Shadow

Matriz Curricular

Ementa das disciplinas do curso de Especialização em Artes.  O aluno deve fazer as disciplinas obrigatórias e escolher pelo menos duas disciplinas eletivas.

Disciplinas  Obrigatórias Ementa

1. Metodologia da Pesquisa

 

Elaboração de projeto de pesquisa de acordo com as normalizações técnico científicas. Construção do objeto de investigação usando procedimentos lógicos, analíticos e críticos. Escolha e utilização de metodologia e aparato teórico adequado para o desenvolvimento do projeto.

 

2. Seminário de Orientação

 

Assessoramento e crítica dos trabalhos individuais pelos professores orientadores, visando a elaboração final da proposta de monografia. Conteúdo programático e  desenvolvimento a cargo dos orientadores, conforme as especificidades apresentadas.

 
3. Trabalho Docente e Tendências Contemporâneas no Ensino das Artes  Tem-se como preocupação desenvolver investigações sobre os processos de trabalho docente e as trajetórias de professores de Artes Visuais, incluindo estudos que envolvam os saberes e tendências pedagógicas contemporâneas.
 

4. Percursos Poéticos

 

Desenvolver o estudo prático/teórico sobre o processo de criação. Metodologia da pesquisa em poéticas visuais aplicada às artes das visualidades e a outras artes. Reflexão acerca dos procedimentos de instauração da produção.

 

Disciplinas Optativas Ementa
5. Audiovisual Contemporâneo e as Tecnologias Digitais Ementa: Diferentes possibilidades de apropriação de imagens e sons na produção audiovisual por meio do uso de tecnologias digitais.
 

6. Cinema e Educação

 

Ementa: Analisar a instrumentalização pedagógica do cinema. O cinema e possibilidades educacionais de emancipação intelectual, política e estética. O cinema como hipótese de alteridade. A construção do cinema/vídeo dentro da escola como libertação cultural.

 

7. Design e Sociedade

 

Ementa: Reflexão sociológica acerca do Design como prática social. Relação entre Design e a Sociedade Contemporânea. Estudo sobre design e responsabilidade social.

 

8. Fotografia e Design

 

Ementa: Usos e aplicações da fotografia no design. Metodologias e fundamentos do design para criação de imagens fotográficas. Análise e leitura de fotografias. Composição e linguagem na fotografia. Direção de arte em fotografia. Manipulação de imagem.
 

9. Semiótica, Comunicação e Arte

 

Ementa: Conceito de semiótica segundo as principais escolas. Comunicação e significação. Arte e linguagem. As contribuições da semiótica para compreensão dos fenômenos artísticos e comunicacionais.

10.Novas Tecnologias e Mídias Contemporâneas

Ementa: A presença das novas mídias e tecnologias na produção artística e no sistema das artes através da  história, com ênfase na contemporaneidade.

11.Arte e Cultura na América Latina

Ementa: Desenvolve investigações acerca das  manifestações artísticas e culturais na América Latina ao longo dos séculos XIX, XX e XXI, as diferentes produções, popular e erudita, interpretação de conceitos e interesse mediante as relações com os sistemas de aliança e modelos políticos educacionais locais no mundo.

12.Filosofia, Arte e Educação

 

Ementa: Abordagem das relações entre filosofia, arte e educação. Análise de textos filosóficos, de artistas, de críticos, e de profissionais da educação. Debate sobre as relações do pensamento filosófico, processo criativo e educativo dentro de um contexto histórico-cultural, do século XVIII ao século XXI.