12º Festival Internacional SESC de Música encerra com público total de 40 mil pessoas

Evento ocorreu em janeiro em Pelotas e promoveu diversos momentos celebrando a cultura sonora

Por Letícia Vieira dos Santos

Cortejo de abertura ocorreu no Calçadão central e atraiu uma procissão de ouvintes  Fotos: Divulgação/Paulo Rossi

Após doze dias de evento e mais de 60 apresentações gratuitas, o 12º Festival Internacional SESC de Música se encerrou no dia 26 de janeiro. Segundo dados do SESC, o evento foi prestigiado por mais de 40 mil pessoas, sendo considerado um sucesso pela entidade. Na noite de encerramento, a apresentação final ocorreu no Largo do Mercado Público, momento em que Orquestra Acadêmica, regida pelo maestro Evandro Matté, performou diversas músicas da trilha sonora de filmes clássicos, como “Star Wars”, “O Rei Leão”, “Indiana Jones” e “O Poderoso Chefão”.

O último dia do festival reuniu 105 músicos no palco, dentre artistas convidados, alunos e professores. “Poder participar deste evento é sempre uma honra, essa já é a minha terceira edição” conta Luan Antônio, violinista natural de Santa Vitória do Palmar que veio com a família prestigiar o evento. “É um sentimento único estar aqui tendo passado pelo processo seletivo e as aulas ao longo desses doze dias, eu sempre tento aproveitar ao máximo todos os momentos e ensinamentos “.

Dentre as diversas apresentações da 12ª edição do festival, pode-se destacar espetáculos como o Concerto Bossa Nova no RS, da UCS Orquestra, e a Ópera “I Pagliacci”, realizada em parceria entre a Companhia de Ópera do RS (CORS), o Grupo Tholl e a Sociedade Pelotense Música Pela Música.

Palco com efeitos de luzes especiais foi montado no Mercado Público para a noite de encerramento

Durante as duas semanas do festival, era comum andar pelo centro da cidade e escutar música clássica saindo das janelas dos prédios ou ver grupos de jovens carregando instrumentos pelas ruas. Além de agitar a vida cultural e urbana da cidade, o evento também movimentou os setores de hotelaria, vendas, gastronomia, turismo e transporte de Pelotas.

A programação se estendeu a vários locais da cidade, como a Santa Casa de Misericórdia

Com a edição de 2024 sendo a segunda a acontecer desde a pandemia de Covid-19, a proposta do evento foi a de renovação e inovação, com as apresentações artísticas sendo performadas em diferentes espaços pelotenses, além do tradicional Theatro Guarany, como o cortejo de abertura no calçadão central, concertos nas universidades e na colônia de pescadores Z3, além de shows em teatros, praças, igrejas, hospitais, estabelecimentos comerciais e a Praia do Laranjal.

Atrações estiveram  no Theatro Guarany,  praças, igrejas, hospitais, comércio, universidades e a Praia do Laranjal

“Eu acho que festivais assim são uma ótima oportunidade de resgatarmos a música que existe em Pelotas e também de movimentar a vida que existe no centro da cidade. Muitas vezes os moradores acabam caindo na monotonia do trajeto trabalho/casa e poucas vezes se permitem experienciar algo diferente. Essas apresentações nos dão a chance de passear pelo local e conhecer o evento, nos sentirmos comovidos pela música”, afirma Daniela Alves, estudante universitária.

Veja a galeria de fotos do 12º Festival Internacional SESC de Música

PRIMEIRA PÁGINA