Rio Grande comemora 287 anos e condecora destaques com a Ordem de Silva Paes

Entre os homenageados estão jornalistas e líder do empreendedorismo cultural

Por Isadora Jaeger e Maria Clara Goulart

Solenidade destacou 15 personalidades e ocorreu  na Praça Xavier Ferreira         Fotos: Prefeitura de Rio Grande

Comemorado no dia 19 de fevereiro, o município de Rio Grande completou 287 anos de história. A cidade mais antiga do estado vem realizando, desde a década de 1980, a tradicional celebração com a condecoração da Ordem de Silva Paes. A cerimônia visa homenagear personalidades que tiveram ações de destaque na cidade.

O prefeito do Rio Grande e Grão-mestre da Ordem de Silva Paes, Fábio Branco, comenta sobre o evento. “Eu agradeço por essas oportunidades na vida pública, de poder trabalhar pela comunidade, de desafios enormes que nós temos pela frente, mas também momentos felizes de poder, a partir do nosso aniversário, agradecer a comunidade de uma maneira do coletivo”, diz.

Este ano, 15 profissionais de diversas áreas que contribuem para o funcionamento e prosperidade do município foram selecionados para receber a homenagem. A cerimônia ocorreu na Praça Xavier Ferreira, ao final da tarde do dia 19 de fevereiro e contou com a tradicional celebração entre as autoridades e a comunidade local, com discursos do prefeito Fábio Branco e de uma das homenageadas do dia, a secretária de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, Arita Gilda Hübner Bergmann.

Maria Eduarda Brechane recebe homenagem da Ordem do Silva Paes no aniversário da cidade

Miss Universo Brasil

Dentre os homenageados destacam-se a Miss Universo Brasil 2023, Maria Eduarda Brechane, natural de Rio Grande, que além de ser a mulher mais jovem a representar o país no concurso, também se destaca* como uma das mais novas a receber a condecoração. Brechane, de 19 anos, é estudante de Jornalismo e comenta sobre a importância de receber o reconhecimento rio-grandino por conta de sua trajetória.

“Por ser a mais nova aqui, é uma honra dupla, porque mostra que sonhos não tem limites, não tem idades e quebra essa ideia de que nós somos jovens ou velhos demais para percorrermos os nossos sonhos e para seguirmos em frente. Essa comenda é algo muito especial e é algo que eu nem mesmo imaginava. Quando eu descobri, fiquei muito, muito feliz. Representar a minha cidade, Rio Grande, no Miss Brasil, foi espetacular e pretendo representar todos os rio-grandinos daqui para frente e para o resto da vida”, comenta a Maria Eduarda.

Klécio Santos recebe condecoração entregue pelo prefeito Fábio Branco e chanceler da Ordem de Silva Paes, Lauro Barcellos

Jornalista homenageado

Ainda na área da Comunicação, outro homenageado foi Klécio Santos, profissional do Jornalismo e natural de Pelotas. Apesar de ter nascido na cidade vizinha, Klécio morou em Rio Grande por grande parte de sua vida por conta da sua origem familiar.

Formado pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Santos teve uma trajetória marcante no Rio Grande do Sul, iniciando sua carreira como crítico de cinema em Rio Grande e posteriormente se destacando como repórter e editor em Pelotas. Sua atuação como correspondente do jornal Zero Hora em 1992 resultou em uma série de matérias que denunciaram a destruição do patrimônio histórico da cidade, incluindo a preservação da casa do escritor João Simões Lopes Neto. Além disso, foi responsável pelo resgate da obra “Os fios telefônicos” e concluiu uma pós-graduação em Artes com foco em Patrimônio Cultural.

Transferindo-se para Brasília, teve uma carreira prolífica como jornalista político, destacando-se na cobertura de eleições e escândalos políticos, coordenando o Painel RBS e recebendo distinções no Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo. Klécio também se destacou na área literária, sendo autor de diversos artigos e livros sobre a história e cultura do Rio Grande do Sul, contribuindo significativamente para o registro e preservação do patrimônio cultural da região.

Débora Nil recebe homenagem por trabalho de valorização das comunidades afro-brasileiras e dos povos originários

Empreendedorismo Afro e Indígena

No âmbito social, a presidente do COMDESCCON (Conselho Municipal de Desenvolvimento Social e Cultural da Comunidade Negra da cidade de Rio Grande), Débora Nil, foi uma das homenageadas. A presidente foi responsável pela 1ª Feira de Empreendedorismo Afro e Indígena do Rio Grande, realizada em dezembro de 2023. Este evento aconteceu no espaço do Largo Dr. Pio, entrada do Calçadão, bairro Centro da cidade, e teve como intuito celebrar a diversidade das comunidades afro e povos originários.

“Eu fiquei bem emocionada, porque a nossa luta é constante, é diária. Nós precisamos transcender. E essa Ordem veio a fazer isso, porque é importante o conselho mais antigo do Rio Grande do Sul ter as pessoas negras e representando a Ordem”, relata Débora.

O prefeito Fábio Branco ressalta que a escolha de um grupo de homenageados diverso foi crucial para a realização do evento. “Nosso objetivo foi selecionar pessoas de todas as áreas, para que consigamos prestar essa homenagem e agradecer a eles. Então, é muito importante para que outras pessoas possam se sentir inspiradas em poder criar novos trabalhos para a comunidade em geral de maneira colaborativa”, finaliza.

Prefeito do Rio Grande, Fábio Branco, em discurso no aniversário de 287 anos da cidade

Confira a lista dos homenageados com a Ordem de Silva Paes:

Arita Gilda Hubner Bergrmann

Isnard Peixoto Filho