Orgulho e tradição: a história e origem das famosas iguarias de Pelotas

Considerada a Capital Nacional do Doce, cidade conta com uma rua voltada especialmente para o comércio das quitutes tradicionais

Por Gabriel Medeiros

Quem passa em torno do Chafariz, localizado no calçadão da cidade de Pelotas se depara com uma imensa formiga de ferro da cor laranja e, logo ao lado, várias lojas com diversas variedades de doces em suas vitrines. Essa é a Rua do Doce, inaugurada no ano de 2022, localizada em frente a um dos chafarizes que compõem o cenário pelotense, situado na esquina das ruas Andrade Neves e Sete de Setembro.

Origem histórica

Muitas pessoas que conhecem Pelotas ou, até mesmo, moram na município, não sabem o porquê dessa cidade da zona sul do Estado ser considerada a Capital Nacional do Doce. Essa tradição cultural remonta ao século XIX, trazida, principalmente, pelos portugueses que aqui moravam. Naquela época, Portugal e a Europa eram abastecidos com o açúcar trazido principalmente do Brasil. O desenvolvimento da cidade foi marcado, a partir de 1860, sobretudo pelas charqueadas, que permitiram a conservação e comercialização da carne bovina através do salgamento e da secagem ao sol, para uma maior longevidade.

Com o enriquecimento, Pelotas assumiu o papel de cidade mais aristocrática do Rio Grande do Sul. Muito da produção do charque pelotense foi trocado pelo açúcar oriundo do Nordeste brasileiro, o que favoreceu a produção de doces para a sociedade de classe média e alta da cidade, sobretudo em eventos de peças teatrais e reuniões ocorridas dentro dos famosos casarões pelotenses. A partir desse momento, a produção de doces de Pelotas foi aumentando cada vez mais, participando da economia pelotense de forma cada vez mais significativa, tendo em vista que o charque era a principal atividade econômica da região.

O quindim e o olho de sogra destacam-se  entre os doces tradicionais de Pelotas                 Foto: Gabriel Medeiros

Nesse contexto, surgem os primeiros doces pelotenses como o quindim, o queque, bem-casado e olho de sogra desenvolvidos principalmente pelas mulheres, mesmo que naquela época não fosse comum a inserção feminina nos empreendimentos. Com o surgimento dos frigoríficos, logo a atividade envolvendo o charque foi perdendo força e a economia pelotense começou a enfraquecer. Neste cenário de incertezas, a produção de doces ganhou forma e tomou conta da economia pelotense, a partir, principalmente, dos anos 1920. Com a imigração de europeus no Rio Grande do Sul, franceses, alemães e pomeranos também passaram a cultivar frutas propícias para a região de Pelotas, o que favoreceu para a criação e venda de novos doces envolvendo frutas como o pêssego e o morango, contribuindo grandemente, também, para o aquecimento da economia da cidade.

A partir desse momento a produção de doce na cidade ganhou cada vez mais força e continua até os dias de hoje, levando o nome como Capital Nacional do Doce, com a sua Feira Nacional do Doce (Fenadoce), criada em 1986, com o objetivo principal de levar a cultura e a tradição doceira de Pelotas para o Brasil e mundo a fora.

Rua do Doce

“Uma breve passada na Rua do Doce em Pelotas já é o suficiente para ficar encantada com tantas opções diversas e saborosas de doces tradicionais da região” é o que conta a estudante de Administração Elizandra da Rosa, de 24 anos: “Não tem como não vir aqui de vez em quando”. Elizandra, natural de Vacaria, alega que já sabia um pouco da história de Pelotas e os doces, mas não imaginava o quão forte era essa tradição na cidade. “Quando eu cheguei aqui, alguns amigos me falaram para experimentar os doces de Pelotas e, desde então, eu sempre compro quando tenho um tempinho”, afirmou a estudante.

Apesar da fama dos doces, hoje a economia da cidade está muito voltada para o comércio e o ramo imobiliário, entretanto ainda há muito procura pelos doces, principalmente de estudantes novos ou turistas que visitam a cidade, segundo a doceira profissional Jussara Rosa, de 61 anos. “Todos os dias vendemos doces, principalmente os que tem como ingredientes principal o ovo, o de maior sucesso é o quindim,” afirma Jussara, que trabalha no ramo há mais de duas décadas.

PRIMEIRA PÁGINA