas

Referências

BAUDRILLARD, Jean. Tela total: mito-ironias do virtual e da imagem. Porto Alegre: Sulina, 2002.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. São Paulo: Brasiliense, 1984.

DOMINGUES, Diana (org.) A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: UNESP, 1997.

COUCHOT, Edmond. A tecnologia na arte. Da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre: UFRGS, 2003.

FRANCASTEL, Pierre. Arte e técnica nos séculos XIX e XX. Lisboa: Livros do Brasil, 2000.

 

Disciplina – Arte e Cultura na América Latina

Referências

ADES, Dawn. A arte na América Latina. São Paulo: Cosac Naify, 1987.

AMENABAR, Isabel Cruz. Arte: História de la pintura y escultura en Chile, desde la colônia al siglo XX . Santiago: Editorial Antartica, 1984.

AMARAL, Aracy. Artes Plásticas na Semana de 22. São Paulo: Perspectiva,1970.

_______ Concretismo e Neoconcretismo. São Paulo: Pinacoteca, MAM RJ, 1977.

CANCLINI, Nestor Garcia. Narciso sin Espejos: la cultura visual después de la muerte del arte cultoy el popular. in Porto & Vírgula. número 3, jul/ago 1991. p.26-30 e n.4 p. 25-30. Revista da Secretaria Municipal de Cultura.

 

Disciplina – Filosofia, Arte e Educação

Referências

ALARCÃO, I. Escola Reflexiva, Nova Racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.

______. Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva. São Paulo: Cortez, 2008.

BRZEZINSKI, Iria. Fundamentos Sociológicos, Funções Sociais e Políticas da Escola Reflexiva e Emancipadora: algumas aproximações, IN: ALARCÃO, I. Escola Reflexiva, Nova Racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001, p.65-82.

COSTA, M.V. A Escola tem Futuro? Rio de Janeiro: DP& A, 2006.

ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família, 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

ARROIO, M. G. O Significado da Infância, disponível em: http://www.webartigos.com/articles/15425/1/o-significado-da-infancia/pagina1.html, acesso em 15/03/2008.

CALVINO, Ítalo. Seis Propostas para o Próximo Milênio: lições americanas. São Paulo: Cia. das Letras, 1990.